A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/05/2011 12:21

Área do Aquário do Pantanal tem o dobro do tamanho do Belmar Fidalgo

Fabiano Arruda

Estrutura de 18,6 mil metros quadrados de área será capaz de receber 20 mil visitantes por dia

Aquário terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. (Foto: Divulgação)Aquário terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. (Foto: Divulgação)
Projeções mostram como será a entrada do Aquário do Pantanal.Projeções mostram como será a entrada do Aquário do Pantanal.

Os 18,6 mil metros quadrados de área a ser construída para o Aquário do Pantanal, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, são equivalentes a duas praças Belmar Fidalgo, tamanho que terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia.

As dimensões do projeto, que tem assinatura da ordem de serviço hoje às 18 horas, são apostas para alavancar o turismo de Campo Grande, cidade vista apenas como passagem do público que explora belezas de municípios como Bonito e Corumbá.

“O Aquário do Pantanal é a denominação, na realidade, do Centro de Pesquisa e da Ictiofauna Pantaneira. Além da ictiofauna pantaneira, queremos reproduzir o ambiente pantaneiro. É uma preocupação do governo do Estado com o meio ambiente”, destacou o governador André Puccinelli (PMDB), durante vistoria do início das obras, realizada no último dia 14.

O total de área reservado para o aquário, que deve entrar em operação ao final de 2013, vai abrigar 24 tanques de aquários, que concentrarão 6,6 milhões de litros de água, o que o torna maior aquário de água doce do mundo.

O volume de bilhões de litros de água comportará 7 mil animais, subdivididos em mais de 200 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos).

Os números grandiosos têm a intenção curta e objetiva: tornar o aquário o maior referencial do País em consulta científica da fauna e flora da região pantaneira.

“Queremos mostrar a icitiofauna pantaneira para o mundo. Sessenta e sete por cento do território do Pantanal pertence a Mato Grosso do Sul. O Aquário do Pantanal fará uma integração com universidades do mundo inteiro para que o mundo conheça Mato Grosso do Sul”, afirmou Puccinelli.

Como centro da ictiofauna do Pantanal, o aquário terá conjunto de laboratórios científicos onde serão desenvolvidas pesquisas científicas e tecnológicas. Além disso, a biblioteca da biodiversidade a ser implantada reunirá um amplo banco para pesquisas envolvendo área física para consultas in loco e estações de trabalho (terminais computacionais), com estruturas baseadas no conceito de biblioteca virtual.

A biblioteca contará em seu acervo eletrônico, disponível 24 horas por dia, com as obras disponíveis nos sistemas estadual, nacional e internacional de bibliotecas, alem de se integrar com a serviço de periódicos da CAPES/MEC.

O diferencial para pesquisa projeta oferecer oportunidade única para estudantes, cientistas e pesquisadores se aprofundarem sobre questões ambientais e a biodiversidade brasileira.

Entre os atrativos, prédio possuirá amplo saguão, auditório para 250 pessoas, restaurante e lanchonete.
Entre os atrativos, prédio possuirá amplo saguão, auditório para 250 pessoas, restaurante e lanchonete.

Estrutura - Com investimentos de R$ 84,7 milhões ao total, o Aquário do Pantanal, além do ambiente interno, inclui um túnel de 180 graus, e terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.

O projeto apresenta uma estrutura de 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação.

Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levarão o visitante aos tanques e a um ambiente especial para as sucuris. Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal e animais como jacarés, ariranhas e lontras.

Centro de Visitação - É no centro de visitação, composto principalmente por tanques internos e externos, que vão se concentrar as atrações de base do Aquário do Pantanal.

Os tanques internos compreendem um complexo de 18 tanques contendo os seguintes temas: Baías, Piranhas, Corixos, Rio Aquidauana, Rio Miranda, Sucuris, Bonito, Galeria de Biodiversidade, Galeria de Biodiversidade do Brasil, Tanque de contato, Rio Paraguai, Ornamental.

Centro de visitação terá tanques internos e externos e vão concentrar as atrações de base do Aquário do Pantanal.
Centro de visitação terá tanques internos e externos e vão concentrar as atrações de base do Aquário do Pantanal.
Centro de Interatividade promete ser uma das atrações.Centro de Interatividade promete ser uma das atrações.

Já os tanques externos formam um conjunto de seis tanques ao ar livre contendo os seguintes temas: Lontras, Ariranhas, Jacarés, Tanque Observação (que poderá permitir o mergulho contemplativo), Banhados, Terras Alagadas.

No espaço, a intenção é retratar toda biodiversidade dos ambientes aquáticos do Pantanal. O manejo das espécies em exposição será objeto de estudo e pesquisa constante.

Centro de Interatividade - O espaço propõe ao público um tour, que deverá obedecer a um roteiro dinâmico, com leitura textual e visual. Por meio dele, o público terá noções históricas da fauna e flora, com exibições de vídeos e softwares, adaptáveis ao perfil dos visitantes.

Ainda conforme informações divulgadas pelo Governo do Estado, os conteúdos serão exibidos de formas específicas para cada grupo de visitantes, de diferentes níveis, desde o ensino básico até aos mais altos níveis científicos.

O Centro de Interatividade contará com os seguintes atrativos: formação do planeta, fósseis do pré-cambriano, artrópodes, réplica de um animal do pleistoceno, árvore filogenética, maquete geográfica, entre outras informações. Tecnologicamente será composto por fotografias, microscópios, vídeos, mesas interativas e tela holográfica. (Com informações do Governo do Estado)



Veja que incrível!!!
 
Soledad Botelho em 03/04/2012 10:01:21
O projeto eh fantastico, nao apenas pelas oportunidades de geracao de emprego e renda, mas principalmente pelo potencial de estudos e pesquisa das especies pantaneiras. Eh um portal de Campo Grande e Mato Grosso do Sul para o mundo, com a vinda de visitantes nao apenas do Brasil mas tambem de outros paises. Um bom administrador sabe que a questao nao eh o quanto investir na obra mas o retorno que ela pode gerar. E so um Estado que gera renda, tem condicoes de manter seus compromissos mais essenciais, como saude, educacao e seguranca publica. Parabens ao governador pela iniciativa e pela visao de futuro, afinal nao da para ficar parado no tempo! "A gente nao quer so comida, a gente quer comida diversao e arte".
 
Mariana Pereira em 04/08/2011 11:01:56
É verdade, Campo Grande precisa incrementar o turismo. Prá que ir pro Pantanal, se posso trazer os peixes prá cá...Ademais, será que precisamos mais e de um aquário ($$$) ou de hospitais aparelhados, investimentos em escolas e em nosso trânsito conturbado? Nada como uma obra faraônica em final de mandato...
 
Fernando Andrighetti em 23/05/2011 12:56:52
É lamentável um monte de dinheiro gasto nesse negócio imagine esse dinheiro la na santa casa acho que dava pra consertar o aparelho de exame que esta quebrado...eeee governantes ta difício emmmmm...final...
 
marcelo oliveira em 23/05/2011 09:04:55
ESPERO QUE O SR NÃO ESQUEÇA DE NÓS CICLISTAS, PARA CHEGARMOS A ESSE LUGAR DO FUTURO COM A VELHA BICICLETA PELA CICLOVIA DE ACESSO QUE ACREDITO EU SERÁ CONTRUIDA.FALEI
 
luiz carlos santos em 23/05/2011 07:58:30

Dinheiro atôa estão gastando Cuiabá, Manaus, Natal, Brasília, que estão torrando mais de meio bilhão de reais cada uma com estádios que não terão nenhuma serventia após a Copa. Esse aquário vai gerar empregos e renda durante a sua construção e também depois de pronto. Se vocês que estão reclamando acham tão ruim morar aqui, porquê não se mudam ? Fala sério !
 
Guilherme Fonseca em 23/05/2011 07:12:15
Não é só para turismo. É sim um laboratório de cunho científico, que servirá ao Brasil e, também ao Mundo. O nosso Governador continua sendo o melhor Prefeito de Campo Grande. E com esse Santuário de Vida, mostrará ao mundo a magestade de nossas riquezas naturais. Parabens Mato Grosso do Sul! Os que não prestão estão aprontando em outras paraigens.
 
coronel ivan em 23/05/2011 06:06:46
PARABENS, GOVERNADOR EXCELENTE IDEIA ESSA DO AQUARIO, JA QUE ESTAMOS ESQUECIDOS : NÃO PODEMOS TER GRANDES BANDAS(LEI DO SILENCIO) NÃO TEMOS FUTEBOL (TIMES FALIDOS) DE REPENTE AS COISAS MUDAM
 
MARCOS AURELIO em 23/05/2011 05:03:21
R$ 100 milhões não poderiam ser aplicados para reduzir o déficit crônico de leitos hospitalares ? ( Newton Freitas)
 
Newton Freitas em 23/05/2011 05:01:54
É isso aí, idealizadores desse projeto, já que Mato Grosso do Sul não tem vocação para o futebol vamos mostrar para o mundo o que tem de mais importante nesse estado: natureza consubstanciado com o agronegócio.
 
edvald miranda silva em 23/05/2011 04:27:13
Enquanto isso, servidores recebem apenas 6% de aumento e a saúde está um cauos, afinal o que é mais importante? A saúde do ser humano, o bem estar das famílias dos trabalhadores ou gerar boniteza e manutenção cara de um aquário que com certeza será abandonado pelas próximas administrações? Quem mandou votar!
 
Juarez Mendes em 23/05/2011 03:36:28
È extremamente aprazível este projeto,pois beneficiará muito o conhecimento da nossa fauna aquaticae tambem trazerá turistas,enfim com tal projeto irá haver melhorias na economia de Campo Grande,porem ,deve haver uma conciliação,pois ha tantas pessoas morrendo em filas de hospitais e jovens acabando com suas vidas na droga e em outras substancias nocivas a saude,cuja contra tais infelizmente nada é feito.Vamos dar uma revisada,conhecimento é otimos mais que dianta ter sabedoria e nao ter saude!
 
Reinaldo Costa em 23/05/2011 03:31:56
Sabemos de todos os problemas da nossa cidade, do nosso Estado mas será q podemos resolve-los da noite pro dia? Não, sulmatogrossenses!! Vamos apoiar o nosso governo, vamos desejar q tudo corra bem nesta obra e que nossos filhos netos amigos q nos visitam tenham este prazer de ver esta beleza , o nosso aquário com tantas adversidades!!! Qd chega o fim do ano nós queremos sair de férias, ir p prai, ir p pousadas e enfim, visitamos tantas cidades bonitas. Então vamos apoiar td o que for de bom p nossa cidade e que ela ganhe todos os anos obras novas. beijos a todos que lerem o meu depoimento.
 
Elza Leão em 23/05/2011 03:28:29
Tudo muito bonito no papel, quero ver quem vaí administrar esse aquário, e ver pra onde vaí a taxa que sera cobrada!!! Quem viver verá.
 
Edil Godoy em 23/05/2011 03:26:47
Parabéns ao Governo do Estado! Grande investimento em ciência e turismo.
 
Gilberto Ramos em 23/05/2011 03:17:56
O investimento é alto sim, mas o retorno é certo. Campo Grande está crescendo acima da média nacional, e precisa de atrativos para ter um crescimento de qualidade, deixando de ser apenas passagem de turistas, mas sim parada obrigatória, o que acontecerá após a construção desta magnífica obra. Parabéns ao Governador André!!!
 
Emerson Camargo em 23/05/2011 03:14:04
Pelo menos agora vamos ter uma característica própria do MATO GROSSO DO SUL.
 
Wilame Morais em 23/05/2011 03:10:34
na verdade pelo estilo do aquário nao vai ser de graça não...
agora é um absurdo voce ver tanta gente precisando de melhorias nos hospitais,melhorias nos postos de saúde,no seu bairro...enfim campo grande só existe coisas lindas e belas nos altos da Afonso Pena,mas sr André,quando tem alta na energia,nos impostos é radical todos nós somos afetados neh... nota10 pela arquitetura da cidade o para a saúde.
 
