ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Explosivo com mensagens políticas é desarmado pelo Bope no Terminal Morenão

Artefato estava em sacolas com panfletos "comunistas"; local ficou interditado durante a ação

Por Gabi Cenciarelli | 08/10/2025 16:45


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Terminal Morenão, em Campo Grande, foi isolado nesta quarta-feira após a suspeita de sacolas com possível artefato explosivo. O BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foi acionado para analisar o material, utilizando equipamento de raio-x e bastão especial para manuseio seguro. A operação conta com apoio do 10º BPM e da Guarda Civil Metropolitana, que controlam o fluxo de pessoas. O terminal está com as operações suspensas, causando transtornos aos usuários. Até o momento, não há confirmação sobre o real risco do material encontrado.

Uma bomba improvisada foi encontrada dentro de sacolas deixadas no Terminal Morenão, em Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (8). O artefato, confirmado como explosivo, foi desarmado com segurança por equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), que permaneceram no local até o fim da varredura.

A polícia utilizou um equipamento de raio-x para escanear o conteúdo das sacolas antes de realizar o desarme. Também foi usado um bastão comprido com gancho na ponta, para manipular objetos à distância e reduzir o risco de explosão.

Dentro da caixa onde estava o artefato, foram encontrados panfletos impressos com mensagens políticas, que agora serão analisados pela Polícia Civil. O material traz frases como: “Abaixo os generais golpistas! Morte aos fascistas! Viva o Maoísmo! Viva a Revolução Democrática Popular! Partido Comunista do Brasil – P.C.B.”

Explosivo com mensagens políticas é desarmado pelo Bope no Terminal Morenão
Sacolas onde estão artefatos suspeitos (Foto: Osmar Veiga)

De acordo com o Tenente Mikio Nagatomo, do Bope, o artefato era caseiro e improvisado, mas apresentava risco. “Algumas bombinhas são improvisadas e oferecem risco, claro. Colocaram as bombinhas para detonar”, explicou o oficial.

O vendedor ambulante Alessandro Macedo de Oliveira contou que o suspeito chegou ao terminal por volta das 11h e permaneceu no local por mais de duas horas, carregando duas sacolas. “Achei estranho porque ele não falava com ninguém. Quando saiu, por volta de 13h40, deixou as sacolas e começou a sair uma fumacinha. Fui ver e eram duas bombas ligadas, tipo rojão de festa junina”, relatou.

Segundo ele, o homem era jovem, barbudo, usava máscara cirúrgica, casaco e calça pretos, e depois seguiu a pé em direção ao Atacadão.

Durante a operação, o terminal foi completamente interditado, com apoio do 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e da Guarda Civil Metropolitana. Nenhum ônibus circulou durante a atuação das equipes, o que causou confusão entre passageiros e interrompeu temporariamente o transporte coletivo no local.

Essa é a segunda ocorrência envolvendo artefatos explosivos em Campo Grande apenas nesta semana. Na segunda-feira (6), o BOPE detonou uma granada defensiva do Exército encontrada por um morador dentro de um pote de sorvete, na Vila Ipiranga. O explosivo, datado de fabricação antiga, foi neutralizado com o auxílio de um robô, no quintal da residência, sem feridos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.