ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 35º

Cidades

Estado vai distribuir 20 mil testes de covid-19 entre os municípios do interior

O Estado já havia repassado 39 mil testes de antígenos doados pelo Ministério da Saúde

Por Adriano Fernandes | 31/07/2021 19:30
Dispositivo de realização do teste da covid-19. (Foto: Kísie Ainoã)
Dispositivo de realização do teste da covid-19. (Foto: Kísie Ainoã)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) vai distribuir para todos as cidades do Estado, nesta segunda-feira (2), 20 mil testes rápidos da covid-19 para as ações de enfrentamento das secretarias municipais do interior. O envio dos testes vai começar às 8h.

“Vamos repassar 10 mil unidades aos municípios de fronteira que fazem parte do ‘Projeto Vebra Covid-19’ e mais 10 mil unidades aos demais municípios de Mato Grosso do Sul. O teste de antígeno é importante porque ajuda a identificar a infecção atual de Coronavírus em indivíduos que apresentem sinais ou sintomas suspeitos de covid-19”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

O Estado já havia repassado 39 mil testes de antígenos doados pelo Ministério da Saúde e a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) a 53 municípios, que foram selecionados por alguns critérios como: ser cidade de fronteira; percentual de RT-PCR efetuado durante toda a pandemia; distância do Lacen/MS; distância da sede da macrorregião de saúde e avaliação do Prosseguir.

Exemplo - Durante avaliação realizada pela OPAS em junho, como critério de boas práticas, os técnicos chamaram atenção para o sequenciamento genômico, que permitiu a identificação de novas variantes do coronavírus presentes em Mato Grosso do Sul. Além de destacar a organização de trabalho frente à vacinação, a qual Mato Grosso do Sul tem se tornado referência nacional.

O Estado já aplicou 2.310.352 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 1.387.439 com a primeira dose, 692.101 com a segunda dose e 230.812 com dose única. Aqui, 77.73% da população adulta vacinável maior de 18 anos receberam a 1ª dose do imunizante e 44.33% foram imunizados com a segunda dose.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário