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Capital

Aeroporto Santa Maria terá obras de R$ 2,8 mi para receber voos noturnos

Aline dos Santos | 10/04/2012 09:35

Localizado na saída para Três Lagoas, o local recebe aeronaves de pequeno e médio porte

No mês passado, aeroporto recebeu investimentos de R$ 14 milhões. (Foto: Divulgação)
No mês passado, aeroporto recebeu investimentos de R$ 14 milhões. (Foto: Divulgação)

Depois de passar por obras de R$ 14 milhões, o aeroporto Santa Maria, na zona rural de Campo Grande, vai receber recursos de R$ 2,8 milhões para balizamento noturno, sinalização vertical e construção de terminal de passageiros.

Com as novas obras, o aeródromo municipal vai passar a receber voos noturnos, um sonho antigo de quem usa o local. “Vai desafogar o fluxo no Aeroporto Internacional. Porque, atualmente, o Santa Maria não recebe voos à noite. Vai ficar excelente”, afirma o coordenador estadual de transportes aéreos, Fabrício Alves Côrrea.

O Santa Maria, localizado na saída para Três Lagoas, recebe aeronaves de pequeno e médio porte de táxi-aéreo, como jato executivo e avião com até 30 passageiros.

De acordo com o coordenador, as novas obras abrem as portas para que aviões de carreira, de até médio porte, possam utilizar a pista. Porém, avalia que a falta de acesso asfaltado ao Santa Maria torna a alternativa improvável.

Os recursos de R$ 2,8 milhões foram alocados pela Secretaria de Aviação Civil, por meio do Profaa (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos). A contrapartida do Estado deve ser de 10%. Em todo o país, foram alocados R$ 56 milhões para 11 aeroportos.

Santa Maria recebe aviões de táxi-aéreo. (Foto: Marlon Ganassin)
Santa Maria recebe aviões de táxi-aéreo. (Foto: Marlon Ganassin)

Asfalto - No mês passado, foram entregues as obras de R$ 14 milhões. Na ocasião, o governador André Puccinelli (PMDB) prometeu deixar dinheiro para asfaltar o acesso ao Santa Maria. A pavimentação dos seis quilômetros entre a BR-262 e o aeroporto é reivindicada pelos moradores da região. A obra deve custar R$ 10 milhões.

A pista principal, de pouso e decolagem, foi reformada e recebeu aplicação de grooving –“ranhuras” obrigatórias e que servem para evitar derrapagem ou aquaplanagem de aeronaves.

Já a auxiliar, a pista de taxiamento, recebeu pavimentação. As pistas de pouso e decolagem receberam revestimento em concreto betuminoso usinado à quente. Cada uma conta com 7,5 cm de espessura.

O aeroporto também vai ganhar instalações do Corpo de Bombeiros, com a implantação de uma Secinc (Secão de Combate a Incêndio). Também foram instaladas cercas operacionais de padrão internacional, que vão servir como barreira para evitar a entrada de animais no local.

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