ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Ação contra leishmaniose terá vacinação antirrábica nesta quinta-feira

Serviço é totalmente gratuito e será oferecido das 08h30 às 11h

Karine Alencar | 10/08/2022 17:05
Técnicos fazendo coleta para detectar Leishmaniose em animal (Foto: Arquivo)
Técnicos fazendo coleta para detectar Leishmaniose em animal (Foto: Arquivo)

A quinta-feira (11) será de ação contra a leishmaniose em Campo Grande, na Praça Ary Coelho. O evento começa às 08h30 e terá vacinação antirrábica e blitz educativa com a distribuição de folders.

Os serviços serão oferecidos de forma gratuita à toda população até às 11h, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). A transmissão da doença ocorre através de picadas do mosquito já contaminado, infectando animais e até pessoas. Os sinais clínicos mais evidentes nos pets  são: emagrecimento, lesões na pele e ponta das orelhas e crescimento exagerado das unhas.

Segundo a médica veterinária Cristina Pires de Araújo, nem sempre os sintomas são identificados pelos tutores. “É importante lembrar que a maioria dos animais não apresenta estes sinais, por isso é importante testados”, ressalta.

Prevenção- Vale lembrar que a doença atinge humanos e animais, para prevenir em ambos os casos, algumas medidas podem ser tomadas como: usar mosquiteiro com malha fina, telamento de portas e janelas; repelentes; fazer a limpeza urbana, eliminando resíduos sólidos orgânicos de terrenos e praças públicas, e fazer o destino adequado dos mesmos; limpar quintais e eliminar fontes de umidade.

Nos siga no Google Notícias