ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Análise do TCE trava debate sobre contrato da Águas, avalia Agereg

Diretor-presidente da entidade afirma que rediscussão do contrato impede análise sobre equilíbrio financeiro do contrato de concessão com o fim da tarifa mínima de água

Humberto Marques | 09/07/2018 15:02
Contrato da Águas Guariroba ainda é discutido no TCE, afirma Vinicius Campos. (Foto: Minamar Jr/Arquivo)
Contrato da Águas Guariroba ainda é discutido no TCE, afirma Vinicius Campos. (Foto: Minamar Jr/Arquivo)

A análise pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) de dois aditivos do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto em Campo Grande ainda impedem a rediscussão dos termos para prestação do serviço na cidade. A explicação partiu de Vinicius Campos, diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados), ao comentar implicações da decisão judicial que validou o fim da tarifa mínima de água na Capital.

A Corte de Contas analisou em abril deste ano recurso apresentado pelo então vereador Marcos Alex, e 2012, contestando dois termos aditivos ao contrato entre prefeitura e Águas –que, na prática, estendiam de 30 para 60 anos o prazo para exploração do serviço público pela concessionária. No julgamento, o TCE considerou um dos termos, que dava mais 12 anos para exploração do serviço, irregular, mas validou outro de 18 anos.

Segundo Campos, embora o caso tenha ido ao plenário para analisar pedido liminar sobre o caso, falta a apreciação do mérito. “A Agência está proibida de analisar questões quanto ao desequilíbrio do contrato por conta da decisão do TSE, que suspendeu qualquer análise. Enquanto ela perdurar não há o que falar em reequilíbrio. Liberaram só o emergencial, mas falta o mérito do terceiro e quarto aditivos”, afirma o diretor-presidente.

Tarifa mínima – Paralelamente à discussão do contrato de concessão, a Prefeitura de Campo Grande começou a adotar, em 2017, medidas que visam a extinção da tarifa mínima de água no município. Inicialmente prevista para este ano, a questão chegou às raias judiciais, adiando a suspensão da modalidade de cobrança em 2019.

Concessionária ainda pode recorrer de decisão que acabou com a tarifa mínima de água. (Foto: Bruna Kaspary/Arquivo)
Concessionária ainda pode recorrer de decisão que acabou com a tarifa mínima de água. (Foto: Bruna Kaspary/Arquivo)

Até 2017, todos os consumidores residenciais de Campo Grande pagariam, pelo menos, por 10 metros cúbicos de água e 70% do valor pelo uso da rede de esgoto. Isso equivalia a contas de valor mínimo de R$ 75 mensais.

Alegando “justiça social”, Marquinhos anunciou o fim da cobrança mínima e a apuração sobre o consumo exato de cada unidade residencial. Neste ano, porém, a tarifa mínima foi reduzida em 50% –sendo apurada sobre 5 metros cúbicos mais o uso de esgoto também na proporção de 70%, perfazendo R$ 37,50. A partir daí, seria cobrado por cada metro cúbico de água consumido e a tarifa proporcional de saneamento.

Depois de o caso ir parar na Justiça em caráter liminar –com decisões contrárias e, depois, favoráveis ao Executivo– o juiz Marcelo Andrade Campos analisou o mérito da questão considerado o decreto municipal válido. “O que nos cabe, agora, é ver se a águas vai recorrer ou não”, afirmou Vinicius Campos, segundo quem a manifestação “dá mais segurança jurídica” ao decreto.

Para o magistrado, a prefeitura pode alterar o regulamento do contrato, sendo seu direito, também, “a fixação das tarifas remuneratórias de concessão”. A Águas havia alegado que a decisão unilateral do município em extinguir a tarifa mínima seria equivocada e não levava em consideração o equilíbrio financeiro do mesmo. A prefeitura, por seu turno, justifica que o decreto que acaba com a tarifa mínima prevê a questão.

Cabe recurso à decisão de primeira instância. Ao Campo Grande News, a Águas Guariroba disse que ainda não foi notificada.

Nos siga no Google Notícias