A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

09/10/2013 10:05

Abandonada, Cidade do Natal vira "motel" e local para uso de drogas

Zana Zaidan

Com a proximidade do mês de dezembro, a Cidade do Natal, construída para abrigar as comemorações da data em Campo Grande, continua abandonada. O problema se agravou desde que a Prefeitura, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) adotou o posicionamento de descartar a estrutura como espaço cultural. O local virou "motel" para desocupados e ponto para consumo de álcool e drogas. 

Hoje, são 22 chalés, uma capela e duas casas maiores (então usadas como a casa do Papai Noel) com portas e janelas quebradas e pichações. Qualquer um que vá até o local consegue, sem esforço, entrar nos espaços, e o que se vê são roupas usadas, cobertores e restos de comida, o que indica que a invasão de moradores de rua.

Latas e garrafas de bebidas alcoólicas, petrechos para uso de drogas, preservativos também demonstram a destruição da Cidade do Natal.

A estrutura nos altos da Afonso Pena, que um dia foi a Cidade do Natal, hoje está destruída (Foto: Marcos Ermínio)A estrutura nos altos da Afonso Pena, que um dia foi a Cidade do Natal, hoje está destruída (Foto: Marcos Ermínio)

Vendedor de água de coco há 13 anos, Raimundo Fernandes viu a "Cidade do Natal" crescer e ruir com o abandono. Segundo ele, durante a noite, principalmente depois das 22 horas, carros entram na Cidade, apagam os faróis, e passam “um bom tempo lá dentro”. “E aí só Deus sabe o que estão fazendo, esses jovens”, conta. “Não tem iluminação, fica um breu isso aqui. E também não tem nenhum segurança, dá para fazer a festa lá dentro, vira um refúgio de malandros”, acrescenta.

O “elefante branco” em frente ao Parque das Nações Indígenas, ponto turístico tido como referência na Capital, é motivo de indignação para a população. “Foi investimento que saiu do nosso bolso, para, do nada, a Prefeitura anunciar que iria destruir”, reclama a empresária Desiree Spengler, 29 anos. “E acabaram nem destruindo. Fica aí, servindo de espaço para outra coisa”, em referência às visitas noturnas à Cidade.

“Toda estrutura tem potencial enorme para ser uma vila de datas comemorativas da Capital. Ao invés de ficar parado durante o ano, dando brecha para assaltantes, poderia ser uma área de lazer em ocasiões temáticas”, opina o assessor jurídico Vinicius Regis, 22 anos.

 

Roupas e pertences pessoais indicam a invasão nos chalés da Cidade (Foto: Marcos Ermínio)Roupas e pertences pessoais indicam a invasão nos chalés da Cidade (Foto: Marcos Ermínio)
Há 13 anos trabalhando no Parque, Raimundo viu a Cidade ser construída e hoje vive na insegurança (Foto: Marcos Ermínio)Há 13 anos trabalhando no Parque, Raimundo viu a Cidade ser construída e hoje vive na insegurança (Foto: Marcos Ermínio)

Abandono dos pontos turísticos - A Casa do Homem Pantaneiro, dentro do Parque das Nações, é outra obra que previa o incentivo ao lazer e cultura, e também está abandonada. Em 2006, o memorial foi orçado em R$ 600 mil pelo então governador do Estado, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, em parceria com a Fundação Manoel de Barros.

O memorial é apenas um casarão no meio do parque. Alguns dos frequentadores, que caminham por ali todos os dias, nem sabem dizer o que fica ali dentro. “É muito bonito, parece uma casa de fazenda, mas sempre ficou fechado, não tem nenhuma placa, nada”, comenta Natália Guimarães, 24 anos.

As paredes, assim como as da Cidade do Natal, também foram pichadas, e algumas folhas e acumuladas mostram o vazio, mas o estado de conservação da casa é mantido. Os portões do Parque são fechados após às 22 horas e guardas fazem a ronda durante todo o dia e à noite.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura sobre o destino da Cidade do Natal, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta. O diretor-presidente da Fundac, Júlio Cabral, informou estar em uma reunião ao ser questionado e, sem seguida, manteve o celular desligado.

A Fundação Manoel de Barros também não respondeu se há planos para a Casa do Homem Pantaneiro voltar a funcionar.

Construída para ser ponto turístico, Casa do Pantanal fica isolada no meio do Parque das Nações (Foto: Marcos Ermínio)Construída para ser ponto turístico, Casa do Pantanal fica isolada no meio do Parque das Nações (Foto: Marcos Ermínio)


mora ali nos altos da antonio maria coelho, luis alves, perto de bares da moda?
 
francisco guimaraes em 09/10/2013 16:43:51
REALMENTE É UMA PENA, CAMPO GRANDE CHEGAR NESSE PONTO, POIS RECEBO MUITO VISITA DE VARIOS ESTADOS E PERMANENTEMENTE, MUITOS DESSES ME PEDEM SE NAO TEM MAIS ADMINISTRAÇAO PUBLICA NESSA CIDADE, ME ENVERGONHA!!!...SERIA TAO BONITO MELHORAR AQUILO QUE JA TEM, POREM PARA ISSO TEM DE TER GENTE COM INICIATIVA, INTELIGENTE, COM VISAO E EMPREENDEDOR.
ENQUANTO COLOCAMOS GENTE SEM CONHECIMENTO TECNICO, SEM VONTADE E COM OUTROS INTERESSES JAMIS CONSTRUIMOS CIDADE DOS SONHOS.
VAMOS CONTINUAR LUTANDO QUEM SABE UM DIA ALGUEM TENHA INTERESSE DE ADMINISTRAR PARA O POVO DE DEIXAR TODOS FELIZES.
 
JUVENIL CASAGRANDE em 09/10/2013 15:52:55
A cidade do natal está como o resto da cidade, ABANDONADA!!
 
joão gois em 09/10/2013 15:51:15
O povo deve esta adorando tudo o que vem acontecendo em Campo Grande, afinal foi o povo que escolheu o Prefeito, agora quem votou devia ajudar a cuidar da Cidade e parar de reclamar. O mais interessante é que não se acha os eleitores do Bernal.
 
Anderson Silva em 09/10/2013 14:38:24
Maximiliano... Se você tiver uma reclamação sobre alguma violação de direitos, que atinja várias pessoas ou de um ato ilícito da administração pública, você pode se dirigir à sede do Ministério Público local e registrar uma reclamação (protocolar uma representação por escrito). Para que sua denúncia seja aceita é importante anexar o maior número de provas ou informações possíveis. A partir de então é possível que seja marcada uma audiência, para que você seja ouvido pelo representante do Ministério Público e, se for o caso, ter o seu depoimento tomado por escrito... Pois é, eu também não protocolei nada ainda... Continuamos sendo os culpados...
 
Silvio Lucas em 09/10/2013 14:34:18
Não só a cidade do natal, a casa do homem pantaneiro, mas muitas outras obras estão abandonadas, é triste para uma capital bonita como a nossa sofrer com o descaso do poder público.
Me sinto feliz quando amigos de fora do estado elogiam minha cidade, porém quase morro de vergonha quando tenho que mostrar a cidade para alguém, asfaltos esburacados e remendados, motoristas sem educação, pontos turísticos e praças abandonadas entre outros problemas.
Precisamos mudar essa situação com urgência.
 
Francisco Junior em 09/10/2013 14:11:51
Bela mudança.....
 
Regina da cosra em 09/10/2013 13:02:20
A POPULAÇÃO EM GERAL NÃO SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO DENTRO DA PREFEITURA, O PREFEITO FICA MAQUIANDO OS OLHOS DO POVO. A PREFEITURA ESTÁ DECAINDO, TODAS ESTAS OBRAS QUE ELE ESTÁ LANÇANDO SÃO DA ADMINISTRAÇÃO PASSADA QUE HAVIA DEIXADO VÁRIOS PROJETOS PRONTOS. AS SECRETARIAS NÃO TEM DINHEIRO PRA NADA, CADÊ O SUPLEMENTO QUE VINHA DO MÊS PRA SUPRIR AS NECESSIDADES DE CADA UMA, AGORA ATÉ COPO PRA AGUA FALTA, IMAGINAM O RESTANTE, POR ISSO CIDADE DO NATAL E DEMAIS PONTOS TURÍSTICOS ESTÃO ABANDONADOS, CADÊ O DINHEIRO? ONDE ESTÁ SENDO APLICADO? ELE SÓ GASTANDO! MAS ONDE?
 
