ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Bem comportados, campo-grandenses têm dado menos trabalho no Carnaval

Medidas adotadas para evitar aglomerações surtiram efeito nos três primeiros dias, com 50% de queda nas ocorrências

Tainá Jara | 15/02/2021 17:54
Tapumes foram colocados em volta das Orla Ferroviária, próximo a Esplanada, onde ocorrem os tradicionais blocos de Carnaval (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Tapumes foram colocados em volta das Orla Ferroviária, próximo a Esplanada, onde ocorrem os tradicionais blocos de Carnaval (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Medidas adotadas para evitar aglomerações surtiram efeito nos três primeiros dias de Carnaval. Levantamento parcial divulgado pela Guarda Municipal apontou queda de mais da metade nos atendimentos realizados em relação ao final de semana anterior.

A operação, prevista para acontecer até a próxima quarta-feira, definiu seis pontos prioritários de fiscalização. O reforço foi maior nos altos da Avenida Afonso Pena; em frente ao Parque das Nações Indígenas, na Esplanada Ferroviária, onde tradicionalmente ocorrem os bloquinhos de rua; e mirante do Aeroporto Internacional, na Avenida Duque de Caxias.

Outros pontos focos de fiscalização são a Praça do Papa, onde geralmente são realizados os desfiles das Escolas de Samba; Lagoa Itatiaia, na região do Bairro Tiradentes; e na Orla Morena, na região do Bairro Cabreúva.

Anunciadas dias antes dos dias de folia, as medidas, como toque de recolher e proibição de festas, intimidaram quem não respeita as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), em relação à pandemia.

Conforme os dados da guarda, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, foram realizados 1.953 atendimentos, enquanto entre os dias 12 e 14 de fevereiro, foram feitas 912. Portanto, uma redução de 53,3%.

(Arte: Ricardo Gael)
(Arte: Ricardo Gael)

As ações incluem fiscalizações a estabelecimentos comerciais, festas com aglomerações encerradas, encaminhamentos às delegacias e abordagens de pessoas.

Houve ligeira elevação nos registros, em relação às denúncias feitas por telefone. Foram quase 5% a menos, passando de 618 no final de semana passado, para 588 neste.

Na avaliação da Guarda, fatores como a suspensão do ponto facultativo no serviço público municipal e a suspensão do descanso por algumas empresas ajudaram a reduzir a circulação de pessoas. De sábado para domingo, a forte chuva também contribuiu para evitar aglomerações.

Nos siga no Google Notícias