ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Bueiros transbordam e levam barro e sujeira para perto da Lagoa Itatiaia

Nadyenka Castro e Mariana Lopes | 09/04/2013 18:45
Sujeira e barro tomam conta de rua (Foto: Marcos Ermínio)
Sujeira e barro tomam conta de rua (Foto: Marcos Ermínio)
Sujeiro de bueiro incomoda moradores com chuva (Foto: Marcos Ermínio)
Sujeiro de bueiro incomoda moradores com chuva (Foto: Marcos Ermínio)

Toda vez que chove, os bueiros transbordam e levam sujeira e barro às vias próximas à Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes, em Campo Grande. A afirmação é dos moradores, que dizem não aguentar mais o mau cheiro a água suja parada em frente às casas.

O frentista Adão Soares, 60 anos, conta que o bueiro na rua San Martin com a José Nogueira Vieira “é uma panela de pressão”. “Quando chove, estoura, a rua fica alagada e o cheiro é muito ruim”, diz.

A água que sai do bueiro que fica no cruzamento se junta a de outros pontos e desce para a região da lagoa. Para o aposentado Osvaldo Flávio de Macedo, 73 anos, a situação está crítica por causa de alguns moradores. “O problema são os próprios moradores que são relaxados. Jogam lixo na rua, que entope os bueiros”, fala ele.

Toda a água passa por duas ruas que acabam na lagoa. Uma é a Antônio Marques. O bueiro desta via transbordou mais uma vez no fim de semana, com a chuva, e nesta segunda-feira continuava a jorrar.

Hélida Espíndola, 32 anos, diarista, mora perto e relata que as calçadas e área com grama, às margens da lagoa, ficam inundadas com a água suja. “Depois que chove fica uns dias assim, mas o pior, é o mau cheiro”. Na rua Do Nilo, o bueiro está repleto de lama, que cobre também calçadas e parte da via.

A Águas Guariroba informou que o problema pode ser reflexo de ligações clandestinas de águas pluviais na rede coletora de esgoto. Outro problema comum é o despejo de esgoto clandestinamente na galeria de coleta de águas das chuvas. 

No caso de ligação clandestina, o morador pode ser multado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). 

Nos siga no Google Notícias