Vitor Morais em 09/10/2013 12:47:40
Silvio me desculpa mas se é voce, eu nao discuto, mas com certeza nao somos NÓS, eu pago imposto, tento educar as pessoas que conheco, assim como seus filhos, nunca depredei nada, sói acho uma ignorancia da prefeitura que agora se envolveu nessa briguinha ridicula com a camara e a cidade esta completamente abandonada, nao interessa quem construiu oque na nossa cidade, o ponto é que quem esta no poder deve no minimo manter o que existe, se há patrulhamento no parque das nações, eles deviam expandir a rota para a cidade do natal, é uma palhaçada o tanto de dinheiro que a prefeitura queima e nao da satisfacao pra ninguem, sim, queima, porque o que esta acontecendo é a mesma coisa que queimar dinheiro. O MP tinha que intervir de alguma maneira e interditar prefeito e vereadores.
 
maximiliano nahas em 09/10/2013 12:40:13
Só uma informação aos desmamados, na minha região que moro, Campo Grande está muito melhor administrada e mais bem cuidada.
 
luiz alves em 09/10/2013 12:37:12
Não acho que a culpa seja somente do Prefeito ou da sua administração falha,creio que a culpa também é do povo,uma ideia tão bonita desperdiçada,quem anda pela cidade e pelos bairros percebe as depredações e pichações em outro lugares,o povo precisa ter mais consciência de suas atitudes,é lamentável ver um lugar criado para diversão e lazer sucumbir a falta de bom senso das pessoas...
Revoltante ver o dinheiro jogado fora,e as pessoas metendo a boca em algo que elas mesmas poderiam mudar a favor!
 
Franciele Leal Jung em 09/10/2013 12:18:32
Concordo plenamente com os comentários, é lamentável mesmo ver a Cidade do Natal abandonada, uma opção de lazer e entretenimento maravilhoso que está a ruínas.Mas não só a Cidade do Natal, a Capital está se desmantelando. Vergonha!!!!
 
Marithê Cogo em 09/10/2013 12:03:58
Entendo o descaso, porém no ano passado o local já estava da mesma forma, sendo frequentado por marginais e casais, igual está agora.
 
Paulo Miranda em 09/10/2013 11:58:15
O mais interessante nisso tudo é que somos nós os responsáveis por tudo isso. Somos nos que permitimos que o nosso dinheiro publico seja investido nessas obras. Somos nós que permitimos que nosso filhos, nossos amigos, nossos vizinhos vão até estes lugares e depredem tudo. Somos, até mesmo nós mesmo, que vamos até esses lugares e não tomamos nenhuma providencia e até mesmo ajudamos a destruir... Somos nós...
 
Silvio Lucas em 09/10/2013 11:53:37
Independentemente de qual administração construiu, tudo é feito com o NOSSO dinheiro. Portanto, antes de construir ou demolir qualquer coisa, é preciso ter em mente que é o NOSSO dinheiro que está sendo gasto. O prefeito de uma cidade, dito administrador, deveria gerir NOSSO dinheiro com muita eficiência e IMPARCIALIDADE e não ficar tentando apagar a imagem da gestão anterior gastando muito mais do NOSSO dinheiro. Sendo assim, neste caso específico, deveria haver um estudo que levasse em consideração: renda obtida; custo com manutenção e segurança; opinião da população em relação aos eventos lá realizados, entre outros. Enfim, consultar o dono do dinheiro é função primordial de um administrador para se manter no cargo; seja ele numa empresa privada, pública ou na prefeitura / governo.
 
Rodolpho Lemos em 09/10/2013 11:51:36
Santa Ignorância de um povo que não sabe votar, que não sabe prestigiar a estrutura que uma cidade possui para os seus habitantes, que não sabe oque é mudança (mudança deve ser para melhor), que não sabe porcaria nenhuma... A "Cidade do Natal" em época de boa administração da nossa cidade era usada frequentemente para feiras, eventos, etc., sendo assim não se tratava de um "elefante branco" como dizem os ignorantes, ELEFANTE BRANCO É OQUE ESTÃO COLOCANDO NO BOLSO, a cidade todo esta abandonada, FORA BERNAL!!!
 
Mario MS Alm em 09/10/2013 11:51:16
Vale lembrar que, considerados qualidade do material empregado e destinação do espaço, essa obra sempre foi uma arquitetura efêmera. Era para ter durado um Natal no máximo e, se reaproveitáveis, os materiais dessa "cidade" deviam ter sido desmontados e armazenados... O próprio local dessa exposição é um estacionamento, logo não é lugar voltado originalmente para esse tipo de coisa. Mas como o gestor público por vezes não faz direito e até mesmo "inventa moda", o que era "do Natal" vira "da Saúde", "da Copa", daí a impressão de "abandono" que fazem crer seja culpa desse ou daquele prefeito...
Agora, o que interessa mesmo: quantos, ao irem à "Cidade de Natal" em dezembro, se lembraram de levar as crianças para ver Nosso Senhor no Presépio enquanto estavam junto do "papai noel"???...
 
Marcel Ozuna em 09/10/2013 11:31:17
e o TAL DO BERNAL, AINDA DESAFIA OS VEREADORES ,GENTE O QUE ESTE HOMEM PENSA ATE ISTO TERMINAR A CIDADE VAI VIRAR A CASA DE NATAL A DOIS MESSES P/ O NATAL E ISTO? tão linda encanta as crianças e o s adultos neste descaso mais poderá ele não estar dando conta nem dos CABELOS DELE QUE ESTAR CAINDO? QUANTO MAIS COMO UMA CIDADE DE CAMPO GRANDE?
 
cicera maria em 09/10/2013 11:27:54
A mentalidade humana é esquisita mesmo, criticar é fácil, mas raciocinar é difícil. Nós temos que pensar em algo de futuro para criança e adolescente e não fantasia. Esse dinheiro, daria para pagar vários cursos profissionalizante e artístico para os menores.
 
luiz alves em 09/10/2013 11:27:51
Antes de comentar, as pessoas deveriam analisar quanto custa manter essa "cidade" que totalmente feita de compensado.
Um total elefante branco que merece ser demolido.
 
ricardo rodrigues em 09/10/2013 11:22:20
É lamentável a situação que se encontra a cidade do natal....dias atrás tive a infelicidade de passar em frente e nunca me senti tão revoltado com o desperdício do dinheiro público: falta uma VEREANÇA comprometida com a cidade e um PREFEITO responsável....e SECRETÁRIOS dignos de ser chamados de seres humanos, pois o estado de podridão e abandono é algo que jamais imaginei, que chegaria a este ponto em CAMPO GRANDE MS.... PREFEITO - VEREADORES - SECRETÁRIOS parem com as picuinhas e trabalhem com respeito ao povo desta cidade morena... ninguém aguenta mais....se continuarem assim o POVO CAMPO-GRANDENSE deverá tomar o poder fechando a CAMARA E PREFEITURA E O JUSTIÇA ADMINISTRAR..
 
jose maria martins de brito em 09/10/2013 11:22:19
É o Bernal mostrando sua "administração"!!! ACORDA CAMPO GRANDE!!!
 
Anderson Fernandes em 09/10/2013 11:14:45
parabéns para nosso excelentíssimo prefeito e para quem votou nele
 
IVAN RODRIGO em 09/10/2013 11:14:42
E campo grande vai ficar igual a Casa do Papai Noel, totalmente abandonada, local que erá ponto turístico, trazia alegria para muitas crianças, hoje virou entulho.
 
Marcos Wild em 09/10/2013 11:07:23
Como sempre desperdício de dinheiro publico.
Agora quem paga essa conta?
Os otários chamados ''O POVO''
 
Carlos Augusto em 09/10/2013 11:00:38
Parabéns Bernal por deixar a nossa Cidade do Natal desse jeito.
 
ROSANE INÊS PETERSEN em 09/10/2013 11:00:33
Culpa é desse povinho que elegeu o Bernal como prefeito e agora ele tá acabando com a cidade. Não faz nada que preste e só chora demais. Em um ano de mandato não fez nenhuma obra decente pra cidade e o que tinha de bom ele tá conseguindo acabar.
 
Kellen Sanches em 09/10/2013 10:50:50
Vale lembrar que essa obra é da administração passada e assim como essa, muitos outros "Elefantes Brancos" ficaram na cidade para a atual gestão cuidar... Um fez errado e outro errado não faz nada, e assim segue a vida na cidade morena.
 
Rodrigo Shiguemoto em 09/10/2013 10:24:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions