ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Bairros têm abastecimento de água totalmente retomado nesta sexta-feira

Ontem a concessionária informou que 28 bairros já tinham o serviço restabelecido dos 76 que estavam sem o serviço

Yarima Mecchi | 31/03/2017 09:18
Barragem de contenção do Córrego Guariroba. (Foto: Águas Guariroba)
Barragem de contenção do Córrego Guariroba. (Foto: Águas Guariroba)

O abastecimento de água foi restabelecido nos 76 bairros que estavam sem o serviço desde quarta-feira (29). De acordo com a Águas Guariroba - concessionária responsável pela captação, tratamento e fornecimento de água de Campo Grande - o fornecimento foi totalmente normalizado na madrugada desta sexta-feira (31).

Ontem (30) a concessionária informou que 28 bairros já tinham o serviço restabelecido. Unidades de saúde e escolas foram abastecidas com caminhões pipas, ao todo sete veículos atenderam a cidade.

Foram realizados nove abastecimentos por caminhão pipa, sendo dois para Santa Casa e os demais locais apenas um, sendo UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino; HU (Hospital Universitário); Ceinf (Centro de Educação Infantil) do bairro Piratininga; Ceinf da Vila Santa Bárbara; Escola Municipal Padre José Valentim; Clínica Med Rim e outro na Escola Municipal Coronel Antonino.

Durante a madrugada de ontem, 45 pessoas entre técnicos, engenheiros e pessoal da segurança do trabalho, fizeram o reparo de um vazamento em uma adutora que capta água do córrego Guariroba e abastece 34% da cidade. A adutora fica a cinco metros de profundidade e foi preciso usar uma retroescavadeira para chegar ao vazamento.

A tubulação possui 900 milímetros de diâmetro e tem 33 km de extensão às margens da rodovia BR-262, região da saída para Três Lagoas - próximo ao Autódromo de Campo Grande.

Com o rompimento da adutora, a empresa deixou de captar 1,4 mil litros d'água por segundo, cerca de cinco milhões de litros por hora. As caixas d'água usadas em residências comuns têm entre 500 e mil litros, ou seja, por segundo são captados a média armazenada em casas. A estimativa da empresa é que 300 mil habitantes foram afetados com o problema.

Funcionários trabalhando durante o conserto. (Foto: Águas Guariroba)
Funcionários trabalhando durante o conserto. (Foto: Águas Guariroba)

Captação - Campo Grande é abastecida por duas captações superficiais, sendo dos córregos Guariroba e Lageado. Elas são responsáveis por 50% do abastecimento, sendo o Guariroba por 34%. A bacia do Guariroba ocupa uma área de 360 km². O lago da represa do Guariroba possui um volume de aproximadamente quatro milhões de m³. A área da captação é de 97 hectares.

A cidade também é abastecida por captações subterrâneas, ou seja, poços. Eles são responsáveis pelos outros 50% do total da água que abastece o município. Atualmente existem 144 poços em operação.

Nos siga no Google Notícias