ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Ação alerta para risco de dengue hemorrágica após automedicação

Evento realizado neste sábado (9) pelo CRF-MS realizou cerca de 200 atendimentos de graça e orientação em caso de dengue.

Ronie Cruz e Bruna Kaspary | 09/02/2019 12:20
Ação teve atendimentos gratuitos em saúde e recolhimento de medicamentos vencidos. (Foto: Kísie Ainoã)
Ação teve atendimentos gratuitos em saúde e recolhimento de medicamentos vencidos. (Foto: Kísie Ainoã)

Pelo menos 200 atendimentos em saúde foram realizados de forma gratuita na ação deste sábado (9) do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul). O evento na Praça Ary Coelho, em Campo Grande, teve como objetivo orientar a população sobre os riscos da automedicação no tratamento contra a dengue e destacar a importância do farmacêutico para sociedade, sobretudo nesses casos.

“O farmacêutico não é só responsável pela farmácia. Ele é responsável pelo paciente”, ressaltou o diretor tesoureiro do CRF/MS Flávio Shianzato ao comentar sobre a ação no evento que começou às 8h e terminou às 11h30.

No evento, além de orientar para os riscos no caso de de dengue e outras doenças, os farmacêuticos também recolheram medicamentos vencidos e fizeram outros tipos de atendimentos, como aferimento de pressão arterial e teste de glicemia para o diagnóstico de doenças crônicas. Nesse processo, pacientes em que fossem detectados alguma irregularidade eram submetidos à avaliação de um farmacêutico clínico no próprio local. Nessa etapa, o profissional buscava fazer uma investigação medicamentosa e de rotina do paciente.

A automedicação é uma das principais preocupações no tratamento contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, pois pode provocar o aparecimento de distúrbios hemorrágicos.Por isso a importância do farmacêutico, segundo Shianzato, que alerta para o uso sem a devida orientação de medicamentos compostos por AS - como aspirina.

Na explicação dele, a dengue é uma doença que afeta a coagulação sanguínea e o uso desse remédio contribui para o afinamento do sangue o que pode causar a evolução da dengue hemorrágica. Além disso, o desconhecimento inicial da doença pelo paciente aliado ao consumo de antigripais pode até mesmo piorar ainda mais a situação. O último surto de dengue Tipo 2 foi registrado em 2006, conforme Shianzato.

Nos siga no Google Notícias