A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

02/08/2012 10:29

Ao se despedir do filho, mãe diz que continuará luta por doador de medula

Mariana Lopes
Cartazes espalhados pela sala onde aconteceu o velório lembram a luta da família em busca de um doador (Fotos: Minamar Júnior)Cartazes espalhados pela sala onde aconteceu o velório lembram a luta da família em busca de um doador (Fotos: Minamar Júnior)

Entre lágrimas e a voz apertada, Dirce Coelho conta sobre os últimos momentos do filho caçula, de 14 anos, Victor Hugo Coelho Pereira, que faleceu ontem, por volta das 22h, após lutar por quase quatro anos contra a leucemia.

Dirce ficou conhecida em Campo Grande por encabeçar campanhas para conseguir doadores de medula óssea para o garoto, desde dezembro do ano passado. A luta dele terminou ontem, mas a da mãe continua, agora pela vida de tantos outros que sofrem da doença que lhe tirou o maior tesouro de sua vida, o filho.

Ele estava internado desde o dia 26 de junho, no CTI do Hospital Regional de Campo Grande. “Lutamos até o fim, tentamos de tudo para salvá-lo, mas ele não aguentou”, desabafa a mãe, lançando um olhar cheio de saudade e admiração para o caixão que aconchegava o corpo do garoto. “Ele é o meu guerreiro, só pedia para a gente rezar por ele”, conta Dirce.

Durante quase um ano, entre os vai-e-vem ao hospital, ela gastou sola de sapato para pregar cartazes e conseguir ajuda, divulgação, apoio, para a campanha em busca de doadores de medula óssea.

“Perdi meu filho, mas tenho a certeza de que salvamos a vida de outras pessoas”, diz Dirce. Mesmo tendo a consciência de que fez até mais do que sua força permitia, ela não entrega os pontos com a morte do filho. “Ainda vou lutar muito para buscar a cura de pessoas de sofrem com essa doença tão cruel”, enfatiza.

Mãe e madrinha lembram da luta contra a leucemia e, no coração, a certeza de que ajudaram a salvar outras vidas (Foto: Minamar Júnior)Mãe e madrinha lembram da luta contra a leucemia e, no coração, a certeza de que ajudaram a salvar outras vidas (Foto: Minamar Júnior)

Madrinha e tia de Victor Hugo, Dina de Arruda Coelho acompanhou ao lado de Dirce toda batalha contra o câncer. “Muitas pessoas fecharam a porta na nossa cara, mas também recebemos muito carinho e ajuda”, lembra.

“Sei que é difícil conseguir doador compatível, é um em cada 100 mil, mas temos muito mais pessoas do que isso, só falta interesse e incentivo do poder público, até mesmo orientação de que é simples ser doador”, diz Dirce.

O velório acontece na Pax Real do Brasil, localizado na avenida Bandeirantes, 1.825, e o sepultamento será no Memorial Park, às 15h30.



Fico muito triste por receber esta noticia, sei quanto é dificil você lutar pela vida e perder!!
 
cristiane de oliveira em 03/08/2012 12:56:01
Fiquei muito triste com essa noticia,estava acompanhando a luta dele pela midia,eu sei o k essa mãe esta sentindo pois perdi meu filho pro cancer tambem,que Deus dê muita força nessa hora.
 
rosane escavoni em 03/08/2012 10:00:45
Dirce que Deus te conforte, tenho certeza que Nossa Senhora esta com ele, sinto muito que ele tenha partido, acompanhei a sua trajetória de dor e dedicação através de suas vizinhas Ana e Adeilda, fui uma das que foi fazer o cadastro da medula para doação para o Vitinho, sinto não ter sido compatível, coloque nas mãos de Deus o seu coração para que possa ter um pouco de conforto. Fique com Deus.
 
Alessandra Ferreira em 03/08/2012 09:42:22
que deus esteja com essa mae so ele traz o conforto , e que nos cada dia louvemos a deus pela saude que ele nos da todos os dias , por que as vezes ficamos mormurando e pedindo bens materiais com nossos filhos cheio de saude , e so enetemdemos quando deus manda essas provas , mas sabemos que tudo na nossa vida tem um proposito , ele esta na frente de tudo ....
 
alexandre montani de souza em 03/08/2012 09:09:19
que ele fique com deus e não desista mãe a senhora e seu filho são uns guerreiros .
 
Dantielle villalba acunha em 03/08/2012 08:45:16
EU CONHECI PARTE DA FAMÍLIA, POIS FUI PROFESSOR DO VICTOR HUGO NA CASA DELE E SEI DA LUTA QUE ELES PASSARAM, TEM UMA FRASE QUE UM DOS TIO DELE ME DISSE NO DIA DO VELÓRIO, QUE VOU LEMBRAR POR MUITO TEMPO, ELE ME DISSE " E! PROFESSOR NEM PARA ESSE GAROTO DAR TRABALHO PARA O SENHOR EM" AI EU FIQUEI QUIETO PENSANDO. AI EU DISSE EU PREFERIA QUE ELE FOSSE UM GAROTO SAPECA, MAS ESTIVESSE NO MEIO DE NÓS!
 
