A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

13/12/2010 11:36

Aos 41 anos, Festa de Santa Luzia ganha "benção" do clima

Marcio Rodrigues Breda

Fé já é tradição no bairro

A missa, com benção dos olhos e procissão e a festa de Santa Luzia acontecem hoje (13), a partir das 18h30, na Capela de Santa Luzia, na Rua Santa Rosa, 163, no bairro Santa Luzia. A entrada é francaA missa, com benção dos olhos e procissão e a festa de Santa Luzia acontecem hoje (13), a partir das 18h30, na Capela de Santa Luzia, na Rua Santa Rosa, 163, no bairro Santa Luzia. A entrada é franca

A leve garoa que cai na Capital é recebida como uma benção para os fiéis que hoje (13) celebram a Festa de Santa Luzia, em Campo Grande. Apesar de cair em uma segunda-feira, a festividade que completa o 41º aniversário terá seu ponto alto esta noite, após mais de uma semana de temperaturas a quase 40 graus.

“Acho que o dia é mais uma bênção de Santa Luzia. O clima está muito bom para a festa. Mesmo caindo em uma segunda-feira, será cheia, animada e feliz”, descreve Sônia Gomes de Souza, moradora do bairro, devota da Santa e uma das 5 cozinheiras que se revezam entre o arroz carreteiro do almoço e a pastelada da noite, tradições da Festa.

No dia de Santa Luzia, a igreja localizada no bairro que compartilha seu nome fica aberta de manhãzinha até o fim da festa. Começou com uma missa antes das 8 horas, café da manhã entre fieis e segue com o almoço carreteiro, que deve reunir duas centenas de devotos.

Mas é a partir das 18h30 que a festa ganha mais contornos de tradição. Da missa os devotos seguem em procissão pelas ruas do bairro, para em seguida retornarem à igreja. A pastelada acontece ao som dos grupos musicais católicos formados por mais de 20 jovens da comunidade. Festa com entrada franca.

Movida pela fé, a festa emociona quem faz parte da história. “Uma avó fez uma promessa para a neta, que sofria uma grave doença nos olhos e estava prestes a ficar cega. Pagou a promessa levando de joelhos, desde a rua até o altar, uma contribuição para a paróquia. Mas, além disso, todos os anos ajuda na realização da nossa festa. É muito emocionante ver isso”, relata a ajudante Sônia.

Esta é uma festa que recebe muita gente de fora do bairro, uma tradição muito bonita e abençoada”, explica Luiz Carlos da Silva, músico experiente que hoje coordena os jovens artistas da igreja "Esta é uma festa que recebe muita gente de fora do bairro, uma tradição muito bonita e abençoada”, explica Luiz Carlos da Silva, músico experiente que hoje coordena os jovens artistas da igreja

Santa Luzia (ou Santa Lúcia) deriva do latim e significa portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a "janela da alma", canal de luz. Neste dia 13 de dezembro, além do dia da Santa, é celebrado o dia dos portadores de deficiência visual.

“Começamos as celebrações no dia 1º e vamos até o dia 19, no próximo fim de semana, quando acontece a parte social da festa, com churrasco e apresentações artísticas. Esta é uma festa que recebe muita gente de fora do bairro, uma tradição muito bonita e abençoada”, explica Luiz Carlos da Silva, músico experiente que hoje coordena os jovens artistas da igreja de Santa Luzia.

Serviço: A missa, com benção dos olhos e procissão e a festa de Santa Luzia acontecem hoje (13), a partir das 18h30, na Capela de Santa Luzia, na Rua Santa Rosa, 163, no bairro Santa Luzia. A entrada é franca.



Bom dia, a todos os devotos da nossa querida Santa Luzia...por favor preciso paga uma prómesa que fiz a Santa Luzia, estou pintando uma imagem e gostaria de saber só posso leva a Igreja.me da noticias, um abraso joaquina.
 
JOAQUINA AMARAL DA SILVA em 04/12/2012 11:21:27
o bom é ver esse crescimento da comunidade, tanto na parte cultural quanto na parte religiosa e a festa nao para viu pessoal, dia 18 e 19 teremos festa na comunidade todos estao convidados um grande abraço.
 
andré luiz da silva rodrigues em 14/12/2010 08:49:46
Paz e Bem, jovéns da Santa Luzia!

Estou passando para desejar boas festas. Ah, que Santa Luzia, possa sempre nos encaminhar para os caminhos do Senhor, como bem disse o nosso irmão Daniel.

Att.,

Fr.Neuzimar Campos,ofm
 
Fr. Neuzimar Campo, ofm em 13/12/2010 07:53:57
A IGREJA SANTA LUZIA FICA NA RUA SANTA MADALENA, NO BAIRRO SANTA LUZIA, CAMPO GRANDE/MS.
 
IVONE AP. SPINDOLA DE FREITAS MATOS em 13/12/2010 03:56:00
Caro Márcio,
Parabéns pela notícia. Há dez anos que participo juntamente com minha mãe da procissão de Sta. Luzia. A cada ano é crescente o número de devotos agraciados pelas intercessões desta Santa, que nos indica a Deus Pai: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade" (Sta. Luzia). Um abraço.
Daniel
 
Daniel Ventura em 13/12/2010 01:07:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions