A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

01/02/2012 18:37

Bueiros abertos se transformam em armadilha em Campo Grande

Fernando da Mata e Francisco Júnior
Bueiro onde motociclista caiu no dia do acidente (Foto: Pedro Peralta)Bueiro onde motociclista caiu no dia do acidente (Foto: Pedro Peralta)
Uma semana depois do acidente, boca de lobo foi tampada (Foto: Fernando da Mata)Uma semana depois do acidente, boca de lobo foi tampada (Foto: Fernando da Mata)

Os bueiros têm um papel muito importante no escoamento de águas da chuva nas cidades. Em Campo Grande, por exemplo, 15 mil estão instalados ao longo das vias pavimentadas, segundo a Águas Guariroba. O problema é que vários deles na cidade estão destampados, o que coloca em perigo a população.

Um dos acidentes envolvendo boca de lobo aberta aconteceu durante temporal na última quinta-feira (26), na esquina da rua Vitor Meireles com a avenida Gury Marques, bairro Universitário, região sul de Campo Grande.

Na ocasião, o motociclista Milton Teixeira Júnior, 21 anos, foi arrastado pela enxurrada para dentro do sumidouro e foi encontrado morto no outro dia na rua Conde de Pinhão, Jardim Colibri II, dois quilômetros distante de onde ele caiu.

Nesta quarta-feira (1º), o Campo Grande News voltou até o local e constatou que a boca de lobo foi coberta com armação de ferro e concreto.

Outro local onde há um bueiro aberto é a avenida do Poeta, no Parque dos Poderes. Apesar da galeria não ser profunda, pode causar acidentes.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Campo Grande informou que não tem o número de bocas de lobo destampadas na cidade. Porém, garantiu que as tampas de bueiros são repostas conforme as equipes de limpeza constatam a ausência delas.

A população pode acionar o serviço de manutenção de bueiros da prefeitura pelos telefones 3314-3675 e 3314-3676.

Boca de lobo aberta no Parque dos Poderes (Foto: Fernando da Mata)Boca de lobo aberta no Parque dos Poderes (Foto: Fernando da Mata)

Outros problemas – A falta de tampa não é o único problema que envolve bueiros. Em algumas ruas, as bocas de lobo transbordam sujeira e até esgoto.

Um exemplo é o da rua Sérgio Porto, na Vila Carolina II. A vendedora Vilma Ferreira, 53 anos, mora na região há 12 anos e disse ao Campo Grande News que esse é um problema antigo.

“Toda vez que chove, ele transborda e sai aquela água fedorenta que toma conta do bairro inteiro”, reclamou a vendedora, que teme pela saúde das crianças do bairro, pois a água do esgoto vai para nascente do córrego Pindaré, local onde elas tomam banho.

O motorista Joaquim Augusto, 42 anos, ressaltou que, às vezes, fezes saem de dentro do bueiro. “O cheiro é podre e faz tempo e nada é feito. Tem dia que num dá nem para passar na rua direito”.

Próximo dali, na rua Carneiro de Campos, uma boca de lobo cedeu e abriu uma cratera no leito do córrego Pindaré no último sábado (28). Os trabalhos de reparo no local estão sendo feitos com reconstrução do muro de gabião, colocação de aterro e do pavimento.

De acordo com a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), as obras devem ser concluídas em 15 dias.

Bueiro transbordando esgoto na rua Sérgio Porto (Foto: Francisco Júnior)Bueiro transbordando esgoto na rua Sérgio Porto (Foto: Francisco Júnior)
Cratera aberta depois que bueiro cedeu no Marabá (Foto: Francisco Júnior)Cratera aberta depois que bueiro cedeu no Marabá (Foto: Francisco Júnior)
Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...
Após furtar obra, ladrão é capturado por moradores e ferido a tiros
Marcio Estacio Duarte Teixeira, de 31 anos, foi socorrido a Santa Casa de Campo Grande após ser atingido por dois tiros na madrugada deste domingo (1...


Rua SÉRGIO PORTO e CHEIRO DE ESGOTO andam juntos também na cidade do Rio de Janeiro, pois, na Rua Sérgio Porto situada na parte alta do bairro carioca da Gávea, os moradores estão sendo obrigados a se mudar porque não conseguem mais respirar o ar fétido que emana dos ralos de suas casas conectados a galeria de águas pluviais. A Prefeitura do Rio de Janeiro nada faz a não ser cobrar de cada casa da Rua Sérgio Porto cerca de oito mil Reais de IPTU em troca do "direito" que dá aos moradores de respirar o cheiro podre da incompetência, do desleixo e do desmando que reina na cidade do Rio de Janeiro.
 
Paulo Luz em 12/03/2013 05:23:33
É uma pena mesmo esses bueiros abertos, mas porque será que estão sem a tampa? acho que o principal culpado é a população que rouba as tampas e ainda tem a cara de pau de falar que o proble é da administração.
 
Eduardo Oliveira em 02/02/2012 10:51:10
As famílias que perderam seus entes queridos devem procurar o Judiciário para indenização, assim como, os motoristas que tem prejuízos com os buracos das ruas. A Justiça funciona muito bem nestes casos. Se todos buscarem indenização a Prefeitura vai dar melhor atenção.
 
Max Cunha em 02/02/2012 10:41:59
a. corrupção no brasil é tanta que tem cidades em que a prefeitura faz asfalto mau fe ito e nem instala bueiros .a população tem que fiscalizar e denunciar quando o asfalto é feito sem os devidos encanamentos por baixo da rua,para escoar os dejetos e chuvas.
 
antonio costa em 02/02/2012 02:16:16
As obras que se realizam em Campo Grande são verbas do PAC. Cadê o dinheiro do IPTU para as obras normais que se deve realizar e que são urgentes?
 
Ezio Jose em 01/02/2012 10:51:17
Gostei da reportagem, parabéns a imprensa tem esse papel mesmo, falar sobre o assunto varias vezes pra ver se o poder publico toma atitude. qquer um esta sujeito a cair no bueiro. ando de carro, mas tbm penso nos motoqueiro e pedetre.
 
isabel almeida em 01/02/2012 08:29:50
Esse ai do Parque dos Poderes é antigo em!
 
Oswaldo Junior em 01/02/2012 08:23:28
fica ai um lembrete a nossos administradores... ou vamos esperar morrer mais algumas pessoas? cuidado!!!!!! estamos em época de eleição mortes não geram bons votos. cuidado!
 
ZILDO DE OLIVEIRA BARROS em 01/02/2012 08:07:35
é assim que é gasto o nosso dinheiro. existe muitas falhas.
 
valmir em 01/02/2012 08:02:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions