A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

26/07/2012 09:46

Alunos da UCDB fecham entrada para protestar contra preço do estacionamento

Paula Vitorino e Mariana Lopes
Protesto aconteceu em uma das entradas da UCDB. A Polícia Militar prestou apoio no local.(Foto: Mariana Lopes)Protesto aconteceu em uma das entradas da UCDB. A Polícia Militar prestou apoio no local.(Foto: Mariana Lopes)

Com faixas, pneus, apitos e disposição para parar os veículos, acadêmicos da UCDB protestaram nesta manhã (26) contra os aumentos semestrais do estacionamento. Cerca de 20 alunos fecharam uma das entradas de veículos da universidade, tentando exigir que os demais alunos estacionassem do lado de fora.

O objetivo, segundo os manifestantes, é fazer a empresa “sentir no bolso” a falta de clientes. O manifesto gerou uma longa fila na entrada na universidade, tumulto, mas teve a adesão da maioria dos alunos, que lotaram as ruas laterais com seus veículos.

Segundo balanço da empresa terceirizada que cuida do estacionamento, apenas 30 veículos pagantes entraram no estacionamento, enquanto que normalmente a média diária é de 300 pessoas. Mas os alunos contestam que o número diário passa de 1 mil veículos.

O aumento no valor do estacionamento é registrado desde 2010, quando custava R$ 1. No ano seguinte a tarifa aumento dobrou para R$ 2, os alunos protestaram e conseguiram derrubar para R$ 1,50.

Mas no início deste ano o preço voltou a subir para R$ 2 e nas voltas às aulas para o segundo semestre, os alunos foram surpreendidos pela tarifa de R$ 2,50.

“É muito caro o valor do estacionamento. Pra quem precisa vir mais de uma vez por dia na universidade o preço pesa ainda mais”, reclama a estudante Daniely Reis, 24 anos, que aderiu ao manifesto e estacionou do lado de fora.

Um dos organizadores do protesto, Guilherme Presotto, de 20 anos, diz que o aumento da tarifa é totalmente desproporcional a qualquer outro tipo de reajuste, inclusive se comparado ao aumento do salário mínimo.

Ele também reclama que o estacionamento não se responsabiliza pela segurança. “Meu carro já foi riscado dentro da universidade e o estacionamento não quis se responsabilizar”, afirma.

Entre os alunos que não aderiram ao protesto, a justificava foi a falta de tempo para procurar vaga do lado de fora ou o fato de não concordar com a ação dos estudantes.

“Concordo com a causa do protesto, mas não com o jeito como ele foi feito. As pessoas tem o direito de ir e vir, fechando a entrada eles causam outro problema com o tumulto do lado de fora”, diz o estudante de mestrado, Caciano Lima, de 30 anos. Ele geralmente já estaciona fora da universidade por não concordar com o preço abusivo da empresa.

Os estudantes prometem contiuar os manifestos no período matutino e noturno até a tarifa ser reduzida.

Resposta - A assessoria de imprensa da UCDB informou que o estacionamento é de empresa terceirizada. No local do protesto não havia nenhum responsável pela empresa e a reportagem não conseguiu contato com por meio de telefone.

A informação dos estudantes é de que a empresa também é responsável pelo estacionamento da UniversidadeAnhanguera Uniderp.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


Já bateram no meu carro e amassaram dentro do estacionamento, fui reclamar eles queriam provas, claro eu vi quem foi disserto né? a prova é um p.. amassadão na porta.
 
Wesley Mattos em 06/02/2014 15:31:38
Não tá R$2,50, está abusivos R$3,00!!!!!! Não houve nenhum tipo de melhoria que justifique o aumento, e caso houvesse melhorias, partiria da UCDB e não do estacionamento LEGIS.... ridículo pagar R$3,00 todos os dias. Como bem dito, não estacionam 300 carros todos os dias... estacionam mais de 1000 veículos!!!!!
 
Érico Correa Lopes em 06/02/2014 14:26:54
Quem critica , dizendo que os academicos impediram o direito de ir e vir está abraçado a total falta de conhecimento de como se deu o boicote , apenas a entrada do bloco 'C' foi fechada , as entradas dos blocos 'A' e 'B' estavam abertas afim de que quem nao concordava com o movimento.
O que é mais lamentável é ver pessoas desinformadas tentando subtrair a esperança daqueles que a cultivam.
 
Fabio Zahle Majnun em 30/07/2012 02:00:20
... as vezes é melhor pagar R$ 2,50 por dia, do que sofrer um dano de R$ 1.000,00 com uma pintura ou algum furto...
 
Leonardo Santos em 27/07/2012 11:48:26
Segundo a UCDB esta no contrato o aumento semestral, porem eles são indiferentes por causa que com certeza quanto mais eles conseguirem aumento mais eles pagam a UCDB pelo local e assim eles ficam de fora de acordos dizendo simplesmente q n são responsaveis não é eles quem aumenta mas tbm não fazem nada para melhorar e é o que impressiona falta de senso!
 
Nayara Souza em 27/07/2012 10:40:26
Bom Fernando somente uma entrada estava bloqueada quem não fosse a favor no protesto tem livre acesso a outra entrada, porem foi cedido aos alunos um estacionamento amplo em frente a UCDB e gratuito para colocarmos os carros o que acho que este espaço é ótimo para se adequar as condições de estacionamento e tirar aproveito dessa situação sem má fé!
 
Nayara Souza em 27/07/2012 10:35:00
Manifestar faz parte de um Estado Democrático, garantido pela Constituição Federal.
Precisa-se pensar em diversas hipóteses, foi fechada a parte de baixo do bloco C, mas a do Bloco A e B ficou aberta.
Temos q conscientizar os acadêmicos de todos os cursos, e não impedir pela força.
Viva a democracia.
 
Murillo Araújo Martins em 27/07/2012 09:01:59
Exelente!!!! a força jovem estudantil está acordando, só se combate os abusos, tanto de políticos como de qualquer outra imposição com manifestações.(lembram do impitiman do presidente collor? deu certo)parabéns e vão a luta por um Brasil digno...
 
jorge leandro em 26/07/2012 12:40:15
Eu nao bebo e não tenho nunhum vicio e nem por isso devo pagar um estacionamento desse valor sorrindo se a UCDB não tivesse aqele espaço eu concordaria mas ela tem isso é fato e não devemos viver como se estivesse em SÃO PAULO, nasci aqui e não ganho que nem Paulista e sim com Sulmatogrossense alguem comparou isso, lá o custo é maior , pois ganha mais e gasta mais e aqui? GANHA MENOS E PAGA MAIS?
 
Nayara Souza em 26/07/2012 12:01:54
Linda a matemática e a comparação c/a Europa,POREM se tmos carros é pq nos sacrificamos p/pagar p/conseguir alguma coisa e ainda pagar a faculdad p/ garantir o emprego p/pagar o carro q muitos nem do ano e nem zero é,MAS pelo visto isso ninguem ve certo são eles de tirarem o pouco q temos d uma vz só e fazrem regredirmos pois d onibus não pagamo estaci só o onibos c/krro pga comb e estacionamento.
 
Nayara Souza em 26/07/2012 11:57:37
Na Uniderp é 3,50, mas pelo menos tem como pagar 50 reais pelo mes inteiro... Na UCDB não tem valor mensal. Absurdo mesmo!
 
Pedro Savino em 26/07/2012 11:51:00
é incrivel a UCDB pod muito bm contratar outra empresa p/administrar q ela vm d olhos fechados,pois o lucro é CERTO!
Agora fica dando mole p/qlqer empresa q vem desfrutar do própria universidade e ditar as regras sabndo q ta prejudicando os seus alunos, a ESQUECI esse protsto n dev ser só p/o Legis e sim para a UCDB pois COM CERTZA ela ganha algo c/isso aumenta o aluguel tbm né SO PODE!
 
Nayara Souza em 26/07/2012 11:48:04
kakaakaak ... vão pra são paulo e ve quanto que custa então !!! ... 2,50 é barato ... quanto que não vale o seu veiculo ??? pagar 4 reais em uma garrafa e cerveja ninguém reclama né ...
 
wellington luxemburgo em 26/07/2012 11:43:23
Total apoio!!!
 
Luana dos Santos E. Oliveira em 26/07/2012 11:41:50
Os aumentos parecem abusivos, mas o valor em si, para mim, não. Alias, sempre me estranho que neste pais (renda por capita de $ 7000 ao ano) estudantes vem de carro, enquanto em europa (renda por capita de $ 40 mil ao ano) estudante com carro é raridade mesmo (em torno de 4% tem). Mas para estudantes da UCDB é complicado; a Uniderp tem acesso bom de onibus, e até de biciclea, mas a UCDB não.
 
Marcos da Silva em 26/07/2012 11:37:26
Um roubo isso configura roubo, imagina só
R$ 2,50 ao dia, ou seja la funciona tres periodos
matutino, vespertino e noturno, imagina quanto
essa empresa fatura no final do dia, com cerca
de em media 800 veiculos nos tres turnos, ou seja
um lucro diario em torno de R$ 6.000,00 mil reais
em 20 dias corridos do mes tirando o sabado e domingo
R$ 120.000,00, um ABSURDO....ao mes....
 
Ramona |Pereira em 26/07/2012 11:26:06
Na UNIDERP, pagamos R$ 3,50 a diária, é um absurdo, mas fazer o que, temos que pagar, né, melhor do que deixar na rua, sujeito a roubo e outras coisas que podem acontecer.
 
Juliana Banegas em 26/07/2012 11:25:12
Na Uniderp o estacionamento ta R$3,00, to vendo que lá ta precisando de uma manifestação também...
 
Pablo Romario em 26/07/2012 11:16:28
O povo campograndense deveria se reunir para fazer isso com o preço da gasolina tb
 
Andre Martelis em 26/07/2012 11:07:17
Isso não é nada perto do absurdo que é cobrado nos estacionamentos da UNIDERP. Sou a favor deste manifesto, para evitar que os preços se elevem cada vez mais.
 
Elisa Silva em 26/07/2012 11:02:31
Sou a favor do Protesto. Mas a conduta realizada comprometendo os carros a estacionarem fora do Estacionamento é incorreto.
Vamos usar o raciocínio do Diálogo entre EMPRESA x DCE x UCDB...

Vamos a Luta Estudantes!!!!
 
Bruno Zottos em 26/07/2012 04:05:00
Tem que protestar sim! Se ninguém abre a boca o problema tende a piorar, e no próximo semestre começam a pagar R$ 4,00. Mas alguém viu se não foi a UCDB q aumentou o custo da empresa? Se foi isso eles estão repassando o valor. Então pode ser o caso da universidade também negociar.
Na UNIDERP pago R$ 2,50 (para moto), carro deve ser uns R$ 3,50 mesmo.
 
Rafael Simões em 26/07/2012 02:52:38
Concordo com os acadêmicos, temos que moralizar, não é justo por ser empresa terceirizada cobrar o quanto eles acham no direito, mas, ninguém é obrigado aceita, e para não aceitar, deve-se fazer o que estão fazendo, barrem as entradas. Outro porém, a administração da UCDB dizer que não intervém por ser tercerizada, não vem o caso, isto é conluio, pois o imóvel é de propriedade da UCDB.
 
Ariel Oliveira em 26/07/2012 02:48:56
( 2ª parte) O motivo q levou muitos estudantes a estacionarem seus carros no entorno da Universidade não foi em apoio ao movimento , mas a falta de outra opção. Esses acadêmicos que protestaram bloquearam a entrada dos estacionamentos. Não tinha como entrar. Se estão insatisfeitos, busquem outros meios para suas demandas, ou, simplesmente boicotem. Mas respeitando os demais.
 
Fernando Silva em 26/07/2012 01:52:00
( 1ª parte) Ninguém é obrigado a pagar a taxa de estacionamento se discorda do valor cobrado. Basta estacionar o carro na via pública. Mas impedir o acesso daqueles que querem entrar na Universidade é inaceitável. Todos temos o livre arbítrio e o direito de ir e vir. O direito de fazermos nossas próprias escolhas. O que esses acadêmicos fizeram não foi protesto.
 
Fernando Silva em 26/07/2012 01:46:00
Concordo com o comentário da Nayara Souza. Provavelmente, as pessoas que fizeram os comentários contra a manifestação, não possuem a situação financeira de um típico estudante sulmatogrossense. É engraçado como essa empresa terceirizada aumenta os preços gradativa e bruscamente, e eu, que estudo na UCDB há quase 05 anos, não vejo melhorias no estacionamento. APOIO O MOVIMENTO COM CERTEZA!!!
 
Cynthia Belchior em 26/07/2012 01:31:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions