ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Câmara aprova projeto sobre cobrança de imposto em pacotes de viagem

Taxação era feita em cima do valor total do pacote e agora será sobre serviço de agência

Clayton Neves e Fernanda Palheta | 17/10/2019 12:36
Plenário da Câmara Municipal durante sessão desta quinta-feira. (Foto: Fernanda Palheta)
Plenário da Câmara Municipal durante sessão desta quinta-feira. (Foto: Fernanda Palheta)

Aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Campo Grande, projeto encaminhado pela Prefeitura regulamenta a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para agências de viagem e operadoras de turismo em negociações de pacotes de viagem. A proposta teve 23 votos favoráveis e foi apreciada em regime de urgência, ou seja, não deve voltar a plenário para nova votação.

Atualmente, a cobrança do imposto é feita em cima do valor total do pacote, que pode incluir passagem, hospedagem e serviços como passeios e translado. Agora, será taxada levando em consideração apenas o custo do serviço feito pela empresa agenciadora.

“Em um pacote de R$ 10 mil que inclui diversos serviços, o imposto é cobrado em cima desse valor total. Agora, a empresa terá que discriminar em nota o quanto cobrou pela negociação do pacote, e o imposto será cobrado em cima do serviço feito pela agência”, explica o vereador Lívio Leite (PSDB).

Em 2017, Lívio apresentou projeto similar à Câmara Municipal, no entanto, à época, a matéria foi vetada pela Prefeitura, já que legislar sobre tributação é competência do Executivo.

De acordo com Otávio Trad (PTB), presidente da CCJ (Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final), a proposta promove “justiça tributária”, já que evita a bitributação. “Hoje a pessoa paga pega pelo ISS do hotel e também pelo imposto do pacote da viagem. A nova regra acaba com isso”, explica.

Agora, o projeto aprovado retorna para o Executivo para sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Nos siga no Google Notícias