ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Estado vai distribuir 20 mil testes de covid-19 entre os municípios do interior

O Estado já havia repassado 39 mil testes de antígenos doados pelo Ministério da Saúde

Adriano Fernandes | 31/07/2021 19:30
Dispositivo de realização do teste da covid-19. (Foto: Kísie Ainoã)
Dispositivo de realização do teste da covid-19. (Foto: Kísie Ainoã)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) vai distribuir para todos as cidades do Estado, nesta segunda-feira (2), 20 mil testes rápidos da covid-19 para as ações de enfrentamento das secretarias municipais do interior. O envio dos testes vai começar às 8h.

“Vamos repassar 10 mil unidades aos municípios de fronteira que fazem parte do ‘Projeto Vebra Covid-19’ e mais 10 mil unidades aos demais municípios de Mato Grosso do Sul. O teste de antígeno é importante porque ajuda a identificar a infecção atual de Coronavírus em indivíduos que apresentem sinais ou sintomas suspeitos de covid-19”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

O Estado já havia repassado 39 mil testes de antígenos doados pelo Ministério da Saúde e a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) a 53 municípios, que foram selecionados por alguns critérios como: ser cidade de fronteira; percentual de RT-PCR efetuado durante toda a pandemia; distância do Lacen/MS; distância da sede da macrorregião de saúde e avaliação do Prosseguir.

Exemplo - Durante avaliação realizada pela OPAS em junho, como critério de boas práticas, os técnicos chamaram atenção para o sequenciamento genômico, que permitiu a identificação de novas variantes do coronavírus presentes em Mato Grosso do Sul. Além de destacar a organização de trabalho frente à vacinação, a qual Mato Grosso do Sul tem se tornado referência nacional.

O Estado já aplicou 2.310.352 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 1.387.439 com a primeira dose, 692.101 com a segunda dose e 230.812 com dose única. Aqui, 77.73% da população adulta vacinável maior de 18 anos receberam a 1ª dose do imunizante e 44.33% foram imunizados com a segunda dose.

Nos siga no Google Notícias