A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

24/11/2011 13:10

Adolescente pegou carro escondido antes de capotar, diz mãe à polícia

Fernando da Mata

Mulher de 43 anos prestou depoimento na Deaij e afirmou também que não ensinou filho a dirigir

Mãe de adolescente que capotou veículo saindo da delegacia com advogado (Foto: Fernando da Mata)Mãe de adolescente que capotou veículo saindo da delegacia com advogado (Foto: Fernando da Mata)

A mãe do adolescente de 15 anos que capotou carro com mais seis jovens, no último sábado (19), afirmou à polícia que não viu o filho sair de casa com o veículo.

Informação foi confirmada, na manhã desta quinta-feira (24), pela titular da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), Maria de Lourdes Cano.

Segundo a delegada, mesmo assim, a mulher de 43 anos será responsabilizada. “Ela deixou chave do veículo exposta no chaveiro da cozinha, ou seja, estava a disposição dele”, afirmou Maria de Lourdes.

De acordo com a delegada, há informações de que ele já dirigiu em outras ocasiões e que, inclusive, teria pegado o carro em outros momentos da festa. Mas a mãe nega ter ensinado o filho a dirigir. “Ela disse que ele [o adolescente] aprendeu talvez em brinquedos”, relatou a delegada.

A mãe falou também sobre sua rotina no dia do acidente. “Ela disse que saiu pela manhã e, quando retornou, às 14 horas, dormiu. Quando levantou, o carro não estava na garagem. Aí ela sabia que o filho tinha saído com o veículo”.

A delegada da Deaij declarou ainda que a mãe do adolescente passou uma mensagem no celular dele, mas em nenhum momento ela ligou para o filho. “Se é um fato tão grave dirigir veículo, por que ela só passou mensagem?”, indagou.

Depois de prestar depoimento, a mulher saiu da delegacia acompanhada do advogado e não quis dar entrevista. Além da omissão de cautela, Maria de Lourdes estuda aplicar outras duas penas.

Também foram ouvidos, na manhã desta quinta-feira (24), o dono da conveniência que vendeu a bebida para os adolescentes e a mãe de uma das vítimas.

Maria de Lourdes afirmou que o comerciante de 28 anos vai responder criminalmente por venda de bebida alcoólica a menores de idade.

Depoimento dos adolescentes - Sobre os adolescentes que foram ouvidos, a delegada disse que há várias coincidências nas falas. Entre elas, que o condutor estava a, no mínimo, 150 km/h na avenida João Arinos.

“Alguns pediam para ele parar o carro, mas ele falava ‘deixa com o papai’”, relatou Maria de Lourdes.

Sequência das investigações - Nessa sexta-feira (25), devem ser ouvidos na Deaij o pai do condutor e o dono da residência onde foi feita a festa dos adolescentes, que é pai de uma das vítimas.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


Olha "mãe", não diga que seu "filho" aprendeu a dirigir em um "brinquedo"..
Sabemos que nenhum dos Pais dos meninos envolvidos no acidente ja mais queria ou pensavam que poderia ocorrer essa fatalidade!!
Tenho certeza que todos os pais aconselham seus filhos.. porem nao estamos junto com eles a todo momento!! Portanto espero que fique a lição para esses meninos, pq nao tem como mais voltar atras!
 
Chrystiano Vilalba Antonio em 25/11/2011 12:16:11
Ouso em dizer que por aqui as pessoas querem mais é julgar.Uns eu vejo que querem adjetivar de "playboyzinho" e etc.Ora,me polpem!Com coisa que apenas jovens de classe media quem cometem crimes como esses.A questão não é patamar social,e sim a IMPRUDENCIA e o senso.A mãe tem que arcar sim pelo ocorrido.Mas eu duvido que na familia de 1a 1 de vcs pelo menos um adolescente nao pegou carro alguma vez
 
Luciana mattos em 25/11/2011 03:50:56
essa mãe, continuará ensinando seu filho errado, sendo mentirosa, que feio!tá na cara que ela sabia e aprovava, tenha uma atitude de cidadã decente, assuma seu erro e pague o preço por isso, só assim seras respeitada por seu filho, e clame perdão a Deus por ter falhado com seu filho, peça perdão a mãe do outro que morreu e erga a cabeça como uma pessoa que errou, assumiu e pagou, mentir é feio
 
daniela rodrigues em 25/11/2011 02:23:09
E ainda gente que nem sabe da história, quer dar lição de moral!!!!
 
Paula Rodrigues em 25/11/2011 01:22:32
Eu acho que cada um devia cuidar da sua vida por exemplo!Eu aposto q qm mais fala é qm tem telhado d vidro, eu duvido ter aqui uma mãe que nunca cedeu os crapichos de um filho! Tenho um primo envolvido no acidente, e se qrem saber, até eles que são crianças, admitem q o G. n é o unico culpado, pois n obrigou nenhum dos meninos a entrar no carro, todos sabiam o q estavam fazendo!Então POUPE-ME!
 
Paula Rodrigues em 25/11/2011 01:19:43
Parabéns a dona Franciane Vieira da Costa que fez o seguinte comentário:Só tenho uma coisa a dizer: Fácil é educar os filhos dos outros, difícil é educar os nossos. Ao Senhor Sandro com o comentário: Agora então quem tiver algum adolescente em casa, tem que comprar um cofre chumbar na parede e guardar chave do carro! Senhor Sandro é perigoso eles adolescentes arrumar uma dinamite explodir tud
 
Maria do Socorro Sobrinha Moreira em 24/11/2011 09:22:28
meus parabens a dona Franciane Vieira da Costa é isso msm educar filho dos outros e facil educar os nossos que é o dificil isso é a pura verdade na hora de mete o pau todos sabem neah que pouca vergonha
 
alexandre silva moreira em 24/11/2011 09:01:25
rapaz que bonito ne agora os que se diziam ser amigos dele taum jogando toda a culpa nele neah mas na hora de beber de pegar o carro escondidos,naum duvido nada que todos apoiaram neah ai na hora que o bicho ta pegando pra eles todos tiram o seu da reta e deixam toda a culpa pra ele neah!!!! PARABENS PARA ESSES AMIGOS FALSO isso e um exemplo de FALSOS AMIGOS que vergonha pra vcs hein!!!!!!
 
alexandre silva moreira em 24/11/2011 08:53:57
ela liberou e dai hoje é o filho dela que esta morto ninguem ta pensando na dor que ela esta sentindo não..
Pelo amor De Deus erra é humano todos erram ..
Ela vai pagar pelo descuido de Deixar a chave .. onde o adolescente podia ter contato ,,
 
APARECIDA JULIA DA SILVA em 24/11/2011 08:32:00
Podemos ver aqui o quanto o Sr. Gilson é resposável,deixa o filho menor dirigir, provavelmente, beber, e sair por ai, o dia em que ele estiver nas manchetes, vai aprender.
 
Oswaldo Benites em 24/11/2011 08:12:50
caro reporter fernando da mata,quero não acreditar que esse garoto poderia ter pego este carro escondido da sua mãe depois de capotar!!!!!!!!!
 
valdenir nunes em 24/11/2011 07:56:56
É certo que esta mãe esta sofrendo, disso todos sabemos... Inclusive com o peso na consciência de ter liberado o carro ao filho... Ela esta no papel dela, e claro, instruída pelo Advogado em não assumir que cedia o carro ao adolescente, e que não o ensinou a dirigir "quem aprender a dirigir com jogos?"... Porém não exime ela de responder pelos crimes que cometeu "sim!" ela cometeu crimes...
 
Roberto Apolinário em 24/11/2011 07:36:07
Muita gente fala o que não sabe, simplesmente baseando-se em fofocas e disse-me-disse. A vítima não estava dirigindo carro, ele era o carona, portanto, o condutor do veículo está ainda internado no hospital e, ao que tudo indica, está se recuperando bem, graças a Deus. Só à justiça interessa descobrir os culpados, porque esse é o seu papel, a nós, meros expectadores, nos cabe rezar pelas famílias.
 
Gabriela Mendes em 24/11/2011 07:35:18
Agora então quem tiver algum adolescente em casa, tem que comprar um cofre chumbar na parede e guardar chave do carro, essa delegada toda vez quer achar crime onde nao existe, ela indicia, o promotor desqualifica toda vez, só quer aparecer...e o juiz absolve...
 
sandro paiva em 24/11/2011 07:24:55
É impressionante ver esses comentarios. É triste ver como as pessoas gostam de julgar outras. Nós estamos falando de uma mãe que esta prestes a perder um filho. Certo é, que a sociedade olha sempre pro lado mais fraco da historia, mais o que temos que ver é que isso foi uma tragedia e nem toda a tragedia é motivo pra culpar alguem. Se coloquem no lugar desta mulher, se coloquem no lugar de Jesus.
 
felipe ortiz em 24/11/2011 06:55:38
O exame de consciência passa por nós mesmos. A prudência, razoabilidade, a fé, o amor, o cuidado/vigilância, aliado ao cumprimento as leis são os fundamentos de uma sociedade democrática e de comunhão com o próximo. Esse acidente deve servir como reflexão educacional de nossos filhos. Honrar pai e mãe é um ato de amor, bem como o carinho e vigilância constante é o que aproxima os pais dos filhos.
 
