ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Além de morte por covid, 12 pessoas apresentaram sintomas no São João Bosco

Idoso morreu ontem por covid-19; SES fez coleta em 12 internos que apresentaram sintomas e, amanhã, fará testagem em massa

Silvia Frias | 14/07/2020 08:44
Por causa da pandemia, visitas no asilo foram suspensas desde março (Foto/Arquivo)
Por causa da pandemia, visitas no asilo foram suspensas desde março (Foto/Arquivo)

Funcionários e internos do Asilo São João Bosco vão passar por testagem em massa para detecção do novo coronavírus (covid-19) amanhã. A medida foi tomada após a morte do aposentado Lídio Chamorro, 67 anos, a primeira vítima confirmada da instituição. Ontem, 12 moradores da instituição já passaram por exames, depois que relataram sintomas compatíveis com a doença.

Chamorro foi sepultado ontem à noite (13). Ele foi internado com falta de ar e debilitado no domingo (12), no CRS (Centro Regional de Saúde) do Tiradentes. O aposentado era diabético e tinha cirrose. Segundo informações da família, a causa da morte foi atestada como insuficiência respiratória aguda e pneumonia, decorrente da covid-19. Ele foi sepultado no Cemitério Parque de Campo Grande, na presença da enteada e, hoje, a família pretende prestar homenagem, em horário não divulgado.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a equipe de Vigilância Epidemiológica esteve no Asilo São João Bosco e fez a coleta de swabt RT-PCR (cotonete) de amostras de 12 internos que relataram algum sintoma compatível com covid-19. A orientação foi que esses moradores fossem isolados e os funcionários receberam informações para monitoramento dessas pessoas.

A Vigilância Epidemiológica também pediu que o asilo providenciasse a desinfecção de áreas de uso comum com produtos específicos. Amanhã, a equipe da Sesau fará testagem em massa, de internos e funcionários em trabalho conjunto com a SES (Secretaria Estadual de Saúde) e a Uems (Universidade Estadual de MS).

Corpo de Lídio Chamorro foi sepultado ontem à noite, em Campo Grande (Foto: Direto das Ruas)
Corpo de Lídio Chamorro foi sepultado ontem à noite, em Campo Grande (Foto: Direto das Ruas)

A direção do asilo confirmou a testagem em massa e diz que alguns funcionários já haviam sido afastados preventivamente, por terem relatados sintomas, fizeram exames, mas ainda aguardam resultado. A instituição negou que haja qualquer outro caso confirmado de covid-19.

Com cerca de 70 idosos o Asilo São João Bosco está com as visitações suspensas desde março.

Nos siga no Google Notícias