ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Audiência discute devolução da Santa Casa ainda em 2012

Luciana Brazil | 05/12/2012 13:15
Audiência publica discute plano de gestão de ABCG. (Foto:Luciana Brazil)
Audiência publica discute plano de gestão de ABCG. (Foto:Luciana Brazil)

A audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (5) na Câmara de Vereadores discutiu o plano de gestão da Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG) para administrar a Santa Casa.

Na audiência, ainda foram discutidas estratégias sobre plano de devolução do hospital para a gestão da associação, que pode acontecer ainda este ano, conforme afirmou o vereador Athayde Nery (PPS). “Isso pode acontecer este ano, por que não?”, indagou.

As últimas especulações, já negadas judicialmente, previam que a associação se transformasse em fundação. Mas na semana passada o desembargador responsável pela decisão recusou a proposta em segunda instância, o que amenizou o imbróglio do hospital.

“Já que não será mais fundação está clara que a gestão é da ABCG. Então, ao invés de esperar o prazo judicial de devolução que é só no ano que vem, devolve-se agora”, ressalta Athayde.

Desde 2005, a Santa Casa está sob intervenção do poder público e o prazo para a devolução do hospital está marcado para abril de 2013. Ao contrário do objetivo inicial da interferência, que era diminuir a dívida da entidade, o hospital se encontra hoje em situação alarmante e o débito duplicou.

Segundo o Nery, relator da Comissão Especial para Acompanhamento dos Problemas da Santa Casa, hoje o déficit do hospital chega a R$2 milhões por mês, um média de R$ 600 mil por dia.

O parlamentar informou que a comissão pediu a audiência para conhecer a futura gestão da ABCG, além de debater quais são as estratégias para amenizar os problemas do hospital. “É preciso diminuir as despesas e ampliar a receita e realizar várias ações”, destaca.

Entre as medidas discutidas, o vereador enfatizou o processo de análise das terceirizadas, o enxugamento do setor administrativo, investindo em mais profissionais para atender o público, além de decisões mais profissionalizadas“.

O presidente da ABCG Wilson Telensco frisou que a audiência apenas formalizou a proposta da associação para a gestão do hospital. “Foi importante para traçar diretrizes”.

Segundo Telensco, foram solicitados à junta interventora dados que demonstrem a composição da dívida da Santa Casa. “Temos que ter certeza do que vamos administrar para não haver surpresas pelo caminho. Queremos o mínimo de segurança. O Estado e o município devem discutir para saber quais serão as condições possíveis para resolver as pendências”.

Wilson ainda destacou a responsabilidade da junta. “Quando houve a decisão judicial ficou definido que a junta seria responsável por todos os custos”.

Nos siga no Google Notícias