A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

27/02/2012 17:37

Equipamento hospitalar da Santa Casa é jogado em depósito irregular, diz Associação

Jeozadaque Garcia

Segundo ABCG, materiais são reaproveitáveis; há ainda indícios de que equipamentos são vendidos ‘por quilo’

Pilha de entulhos fica entre a psiquiatria e o prédio principal da Santa Casa. (Foto: ABCG)Pilha de entulhos fica entre a psiquiatria e o prédio principal da Santa Casa. (Foto: ABCG)

A ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), que administrava a Santa Casa, deve levar ao MPE (Ministério Público Estadual) e ao MPF (Ministério Público Federal) denúncia sobre descarte irregular de materiais e equipamentos no hospital. Hoje, a Santa Casa é administrada por uma Junta Interventora, formada pelos governos estadual e municipal.

Os entulhos são depositados no terreno no próprio hospital, entre a ala de psiquiatria e o prédio principal. De acordo com o presidente da Associação, Wilson Teslenco, boa parte dos materiais depositados ainda pode ser reaproveitada.

“O que tem lá é uma pilha de materiais reutilizáveis. São coisas que poderiam ser reaproveitadas. Quem disse que aquilo é lixo? Houve um processo administrativo para realizar o descarte?”, questiona.

A Associação foi até o local na última sexta-feira (24), quando tomou conhecimento da situação. De acordo com Wilson, quando os equipamentos são inservíveis, devem ir a leilão após os trâmites burocráticos.

Há máquinas, balanças, equipamentos foto-cirúrgicos, camas e monitores de computador. Para a Associação, o descarte é irregular nos “aspectos ambientais e administrativos”. “Além disso, há o risco biológico, pois junta água entre os entulhos”, aponta Teslenco.

Associação deve levar denúncias ao MPE e MPF. (Foto: ABCG)Associação deve levar denúncias ao MPE e MPF. (Foto: ABCG)

A ABCG garante ainda ter indícios de que os materiais são vendidos “por quilo”, e que caminhões já foram até o local retirar alguns equipamentos.

A assessoria de imprensa da Santa Casa informou que “não há nada irregular” no descarte e que o hospital não se pronunciaria sobre o assunto nesta segunda-feira.

Veja o vídeo abaixo do depósito

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


Fica bem próximo ao "pátio de recreação" dos internos da ala da psiquiatria..
É um absurdo e já faz muito tempo que estes materiais são jogados ali!
 
Carolina Mendes em 28/02/2012 12:14:54
Isto não é descarte ambientalmente irregular, pois parece mais um depósito temporário. O hospital deve ter o controle do aspecto sanitário (evitar acúmulo de água). Se a venda como sucata é feita por um preço justo ou não ou se poderiam ser reaproveitados, aí é preciso acompanhar o caso. Não creio que seja necessário fazer leilão, pois o hospital não é do governo.
 
Edmur Lavezo Gomes em 28/02/2012 10:18:56
Acho incrivel a Associação ter a cara de pau de CRITICAR a Junta Interventora... Não foi a ASSOCIAÇÃO quem QUEBROU O HOSPITAL? Que moral que a ASSOCIAÇÃO tem pra julgar alguma coisa ali dentro??????

Gostaria que alguém me respondesse!
 
Marcelo Longo em 28/02/2012 08:30:20
deveriam vender esses materias que nao servem mais e comprar materiais para as pessoas que ficam nos corredores dias e dias esperando para fazerem cirurgia.
 
elenil de moura em 28/02/2012 07:48:58
Enquanto esta junta eleitoral não destruir por completo nossa querida Santa Casa, não vai sossegar. É de doer no coração.
 
Gilmar Medeiros Glosa em 27/02/2012 10:23:55
Não interessa a quantos anos os materiais estao ali e nem a motivação da denuncia, eles devem ser tirados de la urgente.
 
Fabiano Diniz em 27/02/2012 08:42:44
Conversa fiada, esses materiais estão ai a mais de dez anos. E só começar politica que esse assunto e lembrado.
 
Juarez Goncalves em 27/02/2012 06:20:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions