ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Além de recomendação, aprovados buscam na Justiça anular teste físico

Ministério Público pediu o fim da prova e pelo menos duas ações foram protocoladas

Mayara Bueno | 16/05/2016 13:01

Com o argumento de que a exigência de teste físico é ilegal, aprovados no concurso da Prefeitura de Campo Grnade procurou a Justiça para tentar derrubar a prova. Além disto, o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) já havia recomendado, na semana passada, que o chamado TAF (Teste de Aptidão Física) fosse cancelado, ou, se já tivesse sido realizado, anulado.

O concurso público foi feito para provimento dos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate à endemais, cuja prova física tem caráter eliminatório.

Na Justiça, pelo menos duas pessoas, aprovadas no certame, pedem a anulação. Uma delas já conseguiu decisão favorável. O argumento, de acordo com os autos dos processos, é que não existe legislação municipal que imponha tal teste.

A Defensoria Pública, que assina o pedido, afirma que, além de não ser constitucional, o teste é incompatível com as atribuições do cargo e, por essa razão, “não pode ser adotado como critério de eliminação”. Em uma das ações, o impetrante pede que a anulação, caso ocorra, se estenda para todos os aprovados.

Para a Defensoria, atribuição do teste à possibilidade de aprovação ou não é “inconstitucional, é ilegal e arbitrária”.Isto porque, acrescenta, as atribuições que o profissional vai cumprir não exige dele o desempenho em atividades físicas discriminadas no edital. Um exemplo é o levantamento de uma barra com anilhas com peso total de 25 kg, até a altura do peito por cinco vezes.

A recomendação do Ministério Público leva em consideração a inconstitucionalidade da exigência, esclarecendo que a anulação da prova não deve impedir o prosseguimento do concurso.

Nos siga no Google Notícias