ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Após caso de gripe A, aulas em escola municipal são suspensas para limpeza

Higienização é realizada depois que pais "descobriram" que aluna estava doente e cobraram providências da direção. Aulas serão retomadas nesta terça-feira (30).

Anahi Gurgel | 29/05/2017 15:53
Fachada da escola municipal Major Y-Juca Pirama, na base aérea de Campo Grande. Aulas foram suspensas para higienização nesta segunda-feira (29). (Foto: Marina Pacheco)
Fachada da escola municipal Major Y-Juca Pirama, na base aérea de Campo Grande. Aulas foram suspensas para higienização nesta segunda-feira (29). (Foto: Marina Pacheco)

As aulas da Escola Municipal Major Y-Juca Pirama de Almeida, localizada na Base Aérea de Campo Grande, foram suspensas nesta segunda-feira (29) para que seja feita higienização em todas as instalações da unidade.

O serviço é realizado depois de pais "descobrirem" que uma aluna de 7 anos foi diagnosticada com gripe A, no dia 12 de maio. Eles cobraram providências por parte da direção da escola e da prefeitura.

A limpeza está sendo realizada nas 18 salas de aula e também nas administrativas, além de pátios, cozinha e banheiros. O serviço, que foi agendado na sexta-feira (26), acontece com acompanhamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Na escola foram imunizados 100% dos professores, informou a assessoria de imprensa. A unidade possui 480 alunos e 42 professores. As aulas amanhã ocorrerão normalmente.

A repercussão do caso veio à tona somente cerca de 2 semanas depois, quando uma mãe relatou ao Campo Grande News que sua filha, de 7 anos, também foi diagnosticada com gripe A, no dia 22 de maio. A partir daí, os pais iniciaram uma mobilização reclamando da omissão da direção da escola, que não informou o fato à comunidade escolar para que medidas de prevenção fossem tomadas.

Na sexta-feira de manhã, a Sesau realizou uma palestra para orientar pais e professores quanto à prevenção do vírus influenza, mas o evento acabou sendo palco de questionamentos por parte do público. No mesmo dia, um grupo de 50 pais protocolou abaixo-assinado junto à Semed, solicitando vacinação contra gripe a todos os alunos matriculados na escola.

Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura informou, no sábado (27), que não há previsão para vacinação das crianças, pois elas não se enquadram no grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde, que é de até 5 anos, e que a decisão só poderá ser definida após o encerramento da campanha nacional de vacinação, prorrogada até 09 de junho.

Esclareceu também que, dentre as medidas adotadas junto aos pais, está a orientação quanto à profilaxia, ou seja, limpeza das mãos e superfícies.

"Em exemplo, foi explicado aos pais para que os alunos tragam de casa seus objetos de uso pessoal como: toalha, álcool em gel e garrafa de água", informou.

Nos siga no Google Notícias