ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Bernal deixa “bombeiros do amanhã” sem teto e projeto pode acabar

Bruno Chaves | 10/09/2013 16:50
Ao todo, 55 jovens participam do projeto que pode acabar (Foto: Divulgação/Sejusp)
Ao todo, 55 jovens participam do projeto que pode acabar (Foto: Divulgação/Sejusp)

Com quase 20 anos de existência, o projeto social “Bombeiros do Amanhã”, realizado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul com crianças e adolescentes carentes de Campo Grande, pode deixar de existir. Isso porque as secretarias municipais, desde a posse do prefeito Alcides Bernal (PP), não vêm cumprindo convênio com a corporação e, como consequência, os bombeiros mirins já perderam as salas de estudo e parte da alimentação.

De acordo com o 1º tenente Edilson dos Reis, do Corpo de Bombeiros, o projeto “Bombeiros do Amanhã” funciona desde 2010 no Parque Tarsíla do Amaral, região norte da cidade. “Temos uma parceria com prefeitura, que sede o espaço físico, duas salas, uma cozinheira, uma pedagoga, alimentos, materiais de limpeza e uniforme para as crianças”.

O projeto funciona de segunda a sexta-feira e atende 55 crianças e adolescentes de 12 a 16 anos, entre meninas e meninos. No parque, duas salas de aula são disponibilizadas para que os jovens aprendam noções de instruções de ordem unida, hierarquia e disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.

“Mas em março deste ano, assumiu um novo diretor-coordenador do parque. Ele solicitou as salas de aulas onde dávamos treinamento às crianças para dar outras atividades. Ficamos sem espaço”, lembra.

Para contornar a situação, os pais dos alunos se mobilizaram e conseguiram o espaço do Centro Comunitário para as atividades serem realizadas. O tenente Reis conta que o Corpo de Bombeiros procurou a Funesp (Fundação Municipal de Esporte), que chegou a visitar o parque para resolver a situação. No entanto, seis meses depois, nenhuma modificação foi realizada.

Como se não bastasse perder o teto, o projeto começou a sofrer com a falta de alimento e de uniforme. O tenente conta que os alunos ganham as três primeiras refeições do dia: café da manhã, lanche e almoço. Mas, “desde início de agosto, não estão repassando o alimento da forma correta. A comida está sendo muito pouca e não está atendendo a quantidade de alunos”, afirma.

Centro comunitário foi cedido para a realização das atividades (Foto: João Garrigó)
Centro comunitário foi cedido para a realização das atividades (Foto: João Garrigó)

Diante da situação de abandono, a Corporação também procurou a SAS (Secretaria de Assistência Social). “Conversamos com a coordenação de projetos para repassar nossas reivindicações. Após esse encontro, fizemos uma reunião com os pais para avisar que o projeto pode deixar de existir”, diz.

“Encaminhamos as reivindicações do comandante geral à prefeitura, por escrito, para ver a contrapartida e o prazo. Se não formos atendidos, vamos ter que encerrar o projeto, que é de cunho social, ou buscar outras parcerias”, lamenta.

Bombeiros Mirins – Os alunos selecionados no projeto “Bombeiros do Amanhã” realizam atividades como hierarquia e disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, que os ajudam na formação pessoal.

“É um projeto que faz parte de uma instituição reconhecida e que tem alto índice de credibilidade. Eles recebem estrutura militar, que para um adolescente cria uma expectativa de futuro. As crianças criam expectativa de esperança para um dia melhor”, afirma.

Parque não tem mais espaço para atender as crianças (Foto: João Garrigó)
Parque não tem mais espaço para atender as crianças (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias