Atualização “trava” aplicativo e deixa motoristas e passageiros na mão
Programa não funciona desde a noite desta quinta-feira (26)
Mudança no aplicativo Urban, de transporte privado individual, pegou motoristas e passageiros de surpresa na noite desta quinta-feira (26). Atualização fez o programa “travar” e, até a manhã de hoje, o problema ainda não havia sido solucionado, o que levou grupo de aproximadamente 40 motoristas em protesto até a sede da empresa no bairro Chácara Cachoeira, região central de Campo Grande.
Segundo manifestantes, a empresa já havia anunciado uma migração, do aplicativo Urban para o Urban +. Em comunicados via grupos de WhatsApp, os motoristas eram orientados a se cadastrar no novo sistema.
Porém, as mudanças estavam previstas para entre janeiro e fevereiro de 2020. Já na noite de ontem, por volta das 20h, motoristas e passageiros não conseguiam acessar o aplicativo para atender ou chamar corridas.
De acordo com os trabalhadores vinculados à empresa, o acesso aos aplicativos antigo e atualizado é negado aos cadastrados. Os passageiros que tentam usar o programa recebem mensagem de que não há motoristas disponíveis.
Fábio da Silva, 25 anos, costuma atender no período noturno. “A última corrida que consegui fazer foi um pouco antes das 20h. Depois já não funcionou”, disse.
Além de não poder trabalhar, os motoristas se preocupam com o saldo no aplicativo, uma vez que o sistema funciona em modelo pré-pago.
No ramo de transporte individual de passageiros há quatro anos, Jorge Wilson de Almeida, 53, contou que pagou adiantado R$ 1.311,00 para trabalhar de janeiro a dezembro de 2020. “Não sei o que vou fazer”, lamenta.
Em informes de WhatsApp, representantes da empresa garantem que o saldo será transferido para a nova versão do aplicativo.
Outro lado - O advogado da Urban em Campo Grande, Erickson Carlos Lagoin, foi procurado e prometeu retornar a ligação da reportagem.
Segundo comunicados encaminhados aos motoristas e repassados ao Campo Grande News, a migração de aplicativo “se fez necessária a fim de que a plataforma pudesse transcender-se (evoluir)” e “dar uma maior segurança a todos os usuários”.
Entre as melhorias alegadas pela empresa está o implemento da opção de pagamento via cartão de crédito.
Ainda no informe, a empresa pede “compreensão de todos por qualquer intercorrência” e afirma estar “trabalhando ininterruptamente neste fim ano” para minimizar prejuízos.