A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

31/10/2013 09:23

Bernal não cumpre promessa e “inferno” continua em rotatória

Lidiane Kober
Motoristas chegam a esperar 20 minutos para passar pela rotatória nos horários de pico (Foto: João Garrigó)Motoristas chegam a esperar 20 minutos para passar pela rotatória nos horários de pico (Foto: João Garrigó)

O prefeito Alcides Bernal (PP) não cumpriu promessa de acabar com o congestionamento e motoristas continuam enfrentando o “inferno” para passar, nos horários de pico, pela rotatória do cruzamento da Via Parque com a Avenida Mato Grosso. No último dia 17, Bernal se comprometeu a dar um fim no problema e instalar “em, no máximo, 10 dias” semáforo no ponto.

“Vem e passa prefeito e isso aqui continua um inferno nos horários de pico”, resumiu a representante comercial Thays Mendes Augusto, 31 anos. O marido dela trabalha no Hospital da Unimed e, com frequência, ela passa pela rotatória. “O fluxo aqui é muito grande e, nos horários de saída e entrada do trabalho, a gente precisa de 20 minutos para passar pelo cruzamento”, comentou.

Para o administrador Claudiney Duarte Primo, 30, “é terrível” trafegar pela rotatória. “Há anos, escuto prefeitos prometerem uma solução, já falaram em viaduto, em semáforo, mas até agora, nada”, lamentou.

Enquanto isso, além do congestionamento, acidentes acontecem com frequência na região. “Quase toda semana, vejo um carro bater na traseira do outro”, relatou a caixa de uma farmácia, localizada nas proximidades da rotatória, Paula Rocha, 36. “São acidentes bobos, mas que geram prejuízos e transtornos à população”, acrescentou Claudiney.

Semáforo – No mesmo dia em que Bernal prometeu instalar o semáforo em 10 dias, técnicos da prefeitura, mais cautelosos, calcularam precisar entre 15 a 30 dias para instalar a sinalização na rotatória. Passaram-se 14 dias e, até agora, não há nenhum sinal de obra no local.

“Cadê o semáforo”, perguntou o funcionário público Wenceslau Nantes, 69, assim que avistou a equipe do Campo Grande News na rotatória. Thays, por sua vez, acha que a sinalização não irá resolver o problema.

Para ela, o alto fluxo de veículos obrigará o motorista a permanecer muito tempo a espera do sinal verde. “No final das contas, vamos perder os mesmos 20 minutos até o sinal abrir”, calculou. “Na minha opinião, só um viaduto para acabar com o congestionamento”, avaliou.

Conforme levantamento da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), passam pelo cruzamento cerca de 12 mil veículos por dia. A expectativa da prefeitura é melhorar em 60% o fluxo por meio da intervenção. O custo da obra, que terá caráter paliativo, será de R$ 500 mil a R$ 700 mil. Serão instalados semáforos com três tempos. Também será feita a alteração viária.

Claudiney já viu vários acidentes no cruzamento por conta do congestionamento (Foto: Marcos Ermínio)Claudiney já viu vários acidentes no cruzamento por conta do congestionamento (Foto: Marcos Ermínio)
Para Thaís, é um inferno passar pela rotatória (Foto: Lidiane Kober)Para Thaís, é um "inferno" passar pela rotatória (Foto: Lidiane Kober)


a culpa é de quem esta hoje na administração, pois so ele pode fazer tal obra
 
samuel vosni em 01/11/2013 09:55:04
A culpa é do Sr. ex-prefeito Trad, que em 08 anos, com os cofres cheios, nem projeto de viaduto apresentou para\ aquele local.
 
LUIZ CARLOS em 31/10/2013 21:53:14
Não cumpriu???? NÃO DIGA?!?!?!?!
 
Gabriel de Freitas em 31/10/2013 15:52:49
Gente!!!! Campo Grande cresceu muito e está em pleno desenvolvimento em todas as áreas, nesta situação, tem que construir um viaduto URGENTEMENTE, tem que parar de tampar o sol com a peneira, os transtornos no trânsito são muitos, vamos pensar na solução que realmente acabará com esse transtorno... e não somente na Mato Grosso como também na rotatória perto da coca-cola saída pra São Paulo, ali também o trânsito é caótico em horários de picos.
 
Alan Oliveira em 31/10/2013 15:50:19
O PT E ALIADOS SÃO QUE NEM MUSEU..."ADORAM O PASSADO"!!
...E O FUTURO COMO É QUE FICA?
 
Paulenir de Barros em 31/10/2013 15:04:57
CAMPO GRANDE NECESSITA URGENTE DE VIADUTOS, A CIDADE NÃO COMPORTA MAIS ROTATÓRIAS!
 
Paulenir de Barros em 31/10/2013 15:01:43
Esse radialista só fala, unica coisa que ele fez até agora foi destruir a cidade do natal!
 
William Vilela em 31/10/2013 14:46:46
Tá certo que esse prefeito não é o melhor da história... só que essa rotatória é assim já tem um tempão e agora tudo é culpa dele por que não cobraram antes.
 
Thiago Mendes em 31/10/2013 14:36:52
Nossa é incrível ver tantos Planejadores urbanos comentando aqui...é pq além de todo brasileiro ser médico, agora também entendem de planejamento urbano mais precisamente de engenharia de tráfego. Eu quero ver vocês depois virem comentar: " Xiiii não resolveu colocar o viaduto..." claro que não resolve, o problema não é pontual ! Pq ao invés de ficarem falando daquilo que não entendem não vão aprender a andar direito nas rotatórias???? Ou tb acham que a falta de entendimento do cidadão de como colaborar para o trânsito fluir tb tem que ser patrocinado pela prefeitura???? Não defendo esse prefeito aí não...mas me irrita ver tanta gente hipócrita comentando...
 
Gustavo Rodrigues em 31/10/2013 14:06:00
Andem de bicileta!
 
JESSICA MACHADO em 31/10/2013 13:54:30
Infelizmente até agora foram somente promessas, a administração publica da nossa capital hoje resume em disputas politicas, a cidade esta abandonada com obras inacabadas e o dinheiro que pagamos com muitas dificuldades os impostos, sendo jogado pelo ralo sem planejamento e responsabilidade, mas como tudo acaba em pizza no pais todas essas denuncias e processos terá o mesmo fim, e o povo é quem paga pelos desmandos dos políticos incompetentes.
 
Aparecida G. Ferreira em 31/10/2013 13:52:27
Fabriano Pontes:
" Ta certo que este prefeito que temos não é referência. Pra mim não passa de um radialista aventureiro que conseguiu manipular os eleitores (como a grande maioria dos políticos de nossa Federação).
Agora, o problema dessa rotatória nasceu com ela. Essa tal de agetran deveria mudar de ramo.
O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRÂNSITO DESSA CAPITAL DEVE ENTENDER MUITO DE CULINÁRIA PORQUE DE LOGÍSTICA E TRÂNSITO SÓ SAI ABSURDOS.
Essa rotatória é bizarra, tem vias que acabam repentinamente e nos vemos entrando obrigatoriamente na via do motorista do lado, vias que estão se tornando expressas com gente estacionada e oferecendo risco para quem passa...
Campo Grande é a capital dos absurdos no trânsito..."
 
Sergio Arantes em 31/10/2013 13:28:12
Como foi dito, os guardas que ficam sinalizando nas rotatórias pioram o que ja esta ruim.. o transito nao flui nessa cidade!! Passarelas elevadas ao inves de faixas de pedestre que nos obrigam a parar a cada 200m na Gury Marques, ou na frente da faculdade na Ceara, fariam o transito desenrolar.. sem contar o viaduto na rotatoria da Coca.
Absurdo que na principal entrada da cidade, onde o fluxo de caminhoes, onibus, é intenso, ter uma rotatoria.

 
Rafaela Vicari em 31/10/2013 13:26:27
pow o povo quer tudo em 9 meses de mandato deixa o homem trabalhar, ate pq esse problema como os outros que estamos cansados de ver ai no transito, na saúde e na Educação ja é bem antigo e sabemos disso, em oito anos de mandato não foi resolvido e agora querem que resolva todos os problemas da cidade em 9 ou dez meses, haa façam o favor néh.
 
Eliane Rodrigues em 31/10/2013 13:06:25
Eu aposto que a prefeitura foi comprada pela Plaenge, pois se fizer um viaduto ali a Plaenge seria prejudicada.
 
jose da silva em 31/10/2013 13:04:16
Me desculpem, nosso departamento de transito é uma piada, nosso prefeito então nem começo a falar, mas o problema ali é que o Parque dos Poderes hoje emprega um número de pessoas absurdo e todos saem no mesmo horário, ou seja, só mágico pra resolver o problema da noite para o dia, a obra que tem que ser feita ali é grande, o que poderia ser feito a titulo de sanar o problema sem aguardar as obras é o pessoal usar a cabeça, coloquem horario de saída com diferença de 10 minutos para cada órgão, saiam pela Afonso Pena, enfim, vamos pensar um pouco, garanto que em 10 minutos um departamento ou órgão já terá passado pela rotatória e assim por diante, neste caso a culpa não é do Bernal, e olhem que eu não gosto dele, mas sejamos justos.
 
MAXIMILIANO NAHAS em 31/10/2013 12:43:41
Trocando os diretores apadrinhados politicos, a nivel mun./est. por pessoal capacitado e competente ajudaria muito no trânsito caótico da capital.
Como diria o grande Rui Barbosa:
"Há tanta gente burra mandando em gente inteligente que chego a pensar que a burrice é uma ciência ".
 
sergio spengler em 31/10/2013 12:40:22
Mais uma das promessas do Bernal, FORA BERNAL!!!
 
joão gois em 31/10/2013 12:22:27
esse local deveria construir um viaduto, a cidade estar crescendo e precisamos ver isso.
 
rosinha conceiçao em 31/10/2013 11:58:09
Vou repetir o comentário que eu fiz no dia que eu vi a notícia sobre este local:
Pra acabar com o transito ali em 10 dias só se fechar a rua. Viaduto ou mergulhão é a solução, ou será que a construtora de condomínios que tem ali perto vai mandar na cidade?
 
Ronaldo Castor em 31/10/2013 11:55:10
enquanto isso o prédio está sendo construído na esquina. Dizem que a culpa de não ter viaduto, ou outra solução para esse caos é a construção desse prédio, só que quando todos os moradores desse prédio quiserem sair de casa e enfrentar esse problema, quem sabe resolvam. Tudo interesse político.
 
rafael santos em 31/10/2013 11:37:17
Ta certo que este prefeito que temos não é referência. Pra mim não passa de um radialista aventureiro que conseguiu manipular os eleitores (como a grande maioria dos políticos de nossa Federação).
Agora, o problema dessa rotatória nasceu com ela. Essa tal de agetran deveria mudar de ramo.
O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRÂNSITO DESSA CAPITAL DEVE ENTENDER MUITO DE CULINÁRIA PORQUE DE LOGÍSTICA E TRÂNSITO SÓ SAI ABSURDOS.
Essa rotatória é bizarra, tem vias que acabam repentinamente e nos vemos entrando obrigatoriamente na via do motorista do lado, vias que estão se tornando expressas com gente estacionada e oferecendo risco para quem passa...
Campo Grande é a capital dos absurdos no trânsito...



 
Fabiano pontes em 31/10/2013 11:32:22
Tá vendo como é só falácia.
Bernal não tem capacidade para dirigir uma prefeitura do porte de Campo Grande.
 
Afonso Netho em 31/10/2013 11:11:10
É desprezível o trânsito dessa Capital, não existe cortesia no trânsito, e a imprudência e alta velocidade prevalece a todo momento.Mas tudo isso pode fazer parte da cultura local e de uma fiscalização mais efetiva e rígida para esses tipos de condutores, a verdade é que está abandonado, nunca nem ouvi falar de fiscalização de lei seca por aqui.Nesse local da reportagem, qualquer cidadão menos esclarecido pode afirmar que é preciso de um "viaduto", mas o semáforo a princípio seria uma solução paliativa e "mais barata", mas não vai resolver.Outra, o agente de trânsito deveria estar atuando na fiscalização de coisas mais importantes, e não na fluidez de rotatória, fato omisso pelo município, só acho.
 
Antonia Maria Jacini em 31/10/2013 11:05:08
Com o PT na base de apoio do Bernal, ele aprendeu direitinho com a Dilma, faz promessas que sabe que não poderá cumprir e fica por isso mesmo...
 
Marco Aurélio em 31/10/2013 10:54:33
Se deixassem o trânsito fluir por si mesmo não teríamos problemas. Acontece que colocam os agentes da AGETRAN que só prejudicam o fluxo mais ainda. Agora semáforo vocês estão de brincadeira, vai parar mais ainda. Os motoristas devem aprender a usar rotatória e os agentes de trânsito devem para de tentar controlar o trânsito causando congestionamento dentro da rotatória. Ninguém merece!
 
marta paiva em 31/10/2013 10:53:11
Quem construiu essa maravilha da engenharia de trânsito ? Vamos refrescar a memória, pessoal !
 
Marcos Paulo Hypollito em 31/10/2013 10:48:05
Essa situação é observada não só no cruzamento da avenida Mato Grosso, mas ao longo de todo o prolongamentos das vias que fazem margem aos córregos de Campo Grande, tais como o cruzamento ns saída de São Paulo, próximo a fábrica da Coca cola, no cruzamento das vias na saída dos bairros União, bairro Buriti etc.
Infelizmente essa situação é fruto do atraso de nossos governantes que não pensam em vias para o futuro, visam apenas resolver uma situação imediata.Pensamento que leva somente ao gasto de recursos públicos sucessivamente sem resolver os problemas que surgem para a população. E, ao contrário do que se pensa a saída é simples: construir viadutos. Essa medida qualquer engenheiro poderia prever, uma vez que os terrenos nesses locais favorecem a construção dos mesmo.
 
Bartolina Ramalho Catanante em 31/10/2013 10:42:47
O loco, semáforos e sinalização por R$ 500.000 a 700.000 mil???
 
Carlos Marques em 31/10/2013 10:35:59
Todos perguntam : e o Bernal?
Mas eu pergunto: e o Nelson Trad Filho?
Esse problema tem ha mais de anos, ele ficou 8 anos como prefeito da capital e porque não resolveu?
Várias , várias e várias vezes só ouvimos que o semáforo seria colocado ali e nada aconteceu, só espero que o atual prefeito resolve esse problema, ou iremos esperar mais quantos anos?
 
Renata Souza em 31/10/2013 10:30:29
Neste cruzamento, para um bom funcionamento do trânsito, deveria ser construido um viaduto , porém acho que deve ter um dedo daquela construtora para que não seja feito.
 
Rui Mauricio Medeiros em 31/10/2013 10:30:17
O problema maior depois de colocar o semáforo, vai ser o povo que não presta atenção no sinal e fica "dormindo no ponto", e isso atrasa ainda mais quem esta atras...
O mesmo acontece com o sinaleiro da afonso pena com uma travessa que liga a via park, lá forma um engarrafamento de 20 a 30 carros, e quando anda a fila, vai a distancia de uns 5 carros.
O povo de Campo Grande tem que prestar mais atenção no trânsito e lembrar sempre que tem gente atras dele esperando também.
 
Marcos Vinícius em 31/10/2013 10:15:42
O que eu acho legal é quem estava no poder quando foi construída a rotatória não tenha feito um viaduto e agora vem cobrar o que eu tambem acho direito um semáforo , mas não isenta o projeto tão mal feito como aquele . Agora tudo é o Bernal ? e o outro é que fez esta burrada cade que alguem falou ? Hipocrisia tem limite .
 
dourival franco em 31/10/2013 09:53:06
bernal e cumprir! isso não combina...
o que ele cumpriu até agora? desmanchar cidade do Natal!!!
 
Décio Azevedo em 31/10/2013 09:51:23
A única e definitiva solução ali é viaduto!
Mas se outros não fizerem, não será esse "prefeitozinho" de facebook que irá fazer!
 
Luciano Bandeira em 31/10/2013 09:45:31
Politico cumprindo promessa? Ha ha ha ha