ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Após morte de bebê, pediatra alerta mães sobre cuidados na hora de amamentar

Mariana Lopes | 11/07/2012 15:11

Segundo o Samu, no primeiro semestre deste ano foram registrados 23 atendimentos com afogamento de crianças

Abalada, mãe de bebê morto reebe ampara dos familiares na varanda da casa (Foto: Minamar Júnior)
Abalada, mãe de bebê morto reebe ampara dos familiares na varanda da casa (Foto: Minamar Júnior)

Após a morte de um bebê recém-nascido, na manhã desta quarta-feira (11), possivelmente afogado pelo leite materno, médicos alertam para os cuidados que as mães devem ter na hora de amamentar os filhos. A principal regra é prestar atenção a todos os movimentos do bebê.

O pediatra Edmar de Azambuja Salles enfatiza que durante a amamentação a mãe precisa estar atenta se o bebê está sugando e engolindo o leite. “Principalmente em casos de recém-nascidos, que estão aprendendo a mamar”, diz.

No caso dos prematuros, o pediatra afirma que a preocupação deve ser ainda maior. “Quanto menor o bebê, menor é a sucção, ele precisa se habituar ao peito”.

Segundo o doutor Edmar, nos primeiros meses de vida é comum os bebês terem refluxo, o que pode fazê-los golfar. “A nossa válvula cárdia, localizada entre o esôfago e o estômago, se desenvolve conforme crescemos, e nos recém-nascidos elas são mais moles, por isso eles têm mais facilidade em vomitar do que os adultos”, explica o médico.

Após o bebê terminar de mamar, as mães devem colocá-los para arrotar, na posição vertical, com tapas leves nas costas. "Isso vai até eles conseguirem sentar sozinhos, que é quando também conseguem arrotar sozinhos", diz.

Outro alerta importante que o pediatra faz é justamente quando os bebês vomitam. "Já vi muito caso de mães levantarem os filhos, mas o correto é virá-los de lado e deixá-los vomitando", orienta Edmar.

Caso-Na manhã de hoje, uma adolescente de 15 anos amamentava a filha, de um mês, e acabou dormindo com ela no colo. A família da garota contou ao Campo Grande News que ela estava na casa sozinha com o bebê e por volta das 5h acordou para amamentá-lo, mas acabou pegando no sono enquanto a filha mamava.

Ao acordar, conforme a adolescente disse ao pai, ela viu que a filha dela estava morta, com sangramento no nariz, e chamou o Samu. A mãe não sabe dizer se a filha engasgou com o leite ou se ficou sufocada no peito dela.

O bebê nasceu prematuro no dia 6 de junho, conforme informações da Polícia Militar, e estava na casa da adolescente desde o dia 13 do mês passado. Ela mora com a mãe, que havia saído para trabalhar às 4h30 de hoje, no bairro Nova Campo Grande. A família ainda não registrou o nascimento da criança.

Segundo delegado Natanael Costa, da 7ª Delegacia de Polícia, o caso será registrado como Morte a Esclarecer e foi descartado homicídio. “Parece ser um acidente, descuido da mãe”, pontua.

Levantamento-Segundo o setor administrativo do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no primeiro semestre de 2012, foram 23 casos de engasgo de crianças atendidos.

Nos siga no Google Notícias