ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Após vídeo com buraco “imaginário”, MPE abre inquérito sobre operação

Edivaldo Bitencourt | 31/01/2015 10:45
Enquanto empresa tapa buraco fantasma, morador usa resto de construção para cobrir cratera no Bairro Tiradentes (Foto: Marcelo Calazans)
Enquanto empresa tapa buraco fantasma, morador usa resto de construção para cobrir cratera no Bairro Tiradentes (Foto: Marcelo Calazans)

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito para apurar eventual ato de improbidade administrativa na operação tapa-buracos. O edital é assinado pela promotora de Justiça do Patrimônio Público e Social, Paula da Silva Santos Volpe. A investigação acontece após a publicação de um vídeo em que operários da Selco Engenharia tapam um buraco imaginário na região do Parque dos Poderes.

A promotoria vai investigar os serviços realizados por sete empresas e que deve movimentar R$ 137 milhões neste ano, conforme o Orçamento Geral do Município.

Nesta semana, moradores questionaram a operação tapa-buracos em ruas sem crateras nos bairros Sobrinho e Leblon. No entanto, o caso ganhou ares de escândalo após a divulgação do vídeo gravado pelo porteiro Eder Palermo, 39 anos, no dia 22 deste mês e divulgado na terça-feira.

Segundo o edital do MPE, o inquérito vai apurar a operação nas avenidas Mato Grosso e América e Rua Antônio Maria Coelho e no Bairro Carandá Bosque.

A Prefeitura da Capital suspendeu o contrato com a Selco Engenharia até concluir uma sindicância para apurar se houve alguma irregularidade. A empreiteira anunciou que demitirá os funcionários envolvidos e também anunciou a abertura de sindicância.

Ontem, o encarregado de obra da construtora, Elton Farias dos Santos, 32, assumiu a responsabilidade pela recapeamento na Rua Jornalista Marcos Fernandes Hugo Rodrigues, no Parque dos Poderes, e justificou ter encontrado “fissuras” no asfalto.

“Do meu ponto de vista, achei que deveria fazer”, afirmou o operário, que foi afastado da empresa onde estava há dois anos. Ele quer dar um tempo após a repercussão nacional do vídeo.

A polêmica aumentou porque o secretário municipal de Infraestrutura, Valtermir Alves Brito, admitiu que as empresas recebem por serviço executado.

Neste ano, conforme o Orçamento Geral da Capital, serão recuperados 11,9 milhões de metros quadrados de vias públicas na Capital.

A Câmara Municipal volta ao trabalho na segunda-feira (2) e pretende cobrar explicações do prefeito Gilmar Olarte (PP). A oposição já garante ter 10 assinaturas para abrir uma CPI para investigar a operação tapa-buracos.

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) anunciou que estuda ingressar com ação popular contra o município após o flagrante da ação para tapar um buraco imaginário.

O prefeito da Capital defendeu a ação da Selco na rua do Parque dos Poderes. Ele disse que foi ao local com engenheiros do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), que confirmaram a existência de buracos no asfalto. No entanto, o órgão federal não confirmou perícia no local a pedido da prefeitura.

Nos siga no Google Notícias