ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Ação judicial que tentava barrar cerco ao Uber na Capital é extinta

Nyelder Rodrigues | 13/12/2016 19:49

Foi extinta nesta terça-feira pelo juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais, David de Oliveira Gomes Filho, a ação popular movida contra a prefeitura de Campo Grande para impedir que a fiscalização do serviço oferecido pelo aplicativo Uber continuasse a ser realizada.

A medida foi tomada após o juiz concluir que a ação popular, impetrada pelo advogado João Henrique Miranda Soares Catan, não é o instrumento jurídico correto para contestar tal atuação da prefeitura e, assim, não havendo interesse processual.

Como justificativa para chegar a essa conclusão, Oliveira Gomes indicou que ações populares devem ser instrumentos usados contra ato ilegal e lesivo ao erário, ao patrimônio cultura 'lato sensu', ao meio ambiente, entre outros.

"Resta evidente, assim, que a intenção do autor de suspender a suposta fiscalização anunciada pelo Município ao serviço de transporte motorizado privado (Uber), não pode ser feita por meio da ação popular, sendo ela inadequada para este fim", frisa na decisão o juiz.

No dia 6 deste mês, o Oliveira Gomes deu 72 horas para que a prefeitura de Campo Grande se manifestasse sobre a fiscalização realizada, atendendo liminarmente o pedido ingressado por Catan, um dia antes.

O autor da ação alega que as abordagens contra motoristas da Uber são abusivas, discriminatórias e que violam a livre concorrência e infringem a ordem econômica. Para tal afirmação Catan se sustentou na Constituição Federal e a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê o serviço de transporte individual privado.

Já a prefeitura argumenta que o serviço oferecido através do aplicativo para aparelhos smartphone não é regulamentado e, portanto, ilegal. O Uber chegou em Campo Grande em 22 de setembro, trazendo atrativos como menor preço de tarifa - dependendo da situação, já que o preço é rotativo e pode ficar mais caro que o táxi conforme a demanda e período.

Nos siga no Google Notícias