ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Academia autuada por irregularidades rompe lacre e volta a ser interditada

A primeira autuação se deu nos dias 15 e 16 de abril. Na ocasião mais duas academias tiveram as atividades suspensas

Viviane Oliveira | 30/04/2019 08:43
Fachada da academia que foi interditada, dessa vez por falta de documentação (Foto: divulgação/Procon)
Fachada da academia que foi interditada, dessa vez por falta de documentação (Foto: divulgação/Procon)

Equipe de fiscalização do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), voltou a interditar na manhã de ontem (29) uma academia de ginástica, classificada como centro de esporte e lazer, na Rua Miguel Couto, Vila Carvalho, por reincidência e crime de desobediência. 

O estabelecimento foi penalizado recentemente com suspensão das atividades por não apresentar registro no CREF 11 (Conselho Regional de Educação Física), além de estar com o alvará de localização e funcionamento vencido. A primeira autuação se deu nos dias 15 e 16 de abril. Na ocasião mais duas academias tiveram as atividades suspensas.

Depois de alguns dias, a academia em questão voltou a prestar atendimento. Dessa forma, ficou evidenciado que, mesmo não tendo resolvido às irregularidades os responsáveis pelo estabelecimento decidiram retornar aos trabalhos tendo.

Eles, então, danificaram os lacres. A situação caracteriza crime de desobediência. O caso foi registrado na Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo). Os trabalhos foram suspensos novamente. Os responsáveis foram notificados mais uma vez a regularizar a documentação e o registro.

Um auto de infração que poderá ser convertido em multa será emitido. Segundo o jurídico do órgão estadual de defesa do consumidor, a situação da academia tomou proporções bastante sérias em função de ter danificado o lacre e cometido o crime de desobediência por reiniciar atividades sem as providências determinadas.

Mais uma - Também nesta segunda-feira, uma mulher de 29 anos foi detida por ter danificado o lacre da escola de capacitação “Aprendizado"", interditada na parte da manhã. Ela foi liberada após prestar depoimento na Decon, assim como outros responsáveis pela empresa.

A escola funcionava em uma sala sem identificação, num prédio comercial localizado na Avenida Afonso Pena. Usando o nome “Aprendiz” nas redes sociais, o estabelecimento prometia o primeiro emprego, mas os jovens eram convencidos a fazer um curso para serem encaminhados para as vagas, o que não acontecia ao fim do curso.

A capacitação custava em média 18 parcelas de R$ 230,00 mas a empresa oferecia inclusive descontos que baixavam a mensalidade para R$ 90,00. Em vistoria na sala os fiscais não encontraram qualquer documentação de funcionamento da escola. Não havia inclusive registros de alunos que passaram pelo estabelecimento ou quadro de instrutores dos cursos oferecidos.

Nos siga no Google Notícias