Wagner Reis em 24/11/2011 06:46:57
É uma situação dificil até para se comentar, sou pai, sou avo, mas vejo o mundo de hoje com muita cautela, os valores estão mudados, nos anos 60 até inicio dos anos 90 os pais ainda tinham dominio em relação aos filhos, mas as leis postas, a modernidade, os veiculos de comunicação estão cada dia diminuindo o patrio poder, acho que teria que ser reavaliado varios quesitos em relação a esse tema.
 
porfirio vilela em 24/11/2011 06:36:27
AGORA É FÁCIL A MÃE DIZER QUE O PLAYBOYZINHO SAI DE CASA ESCONDIDO... ME POUPE, PRA MIM OS CULPADOS SÃO OS PAIS, OUVI DIZER POR AEE QUE O CARRO ERA DO MOCINHO... QUE ELE VIVIA FAZENDO GRACINHA NAS RUAS... AGORA QUE MORREU UM ELE PEGOU O CARRO ESCONDIDO, FÁCIL FALAR POIS COMO É DE MENOR A PENA NÃO EXISTE... CERTO?..... TEM QUE PUNIR A MADAME.......
 
GISELE MARQUES em 24/11/2011 06:20:52
Um menino de 15 anos, por mais que saiba operar um automóvel, está longe de estar apto a dirigir. Os fundamentos do trânsito, o bom senso, até leis da física e outras qualidades que o amadurecimento trás. A experiência é determinante para um motorista ser bom ou ruim.
Um adolescente, por natureza ainda não tem bom senso, tem apenas hormônios e fantasias sobre a vida.
 
Fabiano pontes em 24/11/2011 06:01:09
Alguém já leu o estatuto? O ESTATUTO não tira a autoridade dos PAis! E não é preciso dar um tapa para educar! Agora, não se ensina responsabilidade sendo hipócrita. Alias, isso não tem a ver somente com os pais desse menino, isso é um exemplo de displicencia e alienação!
 
Fernanda Dorileu em 24/11/2011 05:54:31
Se esse garoto pegou o carro escondido e a mãe não foi atrás dele, é pq já estavam acostumados com a pratica (mãe e filho). Pq se fosse meu filho, eu ia atrase ainda dava uns tabefes na frente dos amigos.. Preferiria ser presa por agressão do que ver meu filho morto ou como assassino.
 
Rute Tereza em 24/11/2011 05:53:42
A irresponsabilidade ainda continua. Apesar da dor da mãe, mas daí dizer que o filho deve ter aprendido a dirigir em brinquedos é D+, me ajuda aííí ! As pessoas não assumem nada, e ainda passam outra lição para o filho agindo assim, fugindo, eu não sabia, acordei e o carro não estava mais lá. Me poupe disso. Qdo adulto esse infrator vai agir tal qual a mãe.
 
jorge oliveira em 24/11/2011 05:52:16
Só tenho uma coisa a dizer: Fácil é educar os filhos dos outros, difícil é educar os nossos...
 
Franciane Vieira da Costa em 24/11/2011 05:51:34
Tem pais que são covardes mesmo... E desprovidos de inteligencia... Falar que o guri saiu escondido não vai tirar a responsabilidade dos ombros.
 
Fernanda Dorileu em 24/11/2011 05:48:24
mais era certeza que a mãe falaria que não emprestou o carro, que nunca ensinou dirigir, para se redimir de possivel culpa ela falaria tudo isso. Mais tenho dó dessa mulher que além de perder o filho ainda terá q responder por um ato irresponsavel.
 
Silvio Luiz em 24/11/2011 05:41:40
Toda ação tem uma reaçãocontrária, e essas foram desencadeadas uma a uma! talves já seja a hora dos jovens e pais também tirarem essa e outras como exemplo.
 
sandra lima em 24/11/2011 05:39:19
Vejo um monte de ipocritas que nunca erraram na vida falando o que vem na cabeça!!Quem aqui nunca fez uma bobagem na vida pra ta ai jugando os outros olhem pra si mesmo antes de apontar o dedo! e nunca digam que meu filho nunca faria isso ou ate mesmo vocês! esses jovens já estão pagando um preço alto pelos seus atos, e não são vocês "SANTOS" que vão dizer oque e certo ou errado!!
 
Sandro Oliveira em 24/11/2011 05:24:30
Isto é muito natural acontecer, não é o primeiro caso de jovens pegando carros e os pais falarem que foi escondido, porque esta é a melhor forma de sair da responsabilidade, e o jovem por ser de menor tera o seu escalpo aliviado pela pena das leis brasileiras. Saio muito nas noites de Campo Grande é natural ver gurizada dirigindo, e os pais dormindo né!. Falta fiscalização nesta cidade.
 
Vanderson Fávaro em 24/11/2011 05:24:28
AGORA É FACIL FALAR E SE COLOCAR NO LUGAR DA MAES É FACÍL TAMBEM .AGORA NÃO É HORA DE CRITICAR, PORQUE O QUE ESSA MÃE ESTA PASSANDO NÃO É FACIL.
 
ronaldo ferreira bicalho em 24/11/2011 05:12:16
votar com 16 anos pode. dirigir também pode, beber não,esta é a questão.

sempre deixei o meu filho menor dirigir,meu pai que tem 75 anos quer e eu não deixo.
 
gilson elixece da rosa em 24/11/2011 05:10:48
Querem jogar a culpa em alguém e escolheram o pobre dono da conveniência pois duvido que vai sobrar alguma responsabilidade para os filhinhos de papai ricos
pq é assim que é, e falar que o garoto aprendeu a dirigir em brinquedos essa é boa .. ai a gente vai vendo o brinquedinho que ele tinha na garagem
se chegaram a conveniência de carro deviem ser maiores de idade, certo?
 
Pedro Henrique em 24/11/2011 05:04:35
A questão é; Ninguem segura adolescentes hj em dia, a LEI diz, "dar uma palmadinha em filho é crime" então tái, hj em dia os pais não pode educar seu filho "como antigamente" é crime, vai preso, ou vocês acham que com "palavrinhas" eles vão ouvir ? agora o coitado da conveniência vai pagar o pato ? genteeeee deixem de hipocresia, o problema tá nos POLITICOS eles é que fazem valer as LEIS....
 
Antonio Ferreira Filho em 24/11/2011 05:03:44
Tudo isto é verdade, falar não tambem é um gesto de amor, a gente não precisa ser carrasco com os filhos, basta ter autoridade, orientar, ensinar desde pequeno, o que é certo e o que é errado, porque os jovens acham que pode tudo, principalmente quando em casa não tem limite.
 
Agnair Lucia em 24/11/2011 05:03:39
Acho que existe também coelhinho da páscoa! Pois, dizer que o filho pegou o carro e não viu e não entrar em contato com o mesmo e exigir que retorne com o carro é no mínimo irresponsabilidade. Deveria ser presa pela morte o adolescente e ainda deve indenizar a família do falecido pelos danos!!!
 
Mário Rosa da Silva em 24/11/2011 04:35:41
A chave exposta? quer dizer que onde tem adolescente e preciso esconder chave, não concordo com essa teoria, precisamos manter conversa direta com filhos, o que e certo e errado, sempre falam (falar e facil), não e facil, mas aquele ditado "quem ...que embale", por isso digo nos pais somos responsaveis pelos filhos. Tenho filho adolescente de 15 anos por isso que digo. Escute seus filhos.
 
Aparecida da Silva em 24/11/2011 04:31:22
em verdade vos digo, vem ai o natal e o papai noel, sim ele existe, vcs tem que acreditar em mim tbm
 
Gerson Dias em 24/11/2011 04:19:23
Educação em casa é tudo. Eu nunca sai com o carro dos meus pais antes dos 18 e sem carteira. As chaves sempre estiveram no chaveiro da casa como estão as minhas hoje e nem por isso meu filho pega escondido.
Já estou vendo os "ilustres" vereadores de Campo Grande criarem leis proibindo jogos e brinquedos que "ensinem" a garotada a dirigir.
 
Bruno Nodes em 24/11/2011 04:09:11
Senhores e senhoras, peço a vocês que se informem antes de ficarem dando depoimentos falsos. Primeiro, a casa em que estava acontecendo a festa não era do menor portador do veículo. Segundo, vocês sabem se o menor condutor do veículo foi fazer o simulado? Só peço que informem-se. Grato.
 
Lucas Amaral Rocha em 24/11/2011 03:53:43
Sempre digo p meus filhos,autorização p dirigir meu carro nunca terão,não importa a idade,só irão pegar o carro quando forem de maior e tiverem muuuuuita responsabilidade, e uma cnh com tudo nos conformes nas mãos,dizer NÃÃÃO é melhor que dizer ADEUS,Como está o coração desses pais agóra,ainda tendo que inventar mentiras para defender um ou outro, que sirva de exemplo para todos os pais.pezames
 
Gerson Camargo Soares em 24/11/2011 03:49:34
Me digam, se ele foi fazer um simulado na escola pela manhã, alguem o levou, ou ele ja foi dirigindo pra escola, de onde sairam depois, para fazer a festinha........qualquer mãe sensata deve saber como e com quem o filho menor foi pra escola....e dar uma ligadinha pelo menos pra saber onde ele estava..estranho!!!
 
daniela rodrigues em 24/11/2011 03:41:11
Acho que os pais nao tem tanto culpa nao. mas sim ter ensinado o filho a andar com cuidado e respeitando os outros. Se a mae tivesse ensinado talvez ele nao andasse igual um louco por ai. vai saber quem ensinou ele so ensinou a andar correndo.
 
thiago souza em 24/11/2011 03:34:02
O triste dessas historias são que os pais escondem a verdade e os filhos sabendo disso, causam mais rebeldia pois teem em casa um escudo protetor. Pegou escondido???? Não foi o filho irresponsável que perdeu a vida, mas sim o amigo... Será que ela não pensa nisso? Poderia ter sido ele... Mas fazer o que né???
 
Paulo Cosme em 24/11/2011 03:31:08
se pegou o carro sem autorização da mãe, porque era acostumado a fazer isso..........pena que o colega pagou com a vida.
 
luciana fonseca em 24/11/2011 03:26:23
Ao contrário da mãe irresponsável, os jovens não esquecerão a lição trágica em que perderam um amigo e talvez porisso estão sendo honestos em seus depoimentos. A verdade e o arrependimento traz o perdão e o alívio da consciência. Falem a verdade meninos e serão no futuro pessoas respeitáveis. Durval Junior.
 
Durval Junior em 24/11/2011 03:19:17
O CÓDIGO DE TRÂNSITO TEM QUE SER REFORMULADO, ESSA HISTÓRIA DE QUE EU NÃO VI ELE PEGAR O CARRO, É CONVERSA PARA DELEGADO E PROMOTOR OUVIR, TEM CULPA SIM, DEVE RESPONDER E INDENIZAR A FAMÍLIA DA VÍTIMA, ATÉ AGORA SÓ PERDEU O CARRO, TEM QUE TER A CNH SUSPENSA PELA IRRESPONSABILIDADE.
 
ELUIZ SILVA PAULON em 24/11/2011 03:13:43
Absurdo issoo, os jovens relatam a verdade e a mae .. com a mesma versão.. ele aprendeu num brinquedo..
 
Giovane Ortega em 24/11/2011 03:04:04
Tenho 4 filhos hoje todos maiores de idade e habilitados a dirigir as chaves do meu carro e de minha esposa sempre fica num chaveiro na copa e meus filhos quando menores nunca pegaram elas escondidos para sair por ai, porque sempre dissemos a eles que depois de halitados eles pegar e teriam de nos comunicar.
Isto é simplesmente uma questão de berço.

Vanderley
 
Vanderley Batista Gomes em 24/11/2011 02:54:27
Se realmente fosse uma mãe preocupada com o filho, ao perceber que o filho menor tinha saído de carro, teria ligada desesperada para localizar a filhinho, tudo indica que o garoto tinha por costume sair de carro, vivemos em uma sociedade de poder, graças a Deus não morreu nenhum inocente...........
 
Edivaldo André em 24/11/2011 02:51:46
Eu acho isso uma barbaridade, eu tenho 16 anos e minha mãe nunca deixou eu pegar o carro dela,e nem brincar com ele.
tem que ter cuidado, pois,vidas estão em jogo.. não só desses jovens como de pessoas da rua
 
Karoline Ume em 24/11/2011 02:34:57
Agora vão culpar o dono da conveniência,enormes rapazes que raspam a pelugem do rosto e saem de seus carros com a chave na mão ostentando o bem, isto é conveniente para pais que liberam carros para menores,pois acham estar acima da lei , nisso tudo bem , mas acima da morte impossível, então qual será o próximo ato desta história
 
Odimir Gomes de Lima em 24/11/2011 02:33:08
Não bastasse a fatalidade ocorrida decido à negligência dos "responsáveis", alguns familiares dão aos jovens uma outra lição: mentir para livrar-se das responsabilidades. Ainda bem que a dor de perder um filho supera qualquer forma de impunidade.
 
Claudia Regina da Silva em 24/11/2011 02:15:24
Interessante no dia do acidente o pai falou para a reportagem que os filhos tinham saido para buscar cerveja numa conveniencia, estava tendo uma festa na casa deles, e a mae agora vem com akela velha desculpa de que o filho pegou o carro escondido, conta outra viu....que essa nao conevence...