ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Braço estadual da Lama Asfáltica prevê novos desdobramentos no fim do mês

Paulo Yafusso | 11/05/2016 17:51
Promotora de justiça Cristiane Mourão, que assumiu a coordenação do Gaeco, mas continua atuando na força-tarefa (Foto: Arquivo)
Promotora de justiça Cristiane Mourão, que assumiu a coordenação do Gaeco, mas continua atuando na força-tarefa (Foto: Arquivo)

Novos desdobramentos no braço estadual da Operação Lama Asfáltica devem ocorrer até o fim do mês, por conta dos avanços nas investigações que estão sendo feitas por uma força-tarefa criada pelo MPE (Ministério Público Estadual). Em balanço divulgado em fevereiro deste ano, a pedido dos promotores, a Justiça já havia decretada a indisponibilidade de bens de empresas e servidores, no montante de R$ 84 milhões.

O MPE não dá detalhes da ação, apenas assegura que ela será realizada e é resultado das provas levantadas principalmente em datas recentes. Na primeira fase das investigações, a força-tarefa entrou com quatro pedidos de prisões dos investigados e numa delas obteve êxito. Um dos pedidos ainda está sendo analisado pela Justiça, já que antes de dar o despacho o magistrado decidiu ouvir os acusados.

As prisões ocorreram no início de novembro do ano passado. Foram nove presos, entre eles o ex-secretário estadual de Obras, Edson Giroto, o empresário João Alberto Krampe Amorim dos Santos, Elza Cristina dos Santos e Wilson Roberto Mariano, o Beto Mariano.

Assim como na investigação da Lama Asfáltica federal, eles são suspeitos de participação em esquema de desvio de recursos na execução de obras rodoviárias. A diferença é que uma investigação se refere a desvio de verbas federais e a da força-tarefa, restrita a dinheiro do orçamento do Estado.

A forma de atuação do grupo que a investigação federal e estadual chama de “organização criminosa” é a mesma tanto na execução de obras com recursos da União como do Estado. Usavam medições falsas de serviços executados em rodovias e com isso as empresas recebiam por serviço não realizado, e o dinheiro era desviado para os envolvidos no esquema.

Os promotores Thalys Franklyn de Souza e Tiago Di Giuliio Freire foram designados para atuarem exclusivamente nessa investigação. A promotora de justiça Cristiane Mourão que também integra a Força Tarefa e que assumiu neste mês a coordenação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), vai continuar em algumas investigações em que ela já vinha trabalhando.

Cristiane Mourão é a primeira mulher da história do MPEMS a assumir o comando do Gaeco. Ela assume no lugar do promotor de justiça Marcos Alex Vera de Oliveira, que foi nomeado para o cargo de secretário-geral do Ministério Público. Ele estava na coordenação do Gaeco desde outubro de 2010 e nesse período comandou 52 operações para o cumprimento de 423 mandados de busca e apreensão, 275 de prisão e 53 conduções coercitivas.

Nesta terça-feira (10), ao falar das 15 prisões feitas pela PF na Operação Fazendas de Lama, o deputado federal Zeca do PT criticou o que ele chamou de “omissão” do MPE nas investigações da Lama Asfáltica.

Nos siga no Google Notícias