ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

A dor e o amor que completam a Paixão de Cristo emocionam fieis

Mariana Lopes | 29/03/2013 19:13
O encontro de Maria com o filho, jesus (Fotos: Vanderlei Aparecido)
O encontro de Maria com o filho, jesus (Fotos: Vanderlei Aparecido)

“Mãe e filho se encontram em meio à dor”. A frase veio depois de um grito e muitas lágrimas, quando Maria tem o primeiro contato com Jesus, durante o calvário. O sofrimento dela, misturado ao amor incondicional de mãe e à obediência aos planos de Deus, emocionou quem acompanhava a Via Sacra, apresentada no final da tarde de hoje, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Moreninhas, em Campo Grande.

“Não tem como não ficar comovida com esta cena, é um amor muito grande, lindo”, comenta a recepcionista Beatriz de Almeida, 19 anos. Para ela, que respondeu sem titubear, o encontro de Maria e Jesus foi a parte mais forte da encenação.

O teatro começou ainda no pátio da igreja e continuou em cima de um caminhão, que percorreu as ruas do bairro. Durante todo o trajeto, Maria acompanhava o sofrimento de Jesus de longe, fazendo jus à história.

A responsabilidade de interpretar a mãe de Jesus ficou com a estudante Evelin Mayara da Silva, de 18 anos. Durantes os dois meses de ensaios, ela conta que pôde refletir um pouco a personagem. “Maria representa a dor de tantas mães que hoje choram por seus filhos perdidos. É um amor que transborda”, define a jovem.

Uma multidão de aproximadamente mil fieis acompanhou a Via Sacra
Uma multidão de aproximadamente mil fieis acompanhou a Via Sacra

A cada estação da Via Sacra o caminho do calvário diminui e se aproxima o momento da crucificação. As chicotadas aumentam e Maria engole as lágrimas. O choro contido de mãe arranca suspiros de quem assistia.

“Jesus tinha certeza da ternura da mãe ao lado dele, e isso o ajudou a suportar a cruz”, enfatiza o padre Odair Costa. Para ele, o amor de Maria acolhe todos os filhos de Deus. “Jesus falou na cruz, ‘mulher, eis aqui o seu filho’, e isso ele se referiu a todos nós”, explica.

A encanação da Via Sacra da paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas durou aproximadamente duas horas e foi acompanhada por aproximadamente mil católicos. Por onde passava, atraia olhares curiosos dos moradores. O teatro é tradicional no bairro, apresentado há mais de 20 anos.

Nos siga no Google Notícias