ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Após OAB, criminalistas repudiam atitude de promotor em briga com advogado

Abracrim-MS considerou discriminatório o fato de Douglas Oldegardo chamar Alex Viana de “advogado do PCC”

Anahi Zurutuza | 27/09/2021 19:27
Alex Viana (em pé) durante as alegações finais; Douglas Oldegardo está ao fundo (de gravata vermelha) (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Alex Viana (em pé) durante as alegações finais; Douglas Oldegardo está ao fundo (de gravata vermelha) (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Depois da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul) divulgar condenar as “frases depreciativas” usadas pelo promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos durante discussão com o advogado Alex Viana de Melo, criminalistas também saíra em defesa do colega. A Abracrim-MS (Associação Brasileira de Criminalistas de Mato Grosso do Sul) tornou pública nota de repúdio.

Para a entidade, o promotor “investiu contra a honra e em face das prerrogativas profissionais do advogado Alex Viana, interrompendo o livre exercício da defesa técnica em plenário”.

A associação também considerou discriminatório o fato de Douglas Oldegardo chamar Alex Viana de “advogado do PCC”. “As palavras proferidas pelo promotor de justiça durante o momento de fala do advogado transpassam da esfera pessoal e da razoabilidade aceitável aos operadores do direito, vez que evidente o intuito de criminalização da advocacia criminal, bem como nítido ato ofensivo e discriminatório”.

A Abracim-MS destaca que a advocacia é atividade essencial e que a “dignidade da pessoa humana e a presunção de inocência” são garantias constitucionais.

Os criminalistas dizem que jamais se intimidarão com ofensas ou ataques “ao direito de defesa” e repudiam “qualquer tratamento desigualitário e desrespeitoso no ambiente forense”.

A briga - A confusão acontece, na sexta-feira passada, dia 24, nos momentos finais do julgamento de Bruno Cézar de Carvalho de Oliveira, de 25 anos. O motoentregador matou Emerson Salles Silva, de 33 anos. A confusão entre os representantes da acusação e defesa teve direito a dedo na cara e os dois quase “saíram na porrada”.

Ao sustentar a tese de que o cliente é um sobrevivente e que as circunstâncias da vida o levaram a ter uma arma para se defender, o advogado Alex citou o promotor e o juiz. “Doutor Douglas, nem todo mundo tem a vida que o senhor tem, o salário que o senhor tem, que o doutor Aluízio tem. Ele mora na Moreninha. Onde você mora?”, questionou.

Foi quando o promotor pediu o direito à palavra e por ter sido citado, o magistrado concedeu. Douglas citou que foi músico de boteco antes de se tornar advogado e promotor. “Tocava 8 horas por noite para ganhar 25 reais. Saía de carona com garçom e nunca na minha vida passou pela minha cabeça comprar uma arma ilegal para me defender. Não me meça pela régua do assassino que você está defendendo”.

O advogado retrucou: “não chame meu cliente de assassino” e o promotor continuou: “assassino, assassino, assassino”. Foi quando o debate tomou proporção descontrolada. Os dois saíram de suas posições, passaram a se encarar, “deram de dedo” um na cara do outro.

Douglas chegou a dizer que Alex Viana era “advogado do PCC” e a chamá-lo de “canalha”. “Eu sei da sua moral”, afirmou o promotor encarando o responsável pela defesa do réu.

Na ata do julgamento, onde o réu foi condenado a 14 anos de prisão, o advogado fez constar que vai pedir a nulidade do júri.

Em breve conversa com a reportagem após o ocorrido, o promotor disse que essa é a segunda vez em 800 júris que já fez na carreira que se levanta para interferir em fala de advogado. A primeira vez foi em 2001.

De acordo com o documento, o juiz consultou os jurados, que se prontificaram a concluir a sessão do júri mesmo após a altercação entre o advogado e o promotor. A ata e áudios dos julgamentos foram encaminhados para a OAB e ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias