ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Às vésperas do primeiro ano, Yago enfrenta nova batalha no hospital

O bebê, que só foi para casa após 7 meses e 21 dias internado após gestação inédita em Mato Grosso do Sul, está com pneumonia

Anahi Zurutuza e Thailla Torres | 26/03/2018 10:00
Yago, em dezembro do ano passado, quando foi tema de matéria do Campo Grande News sobre a "volta por cima" (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Yago, em dezembro do ano passado, quando foi tema de matéria do Campo Grande News sobre a "volta por cima" (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Às vésperas de completar 1 ano, o menino Yago, o menino sobrevivente, teve de voltar ao hospital. O bebê, que só foi para casa após 7 meses e 21 dias internado após gestação inédita em Mato Grosso do Sul, está com pneumonia.

A família já havia marcado a festinha de aniversário para Yago para o sábado, mas teve de cancelar. “Ele está começando a se recuperar agora”, explica o pai, Eduardo Noronha, de 25 anos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, o hospital que foi a morada de Yago, o menino foi internado na terça-feira passada, dia 20.

Ele respira com ajuda de uma máscara de Venturi – que libera fluxos programados de oxigênio e se alimenta por sonda. Ainda conforme a assessoria, Yago já saiu da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e agora se recupera numa enfermaria intermediária.

Idas e vindas – A primeira vez que Yago teve de voltar ao hospital faziam 8 dias que ele estava em casa, em novembro do ano passado. Ainda no processo de aprender a mamar, o bebê engasgou com o leite e precisou ficar por um tempo no oxigênio.

Entre as idas e vindas ao hospital, família descobriu um problema mais grave. Ele é portador da Síndrome de West, doença rara que acomete bebês prematuros.

Yago recebe tratamento para controlar os espasmos característicos da síndrome - um tipo grave de epilepsia que se manifesta geralmente no primeiro ano de vida.

Luta desde antes de nascer - Yago nasceu de 27 semanas, da barriga de uma mãe em morte cerebral. Durante o período que ficou internado, passou por 3 cirurgias, uma de hérnia, uma no olho e outra cardíaca. Ficou na incubadora até ter condições de respirar sozinho e de se alimentar.

O menino saiu do hospital com 3,5 quilos e 51 centímetros, o tamanho de um bebê recém nascido.

A mãe, Renata Souza Sodré, 22 anos, foi mantida viva, ligada aos aparelhos, até que a criança tivesse condições de nascer, o que aconteceu no dia 30 de março de 2017.

Nos siga no Google Notícias