A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

14/04/2011 14:20

Após denúncias, Capital conta com 10 pontos para população fazer cartão do SUS

Paula Vitorino

Caos para retirar cartão do SUS foi denunciado em março pelo Campo Grande News. (Foto: João Garrigó)Caos para retirar cartão do SUS foi denunciado em março pelo Campo Grande News. (Foto: João Garrigó)

Após as denúncias sobre as dificuldades para fazer o cartão do SUS em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde já abriu sete pontos para o serviço, descentralizando o atendimento que antes era feito somente na sede da Sesau, e anunciou a abertura de outros três na próxima semana.

A reportagem do Campo Grande News mostrou a situação dos usuários do SUS em março, após receber denúncias do descaso no atendimento.

A partir da próxima segunda-feira (18), o serviço estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Familia (UBSF) Mário Covas (Rua Leandro da Silva Salinas, S/N – Mário Covas), Aero Itália (Rua Rio Galheiros, S/N esquina com Rua Área Verde – Jardim Aeroporto) e Vida Nova (Rua Nizia Floresta, S/N - Vida Nova 3.

O atendimento já está sendo feito nas unidades de saúde dos bairros Guanandi, Vila Almeida, Coronel Antonino, Coophavila 2, Universitário, Moreninhas e Cidade Morena.

Desde o início do ano o cartão é exigido para o atendimento na maioria dos serviços da rede pública de saúde em Campo Grande.

A documentação exigida para o cadastramento do cartão continua a mesma. Os usuários devem levar até os locais de atendimento o RG ou certidão de nascimento/casamento e um comprovante de residência no nome do cadastrado no serviço – são aceitos boletos bancários, de lojas e contas de telefone, água e luz para comprovação.

A Sesau ressalta que o usuário deve apresentar o documento original, pois não serão aceitas cópias.

Mais informações na Sesau, pelo telefone 3314-3000.



Não basta apenas abrir novos postos para o atendimento, tem que ser melhorado, pois a pessoa que ainda não tem o seu cadastro, por exemplo um Recem Nascido, cuja mãe, não tem como comprovar o endereço, pois não compra com cartão de crédito, não tem contrato de locação, nem conta de água luz ou telefone, pois a mesma não possui renda ela não trabalha, o pai ou a mãe mora de alugeul mas não fez contrato de locação está no famoso contrato verbal, esta criança só comprova que existe pelo Registro de Nascimento, portanto como é que fica, a mesma está impossibilitada de ter o seu Cartão do SUS, quer dizer que quando a mãe levá-la ao médico a mesma não será atendida. Penso que o Sistema Único de Sáude Federal deve encontrar uma forma de delegar aos múnicipios, eestes por sua vez os senhores(as) Prefeitos(as), devem delegar poderes aos Agentes de Saúde, pois é a classe de trabalhadores que conhecem cada morador de sua região. Portanto vamos facilitar a vida das pessoas, nin´guem deve perder horas na fila para pegar senhas para fazer o Cartão do SUS, pois se os trabalhadores perderem o emprego o governo municipal sustentará cad um?.O fato de uma mãe ser Maior de idade não diz que a mesma deve possuir uma renda e um comprovante de residencia. Pensem, facilitem honestamente a vida de todos.

Loenir
 
LOENIR GOMES DE ARRUDA em 15/04/2011 02:06:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions