ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MS confirma 395 casos e 12 óbitos nesta 2ª, e chega a 120,8 mil vacinados

Início da semana sempre tem queda nos casos; feriado, em alguns locais, de Carnaval pode dar falsa impressão da covid nesta semana

Guilherme Correia | 15/02/2021 11:15
Mulher é vacinada no drive-thru, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Mulher é vacinada no drive-thru, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Boletim desta segunda-feira (15) traz 12 óbitos e 353 infectados por covid-19 em Mato Grosso do Sul. O número "baixo" de atualizações, em comparação da dias anteriores, é recorrente nos primeiros dias úteis das semanas, já que os dados podem demorar mais a serem inseridos por equipes plantonistas.

Além disso, o governo estadual e algumas prefeituras decretaram ponto facultativo de Carnaval nesta semana, o que pode gerar uma morosidade no repasse de informações oficiais durante alguns dias, estando a mercê das equipes plantonistas.

Conforme o Vacinômetro, há 180.825 vacinas aplicadas em sul-mato-grossenses, da primeira e segunda doses, o que contempla 3,44% da população do Estado. Com atualização do boletim de hoje, também eleva-se o número de casos acumulados para 170.917 e 3.142 óbitos desde o início da pandemia.

A preocupação atual se dá porque não há previsão da chegada de novo lote de vacinas, o que suspendeu temporariamente a campanha de imunização estadual. Atualmente, em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) segue aplicando a segunda dose da Coronavac no público já vacinado – profissionais de saúde e idosos que vivem em asilos.

Entre os registros incluídos nas últimas 24 horas, há vítimas de Campo Grande (5), Dourados (4), Ponta Porã, Rio Negro e Bonito. As idades variam entre 49 a 75 anos, e quase todos tinham problemas cardíacos e/ou diabetes.

Esse fato não é por acaso, já que, conforme dados consolidados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), boa parte (46,7%) dos óbitos eram de pacientes com "doença cardiovascular crônica", seguidos dos com "diabete mellitus", que atingem 36,3% das vítimas.

Ocupação de leitos de terapia intensiva na Capital teve pequena redução em comparação com ontem, mas acende alerta para os perigos da internação pelo coronavírus, já que há apenas 23% de vagas em aberto, conforme boletim.

Nos siga no Google Notícias