ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Bombeiros encontram irregularidades nos prédios em construção na Capital

Aline dos Santos | 22/09/2015 11:05
Bombeiros fiscalizaram obras na manhã desta terça-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Bombeiros fiscalizaram obras na manhã desta terça-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Segundo sargento, medidas preventivas podem evitar transtornos futuros.  (Foto: Marcos Ermínio)
Segundo sargento, medidas preventivas podem evitar transtornos futuros. (Foto: Marcos Ermínio)

Pela primeira vez alvo de fiscalização do Corpo de Bombeiros, edificações em construções apresentaram irregularidade na área de prevenção a incêndio. Na manhã desta terça-feira, três obras foram vistoriadas em Campo Grande e somente uma tinha o Processo de Segurança contra Incêndio e Pânico.

“Viemos fiscalizar as obras no tocante à prevenção na área de incêndio e pânico. Se o local possui projeto contra incêndio, se o projeto foi aprovado. Caso não tenha, a gente notifica para que em 30 dias se regularizem junto ao Corpo de Bombeiros”, afirma o sargento José Alexandre.

Hoje, a verificação foi em obras na avenida Afonso Pena. Estavam sem projeto obras na Chácara Cachoeira, em frente ao Aquário do Pantanal, e no Jardim dos Estados, perto da rua Paraíba. A reportagem esteve no segundo local e solicitou para falar com o responsável, não sendo atendida. Um edifício em construção, também no Jardim dos Estados, apresentou os documentos conforme prevê a Lei 4.335, de 2013, que instituiu o Código de Segurança contra Incêndio.

“A obra para começar tem que ter projeto aprovado no Corpo de Bombeiros. Cabe interdição e multa”, afirma o sargento. A multa para o descumprimento da exigência tem teto de 5 mil Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). Atualmente, o valor corresponde a R$ 109.200.

“São as medidas preventivas que vão evitar incêndios, evitar o pânico que venha causar ferimento nas pessoas, saídas de emergência desobstruídas. Sem esse projeto aprovado, às vezes chega ao final da obra e vai ter que ser feita mudança na estrutura”, salienta o sargento.

O Processo de Segurança contra Incêndio e Pânico é obrigatório e deve ser apresentado para análise e aprovação antes do início da construção para evitar gastos desnecessários ou inviabilizar o funcionamento do local sem a certificação após o término da construção.

Tragédia – Incêndio em edifício na rua Amazonas provocou a morte de duas pessoas: um publicitário de 24 anos e uma defensora pública de 37 anos. Ambos morreram em virtude de intoxicação pela fumaça.

Nos siga no Google Notícias