SEBASTIÃO APARECIDO DE SOUZA em 03/08/2012 08:40:33
A dor da perda de um filho creio eu é inexplicável, mas tudo tem um porquê, tenho certeza que Deus tem propósito pra todo esse sofrimento, nda é em vão, tenha fé, siga em frente, que você encontre forças para continuar sua luta! abraços!
 
Jucélia borges rezende em 03/08/2012 08:22:40
Amiga Dirce, sei o quanto é grande a sua dor,mas, maior ainda é o seu amor pelos demais necessitados de doação de medula óssea, e nesse momento de dor, que Deus ilumine sua alma, te conforte e te dê forças para continuar nessa luta.
Essa hora é muito fácil todos dizerem que foi o melhor para ele, mas para nós que ficamos, ou somos egoístas, ou sempre temos esperança duma melhora, por menor.beiijos
 
Virginia Neder em 03/08/2012 05:02:03
Que Deus o receba em bom lugar, e conforte o coração de todos seus familiares.
Força Dona DIRCE imagino o quanto esta sofrendo, estarei orando pela sra, e gostaria que soubesse que muita gente admira a sra pela sua luta!!!! Que DEUS ilumine seus caminhos. Um forte abraço!!!!!!
 
cristiane oliveira em 03/08/2012 01:01:26
É de se lamentar ver um quadro assim, e nossos
governantes de braços cruzados, pois deveria ser
criado um mecanismo pra atrair doadores uma vez
que tanto o municipio como o estado tem o poder
e a força para uma mobilização em massa, mas
estao nesse momento somente se preocupando
com eleições, e os municipes que pagam seus
impostos á deriva, onde estao as assistentes sociais
nessa hora.
 
Ramona Lopes em 02/08/2012 12:43:47
Boa tarde,

É muito triste ter que ler uma noticias dessas, é de partir o coração, pra mim todos que nascem já deveriam ser doadores, perder vidas dessa maneira é muito triste.
Que deus abençoe essa familia. Muitas paz pra eles.

Att.
 
Alexandre Eduardo Avelino em 02/08/2012 12:15:13
, sinto mt pela familia dele , a algum tempo doei mais infelizmente ñ fui compativel , que Deus abençoe a mãe dele , meu pesames a tda a familia dele.
 
isadora guarini em 02/08/2012 11:55:32
QUE DEUS POSSA DAR O CONFORTO A FAMILIA.Meus sentimentos.
 
Eliane Santos em 02/08/2012 11:11:20
Que Deus conforte o coração da familia do Victor HugO, que foi um menino muitO guerreiro por conviver com a doença a quatro anos... com certeza ele esta em um lugar bem melhor do que esse... Meus sentimentos!!!!
 
Priscila Guimarães de Melo em 02/08/2012 11:10:00
Fiz o cadastro para tentar ajudar o Vitor Hugo, mas infelizmente não fui compatível. Meus pêsames aos familiares e amigos.
 
Paula Lutero em 02/08/2012 11:04:42
Vá Com deus Victor hugo.. Que nossa Senhora o Apanhe Pela Mão e o Leve para o lado do Pai Todo Poderoso.
 
Everton Loubet Bastos em 02/08/2012 11:04:10
Que Deus te guie e dê conforto para sua família!
 
Paloma Santos em 02/08/2012 10:58:42
Vá em Paz Victor Hugo, que Deus e Nossa Senhora te recebam e consolem sua mãe aqui.
 
Juliana Maciel em 02/08/2012 10:48:36
Dois grandes guerreiros, mãe e filho, um grande exemplo pra todos nós. Mesmo com algumas dificuldades impostas pelo poder público eles lutaram até o fim. Muita força nessa hora. Victor Hugo agora está em paz ao lado do Pai Poderoso, Vitinho e nós temos certeza de que sua mãe fez o possível e impossível por ele.
 
Jorge Souza em 02/08/2012 10:14:13
Para quem é mãe a chegada de um filho é "pari" felicidade... E vê-lo no caixão é a dor de todas as dores... É despedir-se do sangue, do seu útero doador de amor, é ter o coração enterrado junto com o seu amor incondicional... Não há palavras que caibam nesse comentário que possa confortar esta heroína...
Deixo meu abraço e solidariedade...

 
Rosa Cabral em 02/08/2012 09:14:41
Que"DEUS" de muita luz a Victor Hugo e conforto à familia. Por outro lado, penso que é muito pouco o número de doadores e existe um certo receio da população, quem sabe se nossos governantes,incentivasse o doador com algum beneficio financeiro.Ex: Doador de medula óssea terá desconto em x% no IPTU; Familia doadora terá 10% a mais na bolsa familia. Parece uma compra?mas tudo nesse mundo é uma troca
 
jorge leandro em 02/08/2012 09:05:10
Tive a Felicidade de conhecer essas duas pessoas iluminadas: "Victor Hugo" ou Vitinho ou Vitão como chamávamos e sua Mãe "Dirce". Pude conhecer o que é inocência, o que é Lutar pela vida, o que é dedicação, o que é Perseverança, Amor a Vida, enfim, pude entender que nada mais é importante do que sermos Dignos e Dedicados ao que realmente interessa, o bem estar de nossos filhos, pais, entes e amigo
 
LOI DE OLIVEIRA em 02/08/2012 07:23:04
Nossa que pena,que tristeza...fui até o Hemosul na esperança de ser compativel,Deus abençoe essa mae guerreira...
 
Priscilla Bneitez em 02/08/2012 06:12:23
Que Deus Possa consolar essa família.Meus Sentimentos.
 
Ribeiro de Souza em 02/08/2012 05:54:29
Se a população tivesse mais consciência e "devoção a vida", talvez esse garoto e tantas outras pessoas pudessem ainda viver por longos anos. A compatibilidade por si só, já é algo dificil, e com poucos doadores cadastrados, as possibilidades são ainda menores. Por favor, imaginem-se no lugar dessa mãe ou no lugar de quem precisa. Seja você também um doador de medula óssea.
 
Fernando Silva em 02/08/2012 05:16:41
Dice, nessa hora é so DEUS que nos conforta, eu perdi a minha esposa dessa mesma doença, com 25 anos de idade no dia 04/09/2012.
DEUS tem o melhor para todos que nele confia. se apega em DEUS que vc vai ter a opornunidade de abraçar ele novamente la no céu
faça a vontade de DEUS e não o do homem e nem de tradições que parece ser bom mas o final e o abismo.
 
JOSEMAR ALVES VIEIRA em 02/08/2012 04:54:19
Deus ja mandou o conforto para a mãe do Vitor tenho certeza que ele está na glória com os anjos ao seu lado e com Jesus, te amamos Vitor Hugo .....vai deixar muitas saudades.....foi uma perca muito grande.
 
Jocelma Moura em 02/08/2012 04:50:35

Meus sentimentos a toda família(nossos antigos vizinhos), nesse momento tão difícil. Juntamente com mais três colegas de trabalho, fizemos nosso cadastro,mas infelizmente não conseguimos ajudá-lo.
Brilhante a colocação da leitora Ramona Lopes, você resumiu em poucas palavras grandes verdades.Esses governantes, estão preocupados só com seus bolsos.Vejam, o caso do setor cardiáco da Sta Casa.

 
Neyde de Oliveira em 02/08/2012 04:18:23
Nossa que noticia triste que Vitor Hugo descanse em paz ao lado d Deus e ilumine com seu brilho os que aqui permanecem, em especial a sua mae e tda a familia.Em vez do Governador ta brigando por causa de politica, entrando na justiça para impugnacao, pq ele nao vai atras de recursos para fazer campanhas para mostrar o quanto é preciso a doacao.O quanto podemos ajuadar.Podemos salvar vidas
 
susan keyla mendes ferreira em 02/08/2012 03:18:30
Que Deus conforte a familia de Victor Hugo, e devemos nos agregar ao maximo na campanha de doação de medula ,sou doador pena que não fui compativel
 
Jamil Mahmoud em 02/08/2012 03:16:53
QUE DEUS VENHA CONFORTAR ESSA MÃE,QUE O VICTOR HUGO ESTEJA DO LADO DE DEUS,PARA PODER DAR MUITA FORÇA PARA A MÃE DELE CAMINHAR.
 
WALKIRIA MAIA DE ALENCAR em 02/08/2012 02:32:21
conheci a Dirce na prefeitura ela me atendeu por muitos anos com alegria e como uma boa profissional , q o Senhor Jesus possa consolar seu coraçao e sempre lembrar que ela fez o melhor pelo seu filho,sempre foi uma mae presente, e o q devemos nos todos sermos com os nossos filhos, parentes e pessoas no geral, Deus te abençoe vc e uma LUTADORA.
 
JONECIR MOURA em 02/08/2012 02:17:26
Dirce e so DEus mesmo para confortar o seu coraçao pq vc sabe estavamos em um mesmo barco vc sabe disso a cinco anos q veio lutando tambem com a vida do meu filho ,o cancer e uma doença traiçoeira mas uma certeza eu tenho q ele esta juntinho com papai do ceu.Vai com Deus vitor hugo...sou a mae do Gabriel Victor fica com Deus Dirce vamos estar orando por vcs.Bjus
 
luciene maria de santana lima domingues em 02/08/2012 01:24:29
QUE DEUS DE TODO CONFORTO DO MUNDO PARA ESSA FAMILHA.
 
ADRIANO APARECIDO MOTA em 02/08/2012 01:07:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions