ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após caso Ísis, Capital teve mais três casos de feminicídios em nove meses

Luana Rodrigues | 23/12/2015 13:18
Morte de Ísis foi o primeiro registro de feminicídio em Campo Grande. (Foto: Reprodução/ Facebook)
Morte de Ísis foi o primeiro registro de feminicídio em Campo Grande. (Foto: Reprodução/ Facebook)
Durante a apresentação, Alex não quis falar com a imprensa. (Foto: Marcelo Calazans)
Durante a apresentação, Alex não quis falar com a imprensa. (Foto: Marcelo Calazans)

Sancionada desde o dia 9 de março deste ano, a lei do feminicídio mudou não só a nomenclatura, como também o tratamento dos homicídios qualificados cometidos contra a mulher, em razão do sexo feminino. Desde então, quatro crimes desta natureza foram registrados em Campo Grande. Assassinatos cometidos pelos parceiros das vítimas, dentro de casa e/ou com razão discriminatória.

De acordo com a delegada da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher), Marília de Brito Martins, ainda não é possível fazer uma avaliação sobre o que mudou a partir da nova lei. "É uma mudança recente e qualquer mudança legislativa tem um prazo para mostrar efeito, mas sem dúvidas foi um avanço", considera a delegada.

A lei de número 13.104 alterou o código penal para prever o feminicídio como um tipo de homicídio qualificado e inclui-lo no rol dos crimes hediondos. Na prática, isso quer dizer que casos de violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher passam a ser vistos como qualificadores do crime.

Os homicídios qualificados têm pena que vai de 12 a 30 anos, enquanto os homicídios simples preveem reclusão de 6 a 12 anos. Os crimes hediondos, por sua vez, são aqueles considerados de extrema gravidade e que, por isso, recebem um tratamento mais severo por parte da justiça. Eles são inafiançáveis e não podem ter a pena reduzida, por exemplo.

A lei pontua também alguns agravantes, que podem aumentar o tempo da pena em 1/3. "A mudança na pena vem trazer uma resposta mais firme com relação a esse crime de forma preventiva, quando o crime ainda não aconteceu e repressiva, quando ele já foi praticado", considera a delegado.

Ainda conforme Marília, a lei trouxe a perspectiva de duas importantes mudanças. A primeira delas de responder à necessidade de que sejam tomadas providências mais rigorosas em resposta aos altíssimos índices de violência contra as mulheres no Brasil. Em segundo lugar, o importante papel de evidenciar a existência de homicídios de mulheres por questões de gênero.

“Espera-se que com essa caracterização os dados possam ser compilados de uma forma mais adequada e apareçam mais claramente, tornando mais visível este grave fenômeno e possibilitando a criação de políticas publicas de prevenção e combate à violência contra a mulher", diz.

Caso Ísis - Primeiro o desaparecimento, depois a notícia da morte. O caso de Isis Caroline da Silva, 21 anos, foi o primeiro registro de feminicídio em Campo Grande, e chocou os moradores do Residencial Castelo de Mônaco, local em que a moça morava.

Depois de ela ficar cinco dias desaparecida, o corpo foi encontrado no dia 6 de junho, atrás do posto de combustíveis Mutum, na região de Ribas do Rio Pardo, distante 103 quilômetros de Campo Grande. O ex-marido dela, o pedreiro Alex Arlindo Anacleto de Souza, 32 anos, foi preso horas depois, acusado de ter cometido o crime.

O corpo de Isis foi localizado em uma mata, atrás do posto de combustíveis. O caso será repassado para a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). Conforme informações da polícia, foi o próprio Alex que informou onde havia deixado o corpo da ex-mulher.

Movido por ciúmes, o pedreiro disse que matou a ex-mulher Ísis Caroline da Silva Santos, 21 anos, após descobrir que ela, supostamente, teria retomado o relacionamento com o pai de uma de suas filhas. Ele vai responder por homicídio triplamente qualificado, em que pena cumulativa é de 12 a 30 anos de prisão.

Nos siga no Google Notícias