ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Após primeiro dia de greve fraco, professores mantêm manifestações

Natalia Yahn | 16/03/2016 08:09
Ontem (15), professores fizeram protesto e seguiram para a Prefeitura. Hoje (16), a manifestação vai se concentrar no Centro da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)
Ontem (15), professores fizeram protesto e seguiram para a Prefeitura. Hoje (16), a manifestação vai se concentrar no Centro da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)

O segundo dia de greve dos professores da Reme (Rede Municipal de Educação) de Campo Grande começou tímido. A ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) ainda não tem números de professores e escolas que aderiram a paralisação, mas ontem (15) a manifestação teve apoio de apenas 800 profissionais e apenas 20 das 94 escolas sem aulas. A expectativa é de que hoje (16), as escolas da REE (Rede Estadual de Educação) também paralisem as atividades, e a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) participe do protesto.

"Não temos dados, não fizemos levantamento. Mas esperamos que hoje o número de professores no protesto seja maior", afirmou a vice-presidente da ACP, Zélia Aguiar.

Os professores começaram a se reunir na sede da ACP, na Rua Sete de Setembro, no Centro da Capital. A previsão é de que os profissionais façam uma caminhada que vai passar pela Rua Rui Barbosa, Avenida Afonso Pena e ruas 14 de Julho, Marechal Rondon, 13 de Maio e retornar a ACP.

A greve tem previsão de terminar amanhã (17), com um protesto na Câmara dos Vereadores. Enquanto isso os 95 mil alunos das escolas municipais continuam sem aulas, apenas um mês após o início do ano letivo. Em assembleia-geral extraordinária, ontem (15) a tarde, os profissionais da educação exigiram redução no prazo de 40 dias, pedido pelo prefeito, Alcides Bernal (PP), para negociar o reajuste salarial.

Os professores pedem 13,01% de aumento salarial referente a 2015 e 11,03% relativos a 2016. Os profissionais aceitaram a proposta da Prefeitura em suspender o questionamento feito ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) sobre a Lei Municipal n° 5.411/2014. 

Ontem (15) a ACP denunciou que diretores e professores foram ameaçados pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e pela titular da pasta, Leila Machado, caso participassem da manifestação. "A secretária (Leila Machado) mandou mensagens e alguns diretores e professores estão com medo de aderir. Já tinha sido feito trabalho anteriormente, de chamar os diretores no particular para conversar e avisar se falassem contra o prefeito seria mandado embora”, afirmou Zélia Aguiar.

A ACP chegou a ameaçar a uma nova greve, por tempo indeterminado. “Fizemos mais de 90 dias de greve no ano passado e se for necessário vamos fazer outra, se o prefeito não cumprir a lei. Não vamos temer a mordaça, não vamos aceitar o coronelismo”, afirmou o presidente do sindicato, Lucílio Nobre.

Na verdade, o movimento durou 77 dias, pois teve início em 25 de maio, e terminou sem que as exigências da categoria fossem atendidas.

Nos siga no Google Notícias