ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Após 26 dias de espera em estado grave, criança é transferida para HU

Natalia Yahn | 27/01/2016 07:50
Maria Rita foi transferida ontem (26) às 18 horas para o Hospital Universitário de Campo Grande.(Foto: Arquivo familiar)
Maria Rita foi transferida ontem (26) às 18 horas para o Hospital Universitário de Campo Grande.(Foto: Arquivo familiar)

A menina Maria Rita de Souza Ferreira, de 1 ano e 4 meses, foi transferida para o HU (Hospital Universitário) de Campo Grande, após aguardar 26 dias por uma vaga na unidade. A mãe da criança, Márcia de Souza Viana, 23 anos, afirma que a transferência só aconteceu após a divulgação do caso ontem (26) pelo Campo Grande News.

“Foi por causa da reportagem sim que minha filha foi transferida. Ontem mesmo o HU enviou uma nota dizendo que ia aceitar minha filha no mesmo dia e liberaram a vaga”, afirmou.

A reportagem sobre a espera de Maria Rita foi ao ar pela manhã, e às 18 horas ainda dessa terça-feira, Maria Rita foi transferida do HR (Hospital Regional) – onde estava internada desde 31 de dezembro de 2015 – para o HU.

O Hospital Universitário é referência no tratamento de nefrologia infantil em Mato Grosso do Sul, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), que informou tentar desde 1° de janeiro a transferência da criança, mas sem sucesso.

“Eu procurei vocês (Campo Grande News) após orientação dos médicos, que disseram que eu podia fazer o que achasse melhor, para poder ajudar, pois lá pelo HR eles não estavam conseguindo a vaga”, explicou Márcia.

A criança estava doente desde o dia 19 de dezembro do ano passado, quando foi atendida em um posto de saúde de Nioaque, a 165 quilômetros de Campo Grande. Na época ela precisou ser encaminhada para o HR por conta de uma hérnia e deveria passar por uma cirurgia – que não foi realizada. Já no Hospital Regional, ela teve uma infecção urinária e ficou internada até o dia 29 de dezembro.

Maria Rita recebeu alta, mas retornou para o HR no dia 31 de dezembro, com inchaço em todo o corpo. No dia seguinte ela foi encaminhada para o CTI (Centro de Terapia Intensiva), e o diagnóstico de insuficiência renal crônica veio no dia 3 de janeiro.

No dia 20 de janeiro a criança deixou o CTI, mas retornou no domingo (24), após apresentar piora no quadro clínico e aumento na pressão.

Para que Maria Rita fosse transferida para o HU, a SES informou que propôs inclusive troca de pacientes, o que não foi aceito pelo hospital. “Ela precisava do atendimento do nefrologista pediátrico, a gente estava sem resposta sobre o problema dela, não sabia o motivo. Ainda hoje (27) o médico especialista vai avaliar a situação dela. Agora temos esperança de que tudo vai se resolver”, finalizou a mãe da criança.

Nos siga no Google Notícias