ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Apresentações da cultura indígena marcam 1º Encontro dos Anciãos, Anciãs e Pajés

Renata Volpe Haddad | 15/08/2015 14:55
Dança dos homens marca solenidade do 1º Encontro dos Ançiãos, com louvor.  (Foto: Vanessa Tamires)
Dança dos homens marca solenidade do 1º Encontro dos Ançiãos, com louvor. (Foto: Vanessa Tamires)
Solenidade iniciou com apresentação da dança indígena feminina. (Foto: Vanessa Tamires)
Solenidade iniciou com apresentação da dança indígena feminina. (Foto: Vanessa Tamires)

O 1º Encontro dos Anciãos, Anciãs e Pajé Indígenas, ocorreu na manhã de hoje no Memorial da Cultura Indígena, na Aldeia Urbana Marçal de Souza e durante a solenidade, o hino nacional brasileiro foi entonado na língua terena, por Elizeu Terena, além de dança das mulheres indígenas e do ritual dos homens.

Promover o encontro entre gerações é o objetivo do evento, para poder transmitir valores culturais históricos dos povos tradicionais indígenas residentes na Capital. De acordo com o coordenador de Assuntos Indígenas da Prefeitura, Agnaldo Terena, o evento é uma espécie de intercâmbio cultural. "Carregamos as lembranças e sabedoria e com este encontro, queremos que a juventude valorizem os mais velhos, pois vamos contribuir com a cultura dos jovens", afirmou.

Durante a solenidade, a cacique e anciã Enir da Silva Bezerra, pediu apoio do prefeito Gilmar Olarte (PP) que esteve presente, em relação ao asfalto da vila e reforma do Memorial. "Não tem nem como patrolar as ruas pois estão muito desgastadas, dificultando o acesso dos cadeirantes que vão para escola, por causa dos inúmeros buracos. Precisamos também de uma reforma no nosso Memorial. Se cada prefeito fizer a sua parte, vamos construir mais 500 anos de uma história boa", comentou.

Questionado se a prefeitura vai atender a solicitação da comunidade, Olarte afirmou que tudo depende de recurso e planejamento. "Eu já solicitei ao secretário de obras que faça o levantamento e o projeto e verifique a possibilidade, acredito que a partir de novembro e dezembro vamos fazer um planejamento e ver se é possível. Nosso desejo é que tudo esteja estabilizado na área financeira para que tenhamos condições para ajudar toda comunidade indígena", declarou.

O líder indígena brasileiro, Marcos Terena também compareceu ao evento e afirmou que mesmo com a responsabilidade de organizar jogos pelo mundo, jamais se esquece de suas raízes. "Sempre que retorno para Mato Grosso do Sul, lembro das minhas origens e me emociono. Também me emocionei com o hino entonado na língua terena, pois nunca tinha ouvido a interpretação na nossa etnia", ressaltou.

Amanhã (16), acontece a abertura da 10º edição dos Jogos Indígenas de Campo Grande, no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninha II e Marcos Terena estará presente. Os Jogos vão envolver as etnias indígenas Terena, Guató, Guarani-kaiowá e Kadiwéu.

Pajé afirma que os índios jamais entram em uma área que não os pertence. (Foto: Vanessa Tamires)
Pajé afirma que os índios jamais entram em uma área que não os pertence. (Foto: Vanessa Tamires)

Retomadas - Para o pajé da etnia Guarani-Kaiowá, Alexandre Arevalos, a atual situação de conflitos que os indígenas vivem, como por exemplo, a retomada das terras no município de Aquidauana, são justas. "Jamais um índio vai entrar em uma área que não é dele. Queremos mostrar para os fazendeiros, chacareiros e donos de propriedades, que estamos lutando pelo nosso direito e lutamos porque temos necessidade", enfatizou.

Segundo o pajé, as retomadas vão continuar, pois os indígenas precisam da natureza para sobreviver, assim como toda a população. "Existem muitos índios que não tem onde morar, que passam fome e a natureza nos oferece tudo o que precisamos", ressalta.

Nos siga no Google Notícias