ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após servidores passarem mal, análise "condena" qualidade da água no Detran

Na análise colhida pela empresa Spectrum Análises Técnicas foram detectados agentes nocivos à saúde humana

Fernanda Palheta | 30/01/2020 09:21
Sede do Detran em Campo Grande (Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado)
Sede do Detran em Campo Grande (Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado)

A análise da caixa d'água e de um dos bebedouros da Sede do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, revelou que a água no órgão é imprópria para o consumo. O diagnostico solicitado pelo Sindetran-MS (Sindicato dos Servidores do Detran de Mato Grosso do Sul) detectou agentes nocivos à saúde humana, tais como Coliformes Totais.

A análise foi colhida pela empresa Spectrum Análises Técnicas na última segunda-feira (27). De acordo com o Sindicado as denúncias dos servidores começaram no início do ano.

"O resultado aponta que a água não é considerada potável. Nós notificamos o órgão e queremos providências", disse o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior. “Não temos condições sanitárias para o exercício do trabalho e permanência do servidor no órgão”, completou.

Ele ainda aponta que caso não seja tomada nenhuma providência, o Sindicato irá buscar os meios legais e pedir a interdição do órgão. "A última empresa contratada para fazer o tratamento da água foi em dezembro de 2018", apontou o presidente do Sindetran-MS, apontou Octacílio Sakai Junior.

Resultado da análise da água do Detran (Foto: Divulgação/ Sindetran-MS)
Resultado da análise da água do Detran (Foto: Divulgação/ Sindetran-MS)

Conforme o sindicato, além o problema com a água, os servidores e usuários reclamam da limpeza do local. O contrato com empresa terceirizada que prestava o serviço de limpeza foi encerrado e segundo servidores, os banheiros não são limpos e há acumulo de lixo.

“Estamos solicitando que a administração ofereça condições mínimas para que os servidores possam desempenhar suas funções com qualidade, prestando um atendimento de qualidade ao cidadão”, finalizou Sakai.

Medidas - Em dezembro do ano passado, a Coordenadoria de Vigilância de Saúde Ambiental do município de Campo Grande solicitou providências no tratamento da água. O Detran-MS informou que solicitou à concessionária Águas Guariroba a extensão da rede de água tratada até a sede do órgão. Em nota, o Detran aponta que com essa medida o problema seja solucionado nos próximos dias.

Além disso, o órgão está contratando uma empresa em caráter emergencial para realizar o tratamento da água.

Nos siga no Google Notícias