A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

13/04/2012 09:56

Professor é esfaqueado por estudante em escola de Campo Grande

Paula Vitorino e Fernando da Mata

Agressão aconteceu na escola estadual José Barbosa Rodrigues, onde outro estudante mostrou arma e ameaçou colegas

Escola onde aconteceu agressão funciona normalmente hoje. (Foto: Minamar Júnior)Escola onde aconteceu agressão funciona normalmente hoje. (Foto: Minamar Júnior)

Alunos e funcionários da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues viveram momentos de terror na noite de ontem após um aluno esfaquear professor e outro ameaçar estudantes com revólver.

Segundo boletim de ocorrência registrado pelo diretor, a confusão começou por volta das 20h20, quando bate o sinal para os alunos trocarem de sala.

“Saímos no corredor e vimos a confusão. Todo mundo chorando, desesperado, um verdadeiro horror e o menino apontando a faca pra cabeça do diretor”, conta uma estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Na versão da aluna, o agressor teria invadido a sala do 1º ano com uma faca em mãos para tirar satisfações com a namorada, que estuda na sala. Depois de ouvir boatos de colegas da escola, ele acusava a menina de ter saído com o outro rapaz. O professor de física, que estava na sala de aula no momento, tentou impedir o aluno de entrar no local e agredir a menina, mas acabou sendo vítima do estudante.

Já o diretor da escola, Edivaldo Lourenço da Silva, no boletim de ocorrência, diz que a agressão aconteceu porque o autor e namorada estavam conversando na porta da sala, o professor foi chamar a atenção, mas o aluno não gostou e agrediu o funcionário.

Após o desentendimento, o aluno esfaqueou o professor no ombro e no braço esquerdo. Os golpes atingiram de raspão. A faca tinha cerca de 15 centímetros e o estudante teria entrado com ela dentro da mochila.

Após a agressão, o estudante saiu correndo e tentou fugir da escola, mas o portão estava fechado. O diretor tentou conversar com o garoto, mas o estudante teria apontado a faca para a cabeça do funcionário, enquanto chutava o portão e ameaçava agredi-lo: “Não vem não que eu furo mais gente e te furo também”, contou o diretor no boletim de ocorrência.

“Ele começou a contar até três e disse que se o diretor não abrisse o portão ele iria matá-lo. O diretor abriu e o menino chamou a namorada para ir junto. Os dois fugiram”, conta a estudante.

A Polícia Militar foi acionada e iniciou rondas na região, com o objetivo de encontrar o estudante. Os alunos foram levados de volta para as salas de aula e aguardavam para serem liberados quando outro aluno saiu no corredor e começou a ameaçar estudantes e funcionários com um revólver.

“A gente acha que ele ficou com medo por conta da presença da Polícia, de que descobrissem que ele estava armado, e acabou se desesperando e se entregando”, tenta explicar.

Segundo os estudantes, o aluno dizia que iria matar “todo mundo” se pegassem ele. No entanto, a PM foi acionada e não encontrou arma com o estudante ou dentro da escola.

Segundo a direção da escola, o estudante que esfaqueou o professor foi capturado pela Polícia em sua residência. O professor foi encaminhado para unidade de saúde, mas já foi liberado.

Insegurança - Moradores vizinhos da escola disseram à reportagem que viram todo o tumulto em frente ao local e que brigas no local são constantes. “É direto briga nessa escola”, afirmou Plácito Heleno Ramires, de 21 anos.

Uma estudante contou que outros casos de estudantes entrarem no local com armas já aconteceu, sendo que em um dos incidentes um aluno ficou ferido. No entanto, a aluna diz que os incidentes acabam não sendo divulgados.

Os estudantes também afirmam que não existe segurança no local, sendo apenas um agente patrimonial que faz a vigilância. "Todo mundo entra com o quer na mochila. O agente não usa nem cacetete", diz.

Já o diretor diz que nunca tinha presenciado outros casos de violência e que o aluno que agrediu o professor não tinha histórico problemático. “Ele não era um menino com histórico escolar. Nunca tinha acontecido incidente como este”, diz o diretor.

A Secretaria Estadual de Educação (SED) informou que uma nota com a versão da escola deve ser divulgada até o fim da manhã.

Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


Professores, favor na hora de pedir aumento salarial, seja mais amigo da escola e veja a escola como segunda casa, e nao como um bem do estado, pois todos pagamos imposto em tao todos devemos cuidar dos patrimonios e nao so pensar em salario, Pais forman caracter do filho a escola tem obrigação de educar em questao de ensino, pq a secretaria nao cria um cartao, com controle de acesso a escola....
 
Humberto Oliveira Bueno em 17/04/2012 09:13:17
Sou Professora e Diretora de Escola. Pergunto: E se esse Professor tivesse dominado essa "CRIANÇA", tomado a arma da mão dele e de alguma forma tivesse dado apenas um arranhãozinho nele, como será que ele iria se virar? Será que ele seria compreendido e tratado como educador, herói ou seria tratado por nós como DESPREPARADO (essa palavra está tão em moda pelos juízes de plantão)? Insalubridade já!
 
SUELI ARAUJO LIMA em 15/04/2012 02:42:04
Não é o "Barbosa" ou outra qualquer... A violência está em todo lugar! Quem fica perguntando: cadê a segurança? está sendo hipócrita... é praticamente impossível ter policiais em todo lugar a todo momento... A coisa já degringolou devido ao abandono da FAMÍLIA... As LEIS frágeis acabam protegendo o MALACO. Assim caminha a humanidade. Uns nascem, outros morrem... Segurança? Esqueçam! Cada um por si
 
Suzane E. A. Lacerda em 15/04/2012 02:34:02
EU ESTUDEI NESTA ESCOLA E FORAM OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA ACHO QUE APENAS FOI FACILITADO A ENTRADA DO INDIVIDUO QUE COMETEU ESSE ATO ,POIS O PROFESSOR DEVE SER RESPEITADO.
 
DANY SERINO em 14/04/2012 10:37:40
OS ALUNOS FICAM SEM LIMITES POIS NÃO EXISTE LEIS JUSTAS E POUCOS LIGAM PARA A EDUCAÇÃO! ESSAS MATÉRIAS SAO TRISTES MAS É UMA REALIADE COMUM NA MAIORIA DAS ESCOLAS!
 
RODOLFO sANTOS em 13/04/2012 12:32:42
esse carinha é um projeto de bandido,e a namorada que fugiu com ele é uma desqualificada.
 
gislene cardoso em 13/04/2012 12:23:43
Onde vai parar a EDUCAÇÃO...
 
Marcos Mendes em 13/04/2012 12:10:04
Alerta aos eleitores em ano de votação - quais os partidos e candidatos realmente comprometidos em oferecer segurança e policiamento nas escolas? Será que é muito caro instalar detector de metais para impedir a entrada de armas e facas ? será que é muito caro uma estante onde guardar os celulares dos alunos que incomodam as aulas e devolvê-los ao final?
 
Carlos Eduardo Calvani em 13/04/2012 12:05:05
Aonde iremos parar se não podemos nem estudar tranquilo hoje em dia, que país e este e agora ele não vai preso por ser de menor e fica tudo por isto mesmo né.
 
Graciela Alves em 13/04/2012 11:47:54
NOSSA QUE TRISTE ESSE FATO,POIS NINGUEM TEM SEGURANÇA MAIS,PROFESSORES ALI TRABALHANDO E ESSES BANDIDOS SOLTOS ATERRORIZANDO POR AI. VOU SER PROFESSORA E ISSO ME DEIXA INDIGNADA,TEMOS QUE FAZER O QUE,CURSO DE DEFESA PESSOAL TAMBEM QUANDO ESTAMOS FAZENDO FACULDADE? É COMPLICADO,CADE A SEGURANÇA DENTRO DA ESCOLA? GUARDAS,SEGURANÇAS,POLICIAIS? DIFICIL HEIN....
 
camila porto em 13/04/2012 11:45:52

Se preparem que é disso para pior... enquanto não ocorrer respeito para com os Prof. e Adm. da Escola.
Isso é o que dá as nossas leis não punir (com rigor) "menores" infratores.
Sabem o que vai ocorrer? Vão culpar o pobre do guarda que não revistou todos os que entram na Escola, ou o Prof. que não soube fazer uma "mágica" para acalmar a fera do aluno, ou os funcionários.
Acorda Judiciário!!!
 
Nivaldo Silva em 13/04/2012 11:19:28
São estes o resultados que temos quando somos frouxos, perante esta catrefa de alunos que nada querem com estudar e crescer decentemente. as escolas e o professores pagam o preço da humilhação, quando as leis protegem vagabundos. Não devemos nos esquecer que os grande homens sempre passam pelo mão de um professor, Não se pode permitir que este tipo de gente faça o que estão fazendo.
 
Romaldo Milani em 13/04/2012 11:09:21
É assim mesmo, ja estudei no barbosa sempre tem brigas horriveis, alunos que não respeitam os professores,funcionarios, colegas de classe e até mesmo diretor.Acham que estam em casa, fazem o que quer, usam drogas nos fundos da escola, até mesmo de dia.Precisamos de mais segurança nas escolas.
 
Pamella Couto em 13/04/2012 10:51:39
ta parecendo aqui no iraçi coelho, muito tumuto, bagunça briga gente fumando droga dentro e fora da escola o diretor da escola finge que não ve nada, estranho isso é bom abrir os olhos tem gente ganhando pra ficar só desviando dinheiro publico. coitados dos professor ganha mal e sao mal tratados, esses são os alunos do futuro que futuro em.
 
edmar dias coelho em 13/04/2012 10:33:32
PROFESSOR: Profissão de risco!! ESTUDANTE UMA OVA, é ladrão, bandido dos grandes disfarçado de gente!!!! MANDA ELE PUXAR 10 ANOS DE CADEIA COM TRABALHOS FORÇADOS QUE JÁ SERVIRÁ DE EXEMPLO PARA TODOS QUE PENSAM EM DAR UM DE BONZÃO!!
 
Beto Barbosa em 13/04/2012 10:04:27
Gente , estudei 4 anos nesta escola na parte da manha e noite , e nunca presenciei uma briga feia que tivesse armas brancas e outros .
Temo por minha filha o que vai ser dela !!! vamos fazer alguma coisa !!!
Como diz um cartaz que li " VERBA , TIRE DA CORRUPÇÃO E COLOQUE NA EDUCAÇÃO".
 
vanessa marques em 13/04/2012 08:39:05
TUDO ISSO QUE ACONTECE NAS ESCOLAS É CONSEQUÊNCIA DA MÁ EDUCAÇÃO QUE OS PAIS DÃO PARA OS FILHOS, A NOSSA JUSTIÇA SÓ DA RAZÃO PARA O ADOLESCENTES QUE FAZEM O QUE QUER DENTRO DAS ESCOLAS, OS PAIS SE SENTEM AMEAÇADOS PELOS PRÓPRIOS FILHOS,E A MAIORIA DOS PAIS QUANDO SÃO CHAMADOS NAS ESCOLAS PARA RESOLVEREM PROBLEMAS DE MAL COMPORTAMENTOS DOS FILHOS AGEM COMO SE O PROF FOSSE O CULPADO.
 
JOVINA ALVES DE JESUS em 13/04/2012 07:27:07
Minha solidariedade aos professores e ao diretor dessa Escola do bairro Itamaracá. Essa violência é típica de uma sociedade hipócrita como a brasileira, onde bandido que falta um dia para completar 18 anos não pode ser chamado de bandido, é "apenas" menor infrator. E não comete "crime". Mesmo que ele mate só comete ato infracional. Menino de 14 anos não pode trabalhar. Drogar pode.
 
elias vieira em 13/04/2012 07:25:24
Todos falam em reforma educacional, seguir os documentos oficiais, referencial e etc. como dar aula digna aos alunos uma vez eles nos proíbem de dar aula. não temos segurança em sala de aula, perdemos autoridade, a escola ao invés de ser um lugar de aprender e/ou educar, esta se tornando uma instituição aonde os pais jogam os filhos e não acompanham o que fazem. alunos bandidos, ladrões, drogados.
 
João Ribeiro em 13/04/2012 05:34:57

Cada vez que vejo esses incidentes envolvendo professor x aluno, fico deprimida, pois a falta de respeito é tamanha que não dá para fazer comentários. Bons tempos em que nossos professores eram líderes, pessoas qualificadas, os professores eram enérgicos, mais também eram conselheiros, quantas saudades. Meus pais sempre diziam,que os professores eram como se fossem nossos pais.
Ai que tempo bom.
 
Elenice Gomes da Silva em 13/04/2012 05:25:23
Pois é...esses dias houve uma agressão em uma escola Municipal de um aluno contra o outro aluno...E a população se mostrou indignada,perguntando cade o diretor? os professores? os monitores que não viram? E agora? E quando a agressão é contra o professor???


AI EU PERGUNTO??? ONDE ESTA OS PAIS DESTE DELINQUENTE? Vcs estão vendo que não é a escola culpada de nada? Deus nos proteja!!!
 
solange gomes em 13/04/2012 04:10:50
TOMEM PROVIDÊNCIAS ADEQUADAS ! ANTES DE SE TIRAR VIDAS INOCENTES !!!!!
 
nayara mezza em 13/04/2012 04:05:01
Olha não é a questão do aluno em si, as pessoas andam estressadas com os problemas do dia a dia e acabando descontando nos outros , falta mais harmonia em todos os ambientes talvez se o professor também tivesse uma outra conduta ao falar com os alunos , pois os jovens tudo que dizemos a eles os mesmos pensam que sendo chamados atenção .
 
SANDRA DA SILVA em 13/04/2012 04:00:32
é uma escola muuuito booa no ensino ,ñ tenho oqe reclamar sobre isso , mas a segurança ñ tem nenhuma , e se o diretor dizer ao contrario irá mentir ! Adolescentes qe ñ estudam no local entram e saiem a hora que bem entender .
 
nayara mezza em 13/04/2012 03:59:46
O Beto Barbosa, que é isso nada de radicalismo. Ao ver da Psicanálise é uma criança inocente, que só estava brincando com a faca. Não tem Problema não!!!!Ele só vai ficar uns dias internado no hospital, ai volta. A gente não pode ser tão, tão, radical, senão o E.C.A - vai dizer que nós estamos sendo injusto com ele ( Coitadinho do menino). O professor é que se jogou na frente da faca. Olha Facaaaa
 
jose carlos em 13/04/2012 03:46:39
Eu também já estudei nessa escola... realmente é uma vergonha esse tipo de situação que está acontecendo... cade a segurança ?? cade o respeito ?? cade o amor ao próximo ?? como vamos deixar nossos filhos nas escolas e ir trabalhar tranquilos ? difícil demais, não sei onde vamos parar...
 
Keli Aguiar em 13/04/2012 03:43:52
Trabalhar como Educador ou como Agente Priosional, o risco é o mesmo. Então, Senhores Deputados aprovem uma Lei que determine o pagamento de ADICIONAL DE PERICULOSIDADE aos trabalhadores em Educação que atuam nas Escolas Públicas e Particulares também.
 
DOUGLAS MACHADO em 13/04/2012 03:41:11
Familia, Familia, onde estão vocês a muito tempo. sumiu nesse século, voltem, voltem FAMILIA aiaiaiaiaiiaia...
 
Célia Campos em 13/04/2012 02:47:37
Muito Bem! O malacabado gosta de usar facas néh? Pois bem, coloque ele durante 180 dias para cortar e limpar o pátio da Escola e outras da rede pública, mas com uma faca cega, e lógico e ainda responder criminalmente por tentativa de homicídio. Quero ver se não tomará vergonha na cara e não aprenderá a ser homem. Esses merdas fazem essas barbaridades porque sabem que a pena é muito branda.
 
DOUGLAS MACHADO em 13/04/2012 02:02:47
É isso aí!!!!!! Sabem porque está acontecendo esse tipo de coisa.... porque, hoje os pais não podem mais educar seus filhos em casa porque vem o Conselho Tutelar para punir os pais. Os professores não tem autonomia mais sobre os alunos. Se um professor olhar diferente para o aluno, vem punição..... para o professsor. Como diz o Boris Casoy, isto é uma vergonha............