ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Após bater média histórica em 18 dias, chuvas devem continuar na Capital

Aliny Mary Dias | 18/11/2013 10:42
Tempestades causaram alagamentos na cidade na última semana (Foto: Cleber Gellio)
Tempestades causaram alagamentos na cidade na última semana (Foto: Cleber Gellio)

A previsão de recorde no volume de chuvas para o mês de novembro, já anunciada nos primeiros quatro dias do mês, se concretizou no sábado (16). Com as pancadas que somaram 40,4 milímetros no dia 16, o acumulado do mês chegou a 199,6 milímetros.

Apesar dos dados serem divergentes entre as três estações meteorológicas, o recorde foi superado em pelo menos dois índices divulgados. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o recorde para o mês é 110 milímetros. Neste caso, a quantidade é 80,9%.

Já o centro meteorológico da Uniderp/Anhanguera afirma que a média de novembro é de 165 milímetros.

No levantamento do Cemtec (Centro Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), a média histórica do mês é de 206,5 milímetros.

Já no início do mês as chuvas deram indícios de que o nível seria superado. Somente nos quatro primeiros dias já havia chovido 82% do esperado para o mês.

Conforme a previsão do Cemtec, as chuvas devem continuar até o dia 23 deste mês. A previsão não dá conta de que as tempestades serão fortes, mas de que as chuvas no fim da tarde devem ser constantes.

Chuva forte – As tempestades que caíram na última semana e também no sábado foram causadas por uma zona de grande umidade aliada ao forte calor. Conforme a meteorologista Cátia Braga, as chuvas são efeito de um calor termodinâmico.

Nos siga no Google Notícias