ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Não há previsão para vacinar alunos de escola onde Gripe A foi confirmada

Renata Volpe Haddad | 27/05/2017 10:17
Enviado pela mãe de uma criança de 7 anos, exame datado de 22 de maio apresenta diagnóstico positivo para Influenza A. (Foto: Direto das Ruas).
Enviado pela mãe de uma criança de 7 anos, exame datado de 22 de maio apresenta diagnóstico positivo para Influenza A. (Foto: Direto das Ruas).

Alunos da escola Municipal Major Juca-Pyrama, localizada na Base Aérea de Campo Grande, onde duas alunas foram diagnosticadas com a Gripe A, não devem ser vacinados, pelo menos por enquanto, por não estarem no grupo de risco. A prioridade da vacina é para crianças de 0 a 5 anos. Pais de estudantes protocolaram abaixo-assinado na Semed (Secretaria Municipal de Educação), por estarem com medo que ocorra um surto da doença. 

Segundo a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a equipe faz uma avaliação do abaixo-assinado, mas a princípio, os alunos não devem ser vacinados, por não estarem no grupo de risco. Para que a vacinação em alunos aconteça, seria necessário que a prefeitura arcasse com a vacina extra, porém o município precisa seguir o protocolo do Ministério da Saúde e uma medida poderá ser tomada apenas depois da campanha ser encerrada, informa a Sesau.

O efeito da imunização também não é imediato, demora cerca de 15 dias para a vacina fazer efeito.

Gripe A - O primeiro caso da doença foi diagnosticado em uma aluna de 7 anos, no início do mês de maio. No dia 21 de maio, uma outra aluna, também foi diagnosticada com a Influenza A. Os pais ficaram revoltados porque quando o primeiro caso foi confirmado, a escola não divulgou, pois “a orientação era não fazer comunicado oficial para não causar pânico entre pais, alunos e população em geral”, segundo uma mãe de aluno que preferiu não ser identificada. 

Revoltados, os pais protocolaram um abaixa-assinado com mais de 70 assinaturas, na Semed. Ontem (26) pela manhã foi realizada uma palestra com o objetivo de orientar pais e alunos quanto aos cuidados com higiene pessoal e prevenção do vírus influenza.

No entanto, a palestra, ministrada pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros, acabou sendo palco de questionamentos por parte do público, que pediu explicações para a omissão da diretora Lilia Rosinei de Souza Rodrigues em relação ao caso confirmado e esclarecimentos sobre as providências a serem tomadas daqui para frente.

Com o abaixo-assinado protocolado na Semed, o próximo passo agora é procurar orientação jurídica para pleitear na Justiça a vacinação dos cerca de 250 alunos da escola.

Nos siga no Google Notícias