Alice Neris em 23/05/2011 03:07:31
Com certeza sera um mega empreendimento,que um medico fez ao inves de investir no transito,segurança ou saude publica,como se estes setores estivessem em perfeitas condições no nosso estado,parabens pela construtora sul-matogrossense que conseguiu a vitoria na licitação,nao vamos esquecer do nosso eterno secretario de obras que recebeu doações generosas principalmente de empreiteiras e construtoras.
 
marcelo argemon em 23/05/2011 02:43:26
Sr. Paulo Amaral: Respondo às suas perguntas. Primeiro com uma também. Onde tem elefante branco em nossa cidade? Eu sou campograndense e quero que minha cidade se desenvolva cada vez mais, já que está passando da hora. Segundo, diversão e cultura também são direitos garantidos a todos nós.
 
Frederico Lobato em 23/05/2011 02:30:03
Só espero que seja uma obra para toda a população, independente de classe social, e não só para turista!!!!!!!!!!!!
 
marivel melo em 23/05/2011 01:57:06
Aquário do Pantanal
 
Ronan Nantes Pulchério em 23/05/2011 01:56:00
Parabens pela iniciativa de responsabilidade com a vida de dimensão infinitamente maior do que o nome "aquario" deveria se chamar "SANTUARIO DA VIDA"
***SÓ SE PRESERVA O QUE SE COMPREENDE***
Temos que valorizar a fauna e a flora do Mato Grosso de Sul, a força de sua biodiversidade. O apoio do governo em estudos quanto a sobrevivencia do pantanal é fundamental para o futuro, consequentemente isto leva ao turismo e ou exploraçao ecologicamente correta. O que a natureza nos oferece de fato não pertence a um, mas é responsabilidade de todos mante-la. Sufocar a natureza é sucumbir nas ambiçoes da humanidade, o futuro depende mais da natureza que qualquer outra tecnologia, preservar este manancial aquifero, estudar, entende-lo, só fara com que possamos a cada dia dar mais valor ao que temos, valor este sem condições de ser mensurado a partir de sua maior riquesa, (agua) Valor da vida que dela brota, Valor da vida que dela necessita, valor da sobrevivencia da raça humana. SANTUARIO - Este é o nome.
Ha paises que hoje estão restaurando pantanos, gastando milhoes para resgatar a vida, devolvendo o espaço a natureza que a ela pertence e que se entendida e percebida nos da em gratidão a nossa sobrevivencia. Observe os rios, uma liçao de vida que desvia dos obstaculos para chegar a seus objetivos, ou ainda a persistencia da qual abre novos caminhos levando novas oportunidades levando vida rompendo barreiras ao longo do tempo, produzindo a ex. solos ferteis em seus movimentos, sem cobrar nada por isso.
PANTANAL - UM "BANCO" RICO EM VIDA, SE AJOELHA AOS NIVEIS MAIS BAIXOS PARA NOS OFERECER GRATUITAMENTE O DIREITO DA VIDA. PRESERVAR, ENTENDER, AMAR E ACIMA DE TUDO RESPEITAR O QUE HA DENTRO DELE, É E SEMPRE SERÁ UMA TAREFA DE SOBREVIVENCIA.
 
Fernando Bacarin em 23/05/2011 01:48:29
Esse aquario seria muito bem-vindo, se a cidade nao tivesse outras prioridades como saúde, asfalto e saneamento básico.
 
Eldo Cruz em 23/05/2011 01:38:56
Há duas perguntas que não páram de martelar em minha cabeça:

Primeira: este megaempreendimento tem viabilidade econômica ou será mais um elefante branco a enfeiar nossa Cidade Morena ?

Segunda: esse investimento é prioritário ou esses quase R$ 100 milhões não poderiam ser aplicados para reduzir o déficit crônico de leitos hospitalares ?
 
Larama Oluap em 23/05/2011 01:04:09
Parabééénnnsss ao Sr. Puccinelli, está de muitos parabéns!! o/
com certeza o povo sul-mato-grossense vai ter muito orgulho e esquecer um pouco dos problemas mundo a fora. Tenho certeza que todos estão amando essa iniciativa!!
Haaa e parabéns ao arquiteto Ruy Othake o/ muito bem planejado!!!
Fico super orgulhosa!!
 
Carla Fernanda em 23/05/2011 01:01:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions