ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Bebê deixado em posto ganha pais que há apenas 3 meses esperavam adoção

Jovem se apresentou voluntariamente, mas não chegou a ser presa. Bebê foi entregue à nova família por meio do programa 'Dar a Luz'.

Ronie Cruz | 02/04/2019 09:55
Cabelo e cobertor apreendidos que passaram por perícia da Polícia Civil (Foto: Direto das Ruas)
Cabelo e cobertor apreendidos que passaram por perícia da Polícia Civil (Foto: Direto das Ruas)

O bebê recém-nascido, que foi abandonado no CRS (Centro Regional de Saúde) do Nova Bahia, já está com a nova família que há 3 meses esperava na fila de adoção. O processo foi rápido porque o casal não havia limitado características para adotar um filho. A mãe biológica, que não teve a identidade revelada, se apresentou voluntariamente na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (1º), para formalizar a entrega do bebê e disse que não tinha condições de criá-lo.

A jovem não chegou a ser presa. De acordo com a juíza Katy Braun do Prado, da Vara Infância e da Juventude do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a delegada não viu necessidade de representar pela prisão por ela ter se apresentado voluntariamente e estar disposta a assumir a responsabilidade pelo abandono. “Agora a delegada vai encaminhar para a Justiça o inquérito e o promotor vai avaliar se é caso de denunciá-la ou algo assim”, afirmou.

A pena para abandono material varia de um a 4 anos de detenção com multa que varia de 1 a dez salários mínimos, em caso de condenação.

Segundo a juíza, a jovem disse em depoimento que não tinha condições de criar a criança. “A intenção da mulher de deixar no hospital foi imaginando que ele fosse encontrado para ser cuidado. Desesperada, a ideia na cabeça dela era protegê-lo e o lugar mais favorável para receber cuidados era ali”, disse.

Reportagem veiculada na sexta-feira (29) sobre o programa ‘Dar a Luz’ da Vara da Infância foi o que motivou a jovem a se apresentar à Justiça e assumir a maternidade da criança, conforme a juíza. O programa Dar a Luz foi criado há oito anos na Capital para atender mães com gravidez indesejada.

“Com o apelo que fizemos na mídia sobre o programa, ela compareceu na sexta-feira conversou no núcleo de adoção e daí ela foi encaminhada para a delegada que estava numa força-tarefa muito grande para encontrar essa mulher. Depois ela foi encaminhada para a Defensoria para formalizar a entrega do bebê ontem”, contou.

O bebê foi entregue à nova família na segunda-feira após quatro dias hospitalizado e passa bem.

Abandono - O bebê foi encontrado por um técnico de enfermagem, por volta das 4h30 da última quinta-feira (28). Ele estava próximo a uma parede enrolado em uma coberta suja e o corpo ainda estava com sangue, apontando que o parto havia sido recente. O cordão umbilical foi cortado de forma improvisada.

Na coberta a polícia também localizou fios de cabelo. Do centro regional, o bebê foi transferido para a Santa Casa. Segundo o hospital, ele nasceu com 2,6 kg e 48 centímetros. Até as últimas atualizações médicas, seu quadro de saúde era considerado estável e o recém-nascido passaria por uma bateria de exames.

Outras informações sobre o Programa 'Dar a Luz' podem ser obtidas pelo (67) 3317-3548.

Nos siga no Google Notícias