Agetran abre licitação para sistema de painéis com horários dos ônibus
Os terminais do transporte coletivo em Campo Grande vão receber painéis para informar aos passageiros os horários dos ônibus. O serviço vai começar com as informações das linhas mais movimentadas e a intenção, conforme o diretor-presidente da Agetran (Rudel Trindade Junior), é expandir para todos os terminais e até para centros comerciais de grande concentração, como os shopping centers.
A licitação para a implantação do sistema foi aberta hoje pela Cecom (Central de Compras). O edital prevê a contratação de uma empresa para operar o serviço, incluindo a utilização de programa de computador específico para acompanhar os horários dos ônibus e a instalação de telas de LCD nos terminais.
Rastreamento-Além de informar aos usuários do transporte coletivo em local mais visível o horário dos ônibus, o sistema, conforme Rudel, também vai automatizar a fiscalização do cumprimento dos horários pelas empresas.
Hoje, isso é feito pelos fiscais, de forma manual. Rudel disse que o sistema vai alimentar os painéis de LCD a partir do rastreamento dos veículos e, com isso, a fiscalização será automatizada. A empresa que descumpre os horários estabelecidos é multada, conforme as regras do contrato de concessão dos serviços.
A intenção da Agetran, segundo Rudel Trindade, é que o sistema seja implantado aos poucos. Para começar, segundo ele, a ideia é disponibilizar informações de 20% a 25% das linhas. As primeiras devem ser as mais movimentadas, como a 080 e a 070, que interligam terminais, e, conforme a Agetran, concentram grande contingente de usuários.
É um sistema análogo ao dos aeroportos, mas adaptado ao transporte coletivo urbano, segundo Rudel. “O passageiro vai poder saber daqui quanto tempo a linha que ele quer pegar vai ter carros saindo do terminal”, explicou.
Rudel afirmou que a implantação do sistema é uma continuidade do projeto de melhoria dos terminais, que se segue a reformas e a implantação de serviços como os totens onde são fornecidas informações à população e também caixas eletrônicos.
Um levantamento citado por Rudel informa que a necessidade de mais informações é uma das reivindicações dos usuários, lado a lado com a reclamação da lotação nos veículos. De acordo com ele, desde que os totens foram instalados, há 4 meses, já foram mais de 1,5 milhão de consultas.