ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Operação vai interditar rua para cobrar respeito às vagas para PcD no trânsito

Manifestação chama atenção para lei de trânsito que o motorista da Capital insiste em desrespeitar

Adriano Fernandes | 06/05/2022 23:45
Participantes da campanha panfletando no Centro da Capital. (Foto: PMCG)
Participantes da campanha panfletando no Centro da Capital. (Foto: PMCG)

Na próxima terça-feira (10) a Avenida 14 de Julho, entre a Avenida Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco, será interditada para a ação “Esta vaga não é sua – nem por um minuto”, que cobra dos motoristas o respeito às vagas exclusivas para PcD (Pessoas com Deficiência) no trânsito da Capital.

O evento contará com a participação de pessoas cadeirantes que estacionarão em todas as vagas de estacionamento disponíveis na quadra, como forma de demonstrar a falta de respeito quando não se pensa no direito dos outros cidadãos. A ação é organizada pela Caped (Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência) com a promoção da SDHU (Subsecretaria de Defesa de Direitos Humanos) de Campo Grande.

“Queremos chamar a atenção e pedir respeito e reflexão sobre as vagas direcionadas para pessoas com deficiência na nossa cidade. É muito comum encontrar veículos estacionados nas vagas sem o cartão de identificação do usuário que é de direito, que são cadeirantes, pessoas amputadas, deficiências físicas ou motoras. Outra vaga que frequentemente é desrespeitada são as direcionadas para pessoas idosas”, explica Joel Lídio Faustino, coordenador da CAPED.

Nesta sexta-feira (06), equipes da SDHU estiveram percorrendo o centro da cidade fazendo panfletagem e convidando a todos para participarem da ação, na próxima terça-feira (10). A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que 2% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a portadores com deficiência. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

A SDHU por meio da CAPED tem como objetivo atuar em conjunto com as demais políticas públicas a fim de garantir os direitos das pessoas com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla), buscar melhorias na acessibilidade, além de planejar, promover e contribuir com novos projetos para o seguimento.

Nos siga no Google Notícias