ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Após cirurgias na Capital, secretaria emite alerta para casos de micobactéria

A princípio, casos não tem relação com surto ocorrido em abril

Gabrielle Tavares | 18/05/2022 17:12
Procedimentos estéticos invasivos podem originar contaminação. (Foto: Divulgaçaõ)
Procedimentos estéticos invasivos podem originar contaminação. (Foto: Divulgaçaõ)

Após cirurgias realizadas em Campo Grande, a SES (Secretaria Estadual de Saúde), através da Vigilância Sanitária, emitiu alerta técnico para unidades de saúde públicas e privadas.

A orientação aos serviços de saúde é para redobrar a atenção durante a limpeza de instrumentos e materiais utilizados em cirurgias, manter o controle da qualidade da água e não usar produtos sanitários de uso doméstico.

Também foram indicadas outras medidas mais específicas, como rever fluxo de trabalho dos CMEs (Centros de Materiais e Esterilização); manter registro de orientação e protocolo de entrada e saída de materiais consignados ou de profissionais; supervisionar e monitorar as atividades ocorridas no CME; padronizar saneantes utilizados no CME e utilizar apenas com registro/notificação como uso hospitalar.

É o segundo alerta em dois meses. Em abril, a SES declarou surto da micobacteriose após procedimentos estéticos realizados no Paraguai. Na ocasião, confirmaram seis casos relacionados a apenas um serviço de estética do país vizinho.

Contudo, a secretaria afirmou que casos ocorridos em Campo Grande neste mês não têm correlação com o surto anterior, a princípio.

MCR - A Micobactéria de Crescimento Rápido é monitorada desde  2003, após a ocorrência de surtos locais distribuídos pelo país, quando mais de dois mil casos foram identificados.

A bactéria pode se manifestar em até dois anos em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. Os principais sintomas são: secreção na região operada, vermelhidão, dor e abertura de pontos.

Após a manifestação de quaisquer sintomas o paciente deve procurar o estabelecimento ou profissional que o atendeu para tomar as devidas providências.

Nos siga no Google Notícias