ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Além do Centro, unidades de saúde também fazem novo teste de covid

Resultado do novo exame, considerado o mais confiável dos testes rápidos, sai em 20 minutos

Ana Paula Chuva | 20/08/2021 13:39
Teste rápido de antígeno também é feito por coleta nasal (Foto: Divulgação | PMCG)
Teste rápido de antígeno também é feito por coleta nasal (Foto: Divulgação | PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande ampliou a oferta do novo teste rápido para detecção de covid-19 para 39 unidades de saúde, distribuídas nos sete distritos urbanos da Capital. Na quarta-feira (18) o exame começou a ser feito no Centro de Testagem na região central.

O exame de antígeno é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos e se enquadra no padrão outo, assim como o RT-PCR. O resultado sai em 20 minutos e será feito nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira.

Em 38 postos o exame será realizado no período da tarde, das 14h às 16h, e na UBS (Unidade Básica de Saúde) Carlota das 8h às 10h. Cada unidade terá cerca de 30 testes disponíveis por dia.

Com a ampliação, a prefeitura passa a ofertar 1.550 testes de antígeno por dia na Capital, sendo 350 só no Centro de Testagem. O exame é gratuito, feito através de coleta Swab nasal e não precisa ser agendado.

No entanto, da mesma forma que o RT-PCR, o novo teste será feito o exame em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dores de cabeça e pelo corpo e febre, há até sete dias.

Após a coleta, o paciente espera 20 minutos pelo resultado e caso seja positivo já sai com orinetação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento. A pessoa também já começa a ser monitorada pelo serviço de teleconsulta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e, em caso de dúvidas, pode entrar em contato pelo 2020-2170.

Arte: Thiago Mendes
Arte: Thiago Mendes

RT-PCR - Por livre demanda, o teste RT-PCR continua sendo ofertado em 32 unidades de saúde da Capital. Ao todo são realizadas até 700 coletas por dia e o resultado sai de três a cindo dias úteis no site da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Nos siga no Google Notícias