ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Calote dado pela Homex foi premeditado, acredita vereador

Mariana Lopes | 11/12/2013 18:10
Membros da CPI ouviram dois empresários na tarde de hoje (Foto: Marcos Ermínio)
Membros da CPI ouviram dois empresários na tarde de hoje (Foto: Marcos Ermínio)

Antes mesmo de concluir todas as oitivas da CPI da Homex, o vereador Otávio Trad (PTdoB), que nesta quarta-feira (11) assumiu a presidência da comissão no lugar do parlamentar Alceu Bueno (PSL), declarou que, baseados nos depoimentos já prestados, a empreiteira mexicana premeditou o calote dado nas empresas tercerizadas.

A justificativa do vereador para antecipar o possível resultado do relatório da CPI é que o prazo de pagamento que a Homex determinava nos contratos era muito longo. “Eram de 120 dias, tempo suficiente para as empresas tercerizadas concluírem as obras e a empreiteira sumir do mapa, como fez”, pontua Trad.

Nesta quarta-feira, a CPI também ouviu o empresário Osvaldo Santos, da Toc Ton, que prestou serviços de acabamento nas obras da Homex. Ele afirmou que, até agora, contabilizou prejuízo de mais de R$ 300 mil.

O valor total do contrato firmado com a empreiteira mexicana foi de R$ 1 milhão. A empresa contratou 30 funcionários, que trabalharam por aproximadamente 7 meses.

“Conseguimos receber uma parte do dinheiro, mas ele vinha com desconto porque pedimos retiramos antes do prazo de 120 dias, daí a Homex cancelou o contrato comigo, do nada, sem justificativa, e só mandou eu tirar meus homens da obra”, explica Santos.

A Câmara dos Vereadores entra em recesso a partir do próximo dia 20 e retorna na segunda semana de janeiro. Contudo, Trad afirma que os trabalhos da CPI não serão interrompidos e o relatório final deve ser entregue no início do ano, antes de terminar o prazo, que é 6 de fevereiro.

Mais oitivas – Na tarde de hoje, foram intimados proprietários de mais duas empresas que prestaram serviços à Homex. Sandra Maria Borges, da CJA Comércio e Serviços, e Luiz Flávio Burema, da Construterra – Construção Civil, foram convocados a prestar depoimento, mas não compareceram à oitiva de hoje.

A CPI também ouviria nesta tarde as declarações de representantes do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), que justificou a ausência por motivos de evento, e do Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção), que, pela segunda vez, não justificou o fato de comparecer à audiência.

Segundo o vereador Otávio Trad, ainda falta ouvir depoimentos da própria Homex, da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura.

Obra retomada - O vereador Otávio Trad informou, na audiência da CPI desta quarta-feira, que a Caixa Econômica Federal assumiu a continuidade da construção do condomínio Varandas do Campo. As obras devem começar no próximo dia 6 de janeiro, com previsão para terminar em junho de 2014.

Segundo o vereador, o projeto da Homex era para 3,2 mil apartamentos, porém, foi iniciada a construção de apenas 1,1 mil e a construtora chegou a entregar 700 imóveis. A Caixa assume, então, o restante, um total de 400 apartamentos.

Nos siga no Google Notícias